Paulinho e Praxedes ‘casam’ bem no meio de campo e ajudam a elevar nível do Vasco

Dupla, contratada em julho, mostra cada vez mais entrosamento dentro de campo e é crucial para a melhora de desempenho do Vasco da Gama.

Paulinho observa Praxedes em Palmeiras x Vasco
Paulinho observando Praxedes em Palmeiras x Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

Na luta contra o rebaixamento, o Vasco foi ao mercado para qualificar o elenco e tentar fazer um returno totalmente diferente do primeiro no Campeonato Brasileiro. Com isso, duas dessas peças começaram a se destacar e mudaram a cara do meio de campo cruz-maltino, então o setor mais carente. Trata-se da parceria entre Paulinho e Praxedes, que vem reforçando a marcação, a qualidade nos passes e a criação ofensiva.

No clássico contra o Fluminense, no último sábado (16), ambos foram essenciais para a vitória. Mesmo diante de um adversário que está na semifinal da Copa Libertadores, a equipe de Ramón Díaz encheu o torcedor de esperança com uma das melhores atuações da temporada.

Ainda na etapa inicial, aliás, Praxedes, emprestado pelo Red Bul Bragantino até dezembro, foi o responsável pelo primeiro gol do duelo, quando pisou na área e surpreendeu a defesa tricolor, com uma bela cabeçada. Além disso, exerceu um papel importante no desarmes pelo lado esquerdo, ao ocupar bem os espaços e não deixar o Flu controlar a posse de bola.

”Foi um gol muito importante, eu estou sempre chegando na área. O Ramón pede bastante para eu fazer isso. Até brinco com os garotos: quando eu chego ali na área, é difícil de pegar (risos)”, disse Praxedes, sobre gol.

Paulinho, por sua vez, praticamente dominou o setor, com muita movimentação para atrair a marcação no lado direito e ser certeiro nos passes. No lance do gol de Praxedes, foi o camisa 18 quem roubou a bola de Germán Cano e iniciou o rápido contra-ataque. Na sequência do lance, Rossi deixou Marcelo para trás e cruzou na área.

Motores do meio de campo

De acordo com dados do portal ”Sofascore”, Paulinho, de 26 anos, comprado junto ao Al Shabab, da Arábia Saudita, é um dos jogadores mais eficientes da competição com a bola nos pés desde que chegou ao elenco cruz-maltino. Em sete partidas, tem a média de 84% de eficiência nos passes e caiu como uma luva na estrutura tática do técnico argentino.

O camisa 18, porém, não se limita à parte ofensiva e também contribui bastante quando o assunto é a marcação. Em todos os lados do campo, o meia tem uma média de 6.7 de bolas recuperadas (desarmes ou roubadas) por jogo. Afinal, vem ajudando muito Zé Gabriel a dobrar a carga contra os adversários.

Líder de desarmes

Desde que estreou com a camisa do Vasco, Praxedes tem se destacado nos duelos individuais e liderado o número de desarmes da equipe (37), segundo dados do ”Sofascore”. Em sete partidas, por sinal, o jogador venceu cerca de 62% das disputas contra os adversários e fortaleceu o setor com muita disposição física (tem 1.86m de altura).

Grande promessa da base do Internacional, Praxedes acumula 83% de acerto no passe e mostra que se encaixou rapidamente ao time. Outro aspecto importante no estilo de jogo do camisa 21 é a bola longa. Até o momento, são 78% de eficiência nesse tipo de jogada, mostrando que a dupla tem sido decisiva na reação do Vasco no Brasileirão.

Números de Paulinho no Brasileirão

  • Jogos: 7
  • Gols: 0 (1 mal anulado)
  • Eficiência nos passes: 84%
  • Eficiência na bola longa: 54%
  • Bolas recuperadas por jogo: 6,7
  • Total de duelos vencidos: 51%
  • Duelos aéreos vencidos: 67%

Números de Praxedes no Brasileirão

  • Jogos: 7
  • Gols: 1
  • Eficiência nos passes: 83%
  • Eficiência na bola longa: 78%
  • Bolas recuperadas por jogo: 5,3
  • Total de duelos vencidos: 62%
  • Duelos aéreos vencidos: 50%

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:PaulinhoPraxedes
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.