Quais as perspectivas do Vasco no Campeonato Brasileiro?

Com o time em crescimento na temporada, a expectativa do Vasco da Gama fazer uma boa Série A do Brasileiro é grande.

Pedro Raul é o novo reforço do Vasco
Pedro Raul é o novo reforço do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no dia 14 de fevereiro, a tabela base do Campeonato Brasileiro 2023. O torneio será disputado de 15 de abril a 3 de dezembro. O Vasco estreia diante do Atlético-MG, fora de casa, ainda sem data e horário definido.

Com o time em crescimento na temporada, a expectativa do cruzmaltino fazer uma boa Série A é grande. As cotações de futebol na Midnite colocam o Vasco na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.

O clube volta a disputar a Série A após dois anos, nesse período virou SAF e foi adquirida pelo grupo 777 Partners, que assumiu a administração, sanando dívidas e investindo em novas contratações. Todo esse enredo coloca grandes expectativas no torcedor.

Como vem o Vasco?

Sob o comando de Maurício Barbieri, o Vasco começou a temporada oscilando bastante e demorou a engrenar no Campeonato Carioca, mas agora parece que o time encontrou um rumo e vem jogando bem, melhor que isso, está conseguindo vencer jogos importantes, se colocando como um dos candidatos a conquistar o estadual.

Essa evolução ajuda a equipe de Barbieri a chegar mais entrosada no Brasileirão, já que o início do campeonato nacional é apenas em abril. A equipe vascaína tem como objetivo principal conquistar uma vaga na Sul-Americana ou Libertadores, mas isso vai depender do desempenho do time no decorrer da competição.

Reformulação do Elenco

Com o elenco em reformulação, os resultados demoraram a aparecer e a cobrança do torcedor aumentou. O próprio Barbieri prega paciência com a equipe para colher os frutos no futuro.

O treinador sabe que os resultados são importantes e ditam o termômetro da torcida, mas entende que esse é o momento de plantar para colher frutos mais à frente.

“É claro que os resultados são importantes e trabalhamos para os resultados. Mas nesse momento ainda estamos areando a terra, semeando e regando. Estamos vendo essa muda crescer. Vão vir os frutos. Temos convicção disso”, disse Barbieri recentemente em uma entrevista.

A maioria dos jogadores chegou ao Vasco em 2023, entre eles Pedro Raul, o atacante foi a principal contratação do clube para a temporada, custando quase R$ 11 milhões.

Os números do jogador são bons até o momento, Pedro Raul disputou oito partidas nesta temporada, marcou três gols, tem duas assistências, cinco participações em gols, 20 finalizações, sendo oito no alvo. O atacante de 26 anos tem contrato com o Vasco até o fim de 2025.

Além de Pedro Raul, outros atletas chegaram ao Vasco com status de titular, Jair (volante), Lucas Piton (lateral-esquerdo) e Ivan (goleiro) são alguns desses jogadores. O clube ainda busca mais reforços para o elenco, o novo alvo é o lateral-direito Paulo Henrique.

Brasileirão 2023

Após dois anos disputando a segunda divisão, o Vasco voltou para a elite do futebol brasileiro. Com muitas mudanças dentro do clube e ainda buscando o entrosamento dentro de campo, o cruzmaltino deve entrar no Brasileirão com o objetivo de buscar uma vaga em competições internacionais, como falamos mais acima.

Além do Vasco, mais três clubes tradicionais vieram da Série B, Cruzeiro, Grêmio e Bahia são as outras equipes. Desses, dois também são SAFS e se reforçaram bastante.

Essa edição do Campeonato Brasileiro deve ser a mais equilibrada dos últimos anos, várias camisas pesadas disputarão a competição. Das 20 equipes, 15 já levantaram a taça, entre eles o Vasco, aumentando o nível de competitividade. Desde 2020 isso não acontecia.

Com isso, a missão do Vasco em conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores da América será bem difícil. Mas as expectativas são boas, tendo em vista a evolução do time.

Conclusão

O Brasileirão é a principal e mais tradicional competição nacional. Por isso, os torcedores brasileiros já começaram a ficar ansiosos, e não é diferente com os torcedores vascaínos, que tem grandes expectativas com o seu clube e esperam que o Vasco possa fazer um bom campeonato, sem grandes sustos, e consiga uma vaga na próxima Libertadores da América, trazendo dias de felicidade em São Januário.

Comente

Veja também
Rayan comemora gol após 16 meses sem balançar as redes em São Januário

Rayan marcou o último gol em São Januário com a camisa do Vasco na partida contra o Madureira, no Carioca de 2024.

Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Veja a reação de Payet ao ser perguntado se fica no Vasco

Atacante está em reta final de contrato com o Vasco da Gama e não há definição se as partes costuram a permanência no Clube.

Capasso desiste de acordo com o Vitória; veja quanto o zagueiro custou ao Vasco

Capasso chegou a um acordo com o Vitória, mas desistiu por entender que o Clube lutaria contra o rebaixamento no Brasileiro.

Vegetti defende Carille, fala em taça e define sua missão: ‘Fazer gol’

Atacante do Vasco da Gama fala também sobre a torcida após marcar duas vezes em importante vitória pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco goleou o Maricá pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

O time Sub-15 do Vasco goleou o Maricá por 4×0, pela 5ª rodada da Taça Guanabara; Já o Sub-17 venceu por 4×1.

João Victor explica comemoração com Carille e desabafa sobre vaias da torcida

João Victor afirmou que o elenco está fechado com o técnico Carille e comenta comportamento da torcida do Vasco.

CBF divulga análise do VAR do gol de Vegetti contra o Sport

O árbitro Wilton Pereira Sampaio validou o segundo gol de Vegetti contra o Sport, mesmo após a consulta ao vídeo.

Carille explica estratégia do Vasco contra o Sport e enaltece elenco

Vasco da Gama derrotou a equipe do Sport, em São Januário, e assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

Atacante do Sport critica VAR: ‘Decidindo contra a gente’

Irritado com o VAR, atacante do Sport tece críticas sobre o segundo gol validado do Vasco da Gama na partida.