Pedrinho participa de audiência na Barra e ressalta importância de São Januário

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, esteve na penúltima audiência pública antes da votação do potencial construtivo de São Januário.

Pedrinho em audiência pública na Barra da Tijuca
Pedrinho em audiência pública na Barra da Tijuca (Foto: Bruno Murito/ge)

Foi realizada nesta quarta-feira a penúltima audiência pública antes da votação do projeto de lei sobre o potencial construtivo de São Januário. A reunião aconteceu na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e contou com a participação de Pedrinho, presidente do Vasco.

– A modernização de São Januário tem um impacto econômico na cidade do Rio de Janeiro. Há quase um século, 10 mil torcedores conseguiram se mobilizar para comprar um terreno e construir um estádio, (na época) o maior da América Latina. O estádio sendo modernizado, cada um de vocês aqui é como se fosse um desses 10 mil seres humanos que fizeram isso lá atrás – discursou o presidente, que completou:

– O estádio de São Januário tem uma representatividade social para o Rio de Janeiro e para o mundo. Se hoje temos grandes atletas de vários esportes negros isso se deve ao Vasco. A assinatura do potencial construtivo tem um impacto nas comunidades próximas, na infraestrutura, no transporte. Agradeço muito ao empenho de todos aqui. O potencial, sendo assinado, é um gesto grandioso que o torcedor vascaíno não vai esquecer.

A audiência pública teve a participação de representantes da Prefeitura, entre eles o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, e o subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Thiago Dias. O arquiteto Sérgio Dias (responsável pelo projeto de reforma de São Januário) também esteve presente.

Esta é a segunda de três audiências públicas que precisam acontecer antes de o projeto de lei ser levado para votação no plenário da Câmara. O projeto prevê que um total de 197 mil metros quadrados de potencial construtivo não utilizado no complexo de São Januário poderá ser transferido para diversas regiões da cidade – a Barra da Tijuca deve receber a maior parte disso.

Delair Dumbrosky, ex-presidente do Flamengo e atual presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, fez alguns questionamentos sobre o deslocamento do potencial para a bairro, que na visão dele já é uma área muito ocupada. A audiência também debateu o projeto de construção de um novo autódromo na cidade, no bairro de Guaratiba, zona oeste do Rio.

Dumbrosky garantiu que não vai atrapalhar o projeto de São Januário, mas fez solicitações a Eduardo Paes e recebeu um sinal positivo do prefeito. As contrapartidas foram sobre intervenções para desafogar o trânsito no bairro e melhorar a mobilidade em ruas e avenidas específicas da região.

A última audiência sobre o potencial construtivo do Vasco será realizada em São Januário, contemplando a participação de moradores da Barreira, mas ainda sem data marcada.

Na segunda-feira, a aprovação do projeto deu um grande passo na Câmara. As 17 comissões responsáveis por analisar o texto aprovaram parecer conjunto. Isso representa economia de até oito meses no processo de votação.

Em reunião na terça, os vereadores revelaram a intenção de realizar a primeira das duas votações necessárias em plenário já antes do recesso parlamentar, portanto em junho.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco sofre maior sequência de derrotas com Rafael Paiva

O Vasco da Gama sofreu sua terceira derrota consecutiva no Brasileiro e Rafael Paiva tem sua pior sequência no comando do Clube.

Vasco homenageia referências da cultura negra em novo uniforme

Jogadores do Vasco da Gama entraram em campo contra o Internacional vestindo camisas com nomes de personalidades da cultura negra.

Vegetti não esconde vergonha ao comentar derrota do Vasco

O atacante Vegetti se disse envergonhado com a derrota e a situação do Vasco da Gama, e pede reação no próximo jogo.

Vasco perde invencibilidade de 15 jogos em São Januário

O Vasco da Gama havia perdido uma partida em São Januário há mais sete meses, na goleada sofrida para o Criciúma.

Evander assiste a jogo contra o Inter em São Januário e se coloca à disposição do Vasco

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Evander assiste jogo contra o Internacional e se coloca à disposição do Clube.

Sair da versão mobile