PT move ação no STF para que Leven Siano assuma a presidência do Vasco

Após o partido Solidariedade, o PT também moveu uma ação no STF para que Leven Siano se torne o presidente do Vasco da Gama.

Leven Siano é candidato à presidência do Vasco
Leven Siano é candidato à presidência do Vasco (Foto: Felippe Rocha/Lancenet)

Na noite desta segunda-feira, o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio do seu Diretório Nacional, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) para que uma decisão que faça Leven Siano virar presidente do Vasco seja proferida, após a eleição presidencial do Cruz-Maltino em 2020. O PT, com isto, se junta ao Solidariedade, primeiro partido político que na semana passada já havia entrado com uma ação em Brasília. O Esporte News Mundo teve acesso a detalhes do caso.

O PT enviou pedido ao ministro presidente Luiz Fux, do STF, para que o partido seja aceito como “amicus curiae”, figura processual presente “nos processos de controle de constitucionalidade objetivo”. O PT quer se juntar ao Solidariedade na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 780, a fim de “demonstrar a necessidade de provimento da presente ação” que pede liminarmente que Jorge Salgado não tome posse e, consequentemente, Leven Siano assuma o cargo de presidente do Vasco.

“No caso específico de que trata a presente Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a Lei n. 14.073, de 14 de outubro de 2020, que fez incluir a previsão da hipótese de realização de eleições não presenciais nos termos da Lei Pelé, jamais poderia dar causa a implementação da eleição telepresencial no Club de Regatas Vasco da Gama, sob pena de interferir irregularmente da autonomia dessa entidade desportiva”, afirmou o PT ao longo de sua petição no STF, completando:

“Como mencionado em exordial, a alteração do meio de votação, de modo a admitir a votação virtual enquanto o estatuto é claro ao prever apenas a votação presencial, não representa mera “atualização” ou admissão da plasticidade do disposto nas normas da entidade privada”.

E terminou em suas conclusões o PT: “Assim, crê-se que as ponderações apresentadas pelo Arguente da presente Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, o partido Solidariedade, possuem elevada relevância constitucional, de modo que a decisão prolatada pelo e. Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro não merece prosperar, sendo necessária a atuação imediata desse e. Supremo Tribunal Federal”.

Vale lembrar que outros dois recursos com pedidos semelhantes foram feitos, só que para a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), sob relatoria do desembargador relator Camilo Ribeiro Rulière – conforme o ENM antecipou, o próprio Leven Siano recorreu com embargos de declaração com efeito suspensivo, assim como Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo do Vasco.

Fonte: Esporte News Mundo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
21 comentários
  • Responder

    Como já não bastasse a M… da Política Vascaína, agora vai entrar a M… da Política do Brasil… Por isso que é difícil acreditar que um dia, a situação do nosso Vasco vai melhorar… Na verdade eles não pensam em ajudar o Vasco, mas se beneficiar em cima do Clube com a história mais bonita do futebol, sujando a linda história construída ao longo desses mais de 100 anos! Que Deus nos ajude, e nos livre dessa corja… Sanguessugas que querem sugar até a última gota de sangue do nosso Vascão…

  • Responder

    A concorrência é grande para o picadeiro de circo de são Januário,mas os palhaços continuam os mesmos sem graça,

  • Responder

    Estamos fudidos com esses caras!.

  • Responder

    Estou igual aquele filme a espera de um milagre, nada mais justo que o Leven assumir o Vasco nós torcedores estamos juntos com ele ..

  • Responder

    Se o PT ta metido nisso, junto com solidaridade é melhor chamar a PF e meter esses vagabundos na cadeia. Fora porcos comunistas! O Vasco não é massa de manobra! Saudades do Eurico!!!

  • Responder

    Gostaria de saber qual é o grande tesouro que está enterrado de m São Januário, um clube com uma dívida de 600 milhões e fica está briga insana pela presidência, não é amor ao clube só pode ser esquema.

    • Rachadinha.

  • Responder

    Fora Corruptos

    • kkkkkk achavam que ia assumir o clube no grito com ajuda de deputado sujo.
      O justo mesmo é o leven assumir, ele ganhou nas urnas.
      Eu tava torcendo pelo Brant, por ele ter sido injustiçado nas eleições anterior.
      Mais o certo é certo, leven siano foi o mais votado.
      Boa sorte leven, traga o nosso Vasco de volta.

  • Responder

    Acho que enfim nossa torcida e os votantes vão ser atendidos!!!! Vai dar Vasco!!!!

  • Responder

    Até que enfim o PT fez algo de útil pelo Vasco, agradeçam ao Romário, ele tá ajudando com essa parte política, vai dar Vasco.

  • Responder

    A que ponto esses canalhas chegaram estão expondo nosso Club.
    Somados a gang de leviano, veio partidos políticos reconhecidamente CORRUPTOS.
    São pares perfeitos!
    Isso precisa ser parado!
    Chega desses canalhas@

  • Responder

    diga-me com quem tu andas que ti direi quem tu és é essa dizer nunca caiu tão bem

  • Responder

    Sou vascaíno e me envergonho desta política suja que há no Vasco. Partidos políticos entrando com ações para decidirem uma eleição em um clube de futebol, isso não pode existir.
    O Sr. Levem diz que não ia se manifestar e fica todo assanhado com estas merdas que estão sendo feitas. Baita vascaíno o Senhor hein?

  • Responder

    Tomara que esse seja um final feliz por quiser se não teremos que conviver com mais 3 anos de corrupção no nosso clube

  • Responder

    Mas que traquinagem é essa, eu não acredito só pode ser fake

  • Só pode ser piada, me recurso a crer nisso…. Ooooo ptralhada vtnc, não tem o que fazer não? Ferraram o país agora querem o que no crvg?

  • Responder

    Solidariedade,pt etc…..não gostaria que o Vasco da gama se envolvesse com partidos de ladrões e comunistas.O Vasco da gama não pode se sujeitar a esse tipo de ajuda, é muito ruim para o patrimônio do clube, eu não aceito

  • Responder

    O PT e o solidariedade esses 2 partidos não ganham nada em lugar nenhum esses partidos são lixos

  • Responder

    Eu sou muito fã do levem siano mais agora já virou bagunça. Acho que isso já deve parar e deixar o salgado mesmo pô que o solidariedade e o pt tão mais sujos que pau de galinheiro e isso vai é queimar a imagem do Vasco mais do que já está queimada

    • Caramba, quem te viu e quem te vê VASCÃO, GIGANTE DA COLINA! Até a porra do PT que não moral pra nada está sendo usado, fala sério o nível caiu demais, estão querendo transformar São Januário num cabaré. POR FAVOR DEIXEM O SALGADO TRABALHAR, SEJAM VASCAÍNOS E PENSEM NO CLUBE E NA TORCIDA. Cheguei até pensar que o Leven Siano seria um bom nome para administrar o Vasco, mas sinceramente depois dessa imoralidade de buscar apoio de quem só fez merda e acabou o Brasil. Fico até pensando que com essa cambada de políticos imundos não vai ficar nem a vassoura em São Januário. ESSE TIPO DE APOIO DÁ VONTADE DE VOMITAR. PT, SOLIDARIEDADE É TUDO UMA UMA PORCARIA SÓ, BASTA OLHAR AS FIGURAS PODRES LIXO QUE ESTÃO LÁ. LEVEN SIANAO JAMAIS! ANTES QUE SEJA TARDE E AS QUADRILHAS INVADAM SÃO JANUÁRIO. É isso aí, Marden Góes

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.