Rafael Paiva explica substituição de Payet contra o Botafogo

Técnico interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva justificou a opção por sacar Payet da partida contra o Botafogo.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva, técnico do Vasco (Foto: André Durão)

Após o empate em 1×1 com o Botafogo, na noite deste sábado (2), em São Januário, pela 13ª rodada do Brasileiro, o técnico interino do Cruzmaltino, Rafael Paiva, teve que explicar a substituição do meia Payet, aos 13 do segundo tempo.

Durante a coletiva, Paiva enalteceu as qualidades do camisa 10 vascaíno e afirmou que a ideia inicial era utilizar o meia apenas no segundo tempo. Com a lesão de Estrella, ainda no primeiro tempo, a entrada de Payet em campo precisou ser antecipada.

Payet é um jogador muito diferente tecnicamente e com inteligência de jogo, experiência. A gente só não contava que o Estrella fosse sair tão no início do jogo. A ideia era o Payet entrar no segundo tempo, a gente ia colocar. Acabou que, com as circunstâncias de jogo, que a gente não controla, a gente teve que colocar antes. A gente quis correr risco zero de perdê-lo em qualquer situação. Tínhamos uma minutagem interna que a gente já tinha programado.

Paiva seguiu seu raciocínio ponderando que a saída de Payet se deu pelo risco do jogador poder voltar a sentir alguma lesão, uma vez que o francês voltou recentemente de lesão após quase um mês parado.

– A gente tirou para não correr nenhum risco. Tecnicamente e taticamente, o Payet desequilibra. Estava muito bem, mas a gente precisa contar com ele para as próximas rodadas porque ele faz muita diferença.

Ao sair de campo, Payet se irritou e chutou o banco de reservas. O jogador ficou isolado o restante da partida, sem falar com ninguém. Rafael Paiva atribuiu a insatisfação do jogador ao seu alto nível de competitividade.

– O Payet tem respondido bem nos treinos, a gente tem aumentado a carga gradativamente. Já conseguimos colocá-lo nesse jogo, por circunstância entrou um pouco antes. A gente fica feliz pela insatisfação dele porque ele é muito competitivo. Ele quer jogar, sabe que pode fazer a diferença. Então a gente tem que controlar essa ansiedade dele, mas a partir do momento que ele entra em campo é um jogador muito diferente. Muito diferente. Claro que contamos com ele, vamos tentar aumentar o volume dele, ou entrando jogando ou entrando no decorrer das partidas. É dia a dia tentando condicioná-lo mais. Ele até tinha para jogar um pouco mais, mas estamos indo devagar para tê-lo mais por mais tempo e por mais sequência.

Depois de somar mais um ponto e permanecer na 16ª colocação do Brasileiro, o Vasco volta a campo nesta quarta-feira (29), às 20h, contra o Fortaleza, em São Januário.

4 comentários
  • Responder

    Esse Paiva entende de escalar e substituir…acima de Guardiola, deveria assumir o Real a Seleção brasileira…como é inteligente…nao existe ninguém acima dele em futebol….é o maior técnico do mundo…vai ganhar bola de ouro

    • Kkkkkk

  • Responder

    Tá inventando muito, medo do botafogo, substituiu errado. Um técnico por favor…amador não.

  • Responder

    Não deveria ter tirado nem Payet e nem JP era os melhores em campo nós íamos ganhar o jogo com certeza, mais cada um tem sua opinião e o livre arbítrio de fazer o quê quiser ok!

Comente

Veja também
Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Defesa vira principal desafio do Vasco na reta final do Brasileiro

O Vasco da Gama é o terceiro clube com mais gols sofridos neste Campeonato Brasileiro e busca melhora nesta reta final.

Carlos Germano era preparador de goleiros do Vasco em 2013
Carlos Germano acredita em classificação do Vasco à Libertadores

Ídolo do Vasco da Gama, Carlos Germano diz que time tem condições e se mantém confiante no retorno do Clube à Libertadores

Paulinho em treino do Vasco
Paulinho não será relacionado para o jogo contra o Internacional

A comissão técnica do Vasco da Gama optou por não relacionar Paulinho para a partida desta quinta-feira, contra o Internacional.

Coutinho comemorando gol contra o Atlético-MG
Coutinho já decidiu para o Vasco contra o Internacional; veja vídeo

Coutinho marcou um gol e deu uma assistência na vitória de virada do Vasco contra o Internacional por 3×2, em 2010.

Danilo é alvo do Vasco
Torcedores do Vasco aprovam nome de Danilo para 2025

Em enquete, 86% dos torcedores do Vasco da Gama aprovaram a possível vinda de Danilo ao Clube na próxima temporada.