Philippe Coutinho é o ‘primeiro vascaíno’ a conquistar a Liga dos Campeões

Meia criado no Vasco da Gama contribuiu com gols e passes para o sexto título do Bayern de Munique na Champions League.

Philippe Coutinho com a taça da Champions League
Philippe Coutinho com a taça da Champions League

Com o título da Champions League conquistado pelo  Bayern de Munique neste domingo (23) após vitória por 1×0 sobre o PSG de Neymar, o meia da equipe alemã e cria do Vasco da Gama, Felipe Coutinho, se  tornou o primeiro jogador revelado no Cruzmaltino a levantar a ‘orelhuda’ (como popularmente é conhecido o troféu da campeonato europeu).

Coutinho entrou no segundo tempo e ajudou a equipe da Bavieria a conquistar o seu sexto título da competição. Embora não tenha marcado gols e nem dado assistência, o jogador foi decisivo no confronto das quartas de final, contra o seu ex-clube, o Barcelona. Na ocasião, Coutinho balançou as redes duas vezes e deu um passe pra gol.

Philippe Coutinho foi promovido ao time principal do Vasco da Gama no primeiro semestre de 2009 e marcou seus primeiros dois gols como profissional no dia 24 de janeiro de 2010 na vitória do Gigante por 6×0 contra o Botafogo.

A revelação das categorias de base do Vasco foi vendida ainda em 2008 para a Inter de Milão, por apenas 3,8 milhões de euros, ainda antes de tornar-se profissional. Sem conseguir se firmar na equipe italiana, ele teve passagem discreta pelo Espanyol, antes de brilhar com a camisa do Liverpool. Após seis temporadas no time inglês, o jogador foi contrato pelo Barcelona em 2018.

No clube catalão o meia não repetiu as boas atuações que teve nos Reds, e acabou sendo emprestado ao Bayern de Munique, em 2019, por uma temporada. Reserva na maior parte do ano pelo Bayern, Philippe Coutinho não permanecerá no clube alemão.

Em maio, o Bayern deixou expirar o prazo do direito de compra fixado em 120 milhões de euros, e, assim, anunciou o retorno do meio-campo ao Barça. O futuro do jogador, no entanto, segue indefinido.

Vale lembrar que, de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa, uma possível venda do jogador pode render uma boa quantia aos cofres do Vasco, uma vez que o Gigante é o Clube formador do jogador e teria direito a 2,5% do valor da negociação.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.