‘Perplexidade’: Vasco emite nota após julgamento do Sport ser adiado

Vasco da Gama emitiu um comunicado oficial contestando a decisão do STJD de adiar o julgamento do Sport para depois do fim da Série B.

Torcedor do Sport agride bombeira na Ilha do Retiro
Torcedor do Sport agredindo bombeira na Ilha do Retiro (Foto: Reprodução)

O Vasco se posicionou nesta quarta-feira após o julgamento do Sport, que seria realizado nesta quinta, ser adiado. O STJD também adicionou denúncias contra a equipe carioca e o goleiro vascaíno Halls ao processo. Em nota, o clube se disse perplexo com a decisão.

– A denúncia contra o Vasco no processo por “rixa, conflito ou tumulto durante a partida”, apresentada após 15 dias da realização da partida, fruto de um pedido do Sport, é totalmente infundada. As imagens são absolutamente claras. A confusão foi promovida exclusivamente pela invasão da torcida Sport no campo, facilitada pela falta de segurança da Ilha do Retiro – afirmou o clube.

Nesta terça, o procurador do STJD, Ronaldo Piacente, pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O clube carioca pode ser multado e o atleta suspenso por até seis jogos. As denúncias foram acatadas pela auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen.

O Vasco ainda diz que o atacante Raniel foi ofendido e que funcionários do clube foram agredidos e pede “o combate firme à violência no futebol a possibilidade de interferências em um julgamento que deverá ser estritamente técnico”.

O novo julgamento ainda não tem data para acontecer e será marcado “para a imediata próxima sessão a ser realizada por esta 4ª Comissão Disciplinar”.

Leia a nota na íntegra:

“A diretoria do Vasco recebeu com perplexidade e desapontamento o adiamento do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), às vésperas do mesmo. O Vasco da Gama entende que nada pode ser mais prejudicial à competição do que os incidentes violentos e a falta de segurança que interromperam o jogo Sport x Vasco na Ilha do Retiro.

A denúncia contra o Vasco no processo por “rixa, conflito ou tumulto durante a partida”, apresentada após 15 dias da realização da partida, fruto de um pedido do Sport, é totalmente infundada. As imagens são absolutamente claras. A confusão foi promovida exclusivamente pela invasão da torcida Sport no campo, facilitada pela falta de segurança da Ilha do Retiro.

Deve preocupar a todos que prezam pelo respeito às regras e defendem o combate firme à violência no futebol a possibilidade de interferências em um julgamento que deverá ser estritamente técnico.

A nova era do futebol brasileiro não permite mais esse tipo de situação. O julgamento é consequência das barbaridades ocorridas no jogo.

O atleta Raniel foi ofendido moralmente antes, durante e depois da partida por torcedores e dirigentes do Sport. Funcionários do Vasco e bombeiros, que estavam lá para cuidar da integridade física de todos, foram covardemente agredidos. Os dois atletas do Vasco, inclusive, foram punidos sumariamente e sem um julgamento, ficando fora de duas rodadas decisivas do campeonato.

O Vasco, o Campeonato Brasileiro e o futebol são vítimas da invasão do campo e paralisação da partida. A diretoria do Vasco confia na Justiça e na lisura do Tribunal para cumprir os regulamentos, após gravíssimas ocorrências durante a partida, que foram, inclusive, reprovados de forma enfática pelos corretos pronunciamentos da CBF e do próprio STJD após a partida”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Sport
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    Eu já desconfiava que haveria maracutaia do tipo, desde quando a Globo veio toda faceira para mudar o jogo contra o Ituano para ser o principal de domingo. Pois, pensem comigo, quando ainda havia a possibilidade do julgamento ser na quinta, com 3 pontos sendo dados ao Vasco, o jogo seria um ” amistoso oficial ” de despedida de temporada, sem apelo de audiência, e a Globo não investiria tanto num jogo sem apelo . Pois é, não deu outra.

  • Responder

    777 nao se preocupem a cbf e o STJD estão forçando uma barra para o Vasco não subir.fiquem de olho na arbitragem do jogo se preparem porque o árbitro vai fazer tudo pro Vasco perder se os nossos atletas não fizerem a parte deles vocês podem contar que mesmo o STJD e a cbf sabendo do ocorrido no jogo contra o Sport.com todas as provas com câmeras mostrando todo o ocorrido mesmo assim eles mudaram a data do julgamento só pra prepudiar a instituição documento cego não vê qui e isso mesmo.

  • Responder

    Se Vasco tiver bons Advogados os pontos daquela partida já são do Vasco. STJD deverá aplicar o Art. 205 perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento. Esse Art. Rege a falta de segurança e a invasão de campo por torcida adversária, comprometendo a integridade física e segurança dos atletas e comissão. Caso o STJD julgue a favor do Sport estará sendo a favor das Invasões e estimulando outras torcidas a fazer o mesmo.

  • Responder

    Como confiar em uma entidade que não presa pelo regulamento! Pior que a invasão dos torcedores colocando em risco a vidas dos outros e a posição do STJD que age com parcialidade favorecendo o infrator e a poderosa Rede Globo . Como confiar ? Que vergonha!!! Estamos desepsionados com STJD. Não deveria ter o nome de Superior Tribunal.

  • Responder

    Se o Vasco não ganhar na bola o acesso à série A do brasileiro, não será no tapetão que conseguirá….time tinha tudo pra ganhar do Sampaio e subir mas conseguiu o inimaginável

  • Responder

    O lugar do Vasco é na série B esse time ridículo que está com medo de jogar contra Ituano que está se achando o Barcelona só o Vasco mesmo.

  • Responder

    O STJD liberou: quem se sentir ofendido em uma comemoração adversária , está livre para vandalizar . cadê o Paulo Braks ?
    Por que o Vasco não exigiu que o julgamento fosse semana passada?
    Cadê a pressão ?
    Primeiro foi o adiantamento da concessão do Maracanã,depois que Fla e Flu souberam da proposta irrecusável do Vasco .Agora o adiantamento do julgamento e o indiciamento do Vasco depois de 2 semanas do jogo ?

Comente

Veja também
Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Payet e Keiller desfalcam o Vasco contra o Athletico-PR

Payer está sendo preparado para o jogo contra o Vitória. Já Keiller está fora, após sentir um desconforto no joelho direito.

Phillipe Gabriel, promessa da base do Vasco
Relacionados do Vasco para o jogo contra o Athletico-PR

Confira os jogadores relacionados do Vasco da Gama para o jogo deste domingo contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro.

Josh Wander em visita ao CT Moacyr Barbosa
777 Partners é acusada de fraude na Justiça dos Estados Unidos

Dona de 70% da SAF do Vasco da Gama, a 777 Partners é acusada de dar garantias de supostos fundos que não lhe pertencem ou sequer existem.

Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Acorda, 777! Vasco campeão dará mais dinheiro que apenas vendas de atletas

Uma reflexão sobre o que a 777 Partners pensa sobre o faz e o que poderia alcançar com maior ambição esportiva no Vasco da Gama.

Pedrinho é o presidente do Vasco
Confraria critica postura ácida da associação com a SAF do Vasco

O grupo Confraria Vascaína pediu uma relação de colaboração e rechaçou a possibilidade da associação reassumir o futebol do Vasco da Gama.