Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ na aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a "aprovação com reservas" das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

Estádio de São Januário, a casa do Vasco
Estádio de São Januário, a casa do Vasco (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

O presidente do Conselho Fiscal do Vasco, João Marcos Amorim, explicou o que é a chamada “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado. A decisão ocorreu no Conselho Deliberativo na noite desta terça-feira (8).

Em nota, o presidente disse que o Deliberativo entende que as contas “deveriam ser aprovadas reservando os itens apontados pelo Conselho Fiscal”. Além disso, João Marcos Amorim afirmou que é possível destacar as dívidas relacionadas à reavaliação dos valores dos processos judiciais e ao saldo da conta entre a associação e a SAF. A decisão será encaminhada para a comissão que analisa o processo da negociação entre o clube e a 777 Partners.

“O Conselho Deliberativo entendeu que as contas deveriam ser aprovadas reservando os itens apontados pelo Conselho Fiscal. Podemos destacar as dívidas relacionadas à reavaliação dos valores dos processos judiciais e ao saldo da conta corrente entre o CRVG e a Vasco SAF. Com a definição do Conselho Deliberativo, seu presidente João Riche anunciou que encaminhará a decisão para a Comissão que atualmente analisa o processo da negociação realizada entre o clube e o investidor.”

O presidente do Conselho Fiscal também foi questionado na reunião sobre a venda da SAF para a 777 Partners. João Marcos Amorim pontuou que não emitiu parecer sobre o assunto na época.

“Houve um pronunciamento do ex-presidente Salgado através de uma carta sobre o Balanço de 2023, publicado pela administração e ele mencionou erradamente que houve um parecer favorável do Conselho Fiscal sobre a negociação da Vasco SAF. Talvez isso tenha induzido equivocadamente o conselheiro a levantar a questão sobre a tal avaliação do Conselho Fiscal anterior sobre a negociação. Relembro e ressalto que o Conselho Fiscal não emitiu qualquer parecer sobre a negociação com o investidor. Essa foi uma atribuição dada para a Comissão da SAF, criada para esse propósito. O único parecer do Conselho Fiscal no mandato anterior relacionado à Vasco SAF foi um trabalho técnico, contábil, sobre a utilização de bens e direitos patrimoniais para integralização da parcela do CRVG no capital da Vasco SAF. Não houve qualquer pronunciamento do Conselho Fiscal sobre nenhum aspecto da transação com o investidor, o que coube exclusivamente à Comissão designada, conforme decisão do próprio Conselho Deliberativo do Clube.”

RELEMBRE O CASO

O Conselho Deliberativo do Vasco aprovou “com reservas” as contas do clube de 2023. Os conselheiros consideram preocupante a situação financeira do Cruz-Maltino.

As contas aprovadas correspondem ao último ano da gestão do presidente Jorge Salgado. O ex-mandatário não se fez presente na reunião.

O processo de venda da SAF para a 777 Partners também foi discutido na reunião. A empresa estadunidense adquiriu o controle do futebol cruz-maltino em 2022 e sofre com falência e acusações de fraude.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Conselho Fiscal
Comente

Veja também
Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Corinthians às 18:30 na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Vídeo narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.