Por que Vegetti comemora gol tapando os olhos? Jornalista argentino explica

O atacante argentino caiu rapidamente nas graças da torcida, mas a comemoração de seus gols ganhou a atenção especial dos vascaínos.

Vegetti, do Vasco, comemora gol contra o Grêmio
Vegetti, do Vasco, comemora gol contra o Grêmio (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Os gols de Vegetti fizeram o atacante cair rapidamente nas graças dos torcedores, mas a comemoração ganhou a atenção especial dos pequenos vascaínos. O gesto de tapar um dos olhos com a mão faz alusão a um pirata. Mas por que o jogador do Vasco comemora dessa forma?

A comemoração tem a ver com o ex-clube de Vegetti, o Belgrano, que é conhecido como Pirata. O Lance! conversou com o jornalista argentino, Nicolás Cabrera, que é torcedor do time de Córdoba. Ele revelou como o atacante celebrava os seus gols.

– Quando Vegetti jogava no Belgrano, não comemorava como pirata, apenas em casos isolados. Essa forma de comemoração é muito comum em jogadores que passaram pelo Belgrano. Muitos jogadores costumam fazer gol e lembram do clube, da torcida, e fazem essa homenagem com o gesto do pirata, com a mão no rosto tapando um dos olhos. Vegetti celebrava os gols com os braços abertos.

Cabrera explicou que o Belgrano recebeu a alcunha de pirata por causa dos “Piratas Celestes de Alberdi”, principal Barra Brava (o mesmo que Torcida Organizada no Brasil) do clube. O jornalista destacou que o apelido foi incorporado pelo Belgrano após a fundação do grupo de torcedores, em 1968.

– Belgrano é o único clube que o apelido vem da torcida organizada, os piratas. A origem nasceu em 1968 e passou para o clube. No caso do Boca Juniors,a principal é a “La 12”, do Racing é “La Guardia Imperial”, do River Plate são os “Borrachos del Tablón. Então você entende essa loucura que foi com o Belgrano. Ninguém chama o Boca de “La 12”, ninguém chama o Racing de “Guardia Imperial”, o Corinthians de “Gaviões da Fiel”, o Palmeiras de “Mancha Verde”. Isso aconteceu só no Belgrano – explicou Cabrera, que completou.

– O nome da barra ficou tão forte entre os torcedores que se espalhou para a identidade do clube como um todo. A gente em todos os minutos 68, de todos os jogos que o Belgrano joga, fazemos uma festa, celebrando o ano de fundação dos “Piratas Celestes de Alberdi”.

Antes de ser comprado pelo Vasco, por 1,1 milhão de dólares (R$ 5,4 milhões na cotação da época), Vegetti construiu uma relação muito forte com o Belgrano, defendendo o clube desde 2020. O atacante foi artilheiro, campeão e capitão do time na conquista da Primeira Nacional B (Série B da Argentina) do ano passado. Neste ano, o jogador foi o goleador máximo do Campeonato Argentino, encerrando o seu ciclo como ídolo da torcida. Ao todo disputou 122 jogos e marcou 64 gols.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Pablo Vegetti
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Acho muito bacana a comemoração dele, gratidão e respeito por seu ex time/clube. Agora, ele que também arrume um jeito de homenagear, também o Almirante da Colina. Ficaria bem top.

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.