Pedro Emanuel comemora fim do jejum sem sofrer gols e vê evolução no Vasco
Treinador destacou a defesa na vitória sobre o Independiente Medellín, mas admitiu que o Vasco precisa melhorar na parte ofensiva.

O Vasco deu um passo importante na temporada ao garantir vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e, além da classificação, alcançou um resultado que não acontecia havia várias partidas. Na vitória por 1×0 sobre o Independiente Medellín-COL, em São Januário, a equipe comandada por Pedro Emanuel voltou a vencer e encerrou o confronto sem ser vazada.
Após a partida, o treinador português destacou a importância do desempenho defensivo. Segundo ele, o time vinha enfrentando dificuldades para manter a consistência na marcação e sabia que esse seria um fator determinante para assegurar a classificação.
– Conseguimos fazer duas coisas importantes para nós. Nos últimos nove jogos, só em um não tínhamos sofrido gols, e sabíamos que tínhamos que ser muito competentes para poder passar sem sofrer gols, e foi o que aconteceu hoje. Depois, voltamos às vitórias e passamos. Sabemos que temos que melhorar, mas hoje continua a nossa caminhada. No último jogo em casa, contra o Mirassol, estivemos muito próximos de vencer, também crescendo no jogo.
Apesar da evolução no sistema defensivo, Pedro Emanuel reconheceu que a equipe ainda precisa evoluir no setor ofensivo. Na avaliação do treinador, o Vasco demonstra excesso de ansiedade nas jogadas próximas à área adversária, o que compromete a tomada de decisões e a qualidade das finalizações.
– Nos falta alguma serenidade para tomar decisões nos últimos 20 metros, principalmente dentro da área. Há muita ansiedade, queremos finalizar rápido no gol, mas isso faz parte do nosso momento. Mais do que tudo, estou satisfeito porque cumprimos um objetivo de seguir em frente.
Agora, o foco do Cruzmaltino se volta para outra decisão. No sábado (1), às 17h30, o Vasco enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em busca de manter o embalo conquistado com a classificação continental.