Pássaro entrega relatório com realizações e cita benefício de R$ 77 milhões ao Vasco

O ex-diretor executivo do Vasco da Gama, Alexandre Pássaro, entregou um relatório com pontos que seu trabalho teria melhorado no Clube.

Alexandre Pássaro durante entrevista na Vasco TV
Alexandre Pássaro durante entrevista na Vasco TV (Foto: Reprodução/Vasco TV)

Fora do Vasco desde 11 de novembro – após o clube fracassar no projeto de retornar à Série A do Campeonato Brasileiro – o diretor-executivo Alexandre Pássaro produziu e entregou à toda diretoria vascaína um relatório – ao qual o UOL Esporte teve acesso – que traz um balanço de seus 11 meses de trabalho à frente da massa, onde é gerado um benefício financeiro de R $ 77,8 milhões com conciliação e acordos de atletas, de R $ 10,4 milhões na reformulação e estruturação do departamento de futebol cruzmaltino.

Neste segundo quesito, salta aos olhos a falta de alguns itens básicos que o profissional alega ter encontrado quando assumiu o cargo em janeiro. Entre os principais, se destacam:

  • Reativação da ferramenta “Wyscout” (essencial para avaliar jogos e jogadores), que havia sido cortada por falta de pagamento. Antes de sua chegada, os funcionários usavam senhas emprestadas gentilmente por outros clubes.
  • Reativação da ferramenta “FirstBeat”, que estava sem pagamento da licença e sem utilização. Quem havia comprado o software em 2019 foi o técnico Vanderlei Luxemburgo.
  • Aquisição de máquina de gelo no CT, também que não estava em funcionamento. Até então, era pago um valor diário de R $ 150 para um motoboy entregar gelo no local.
  • Quatro meses de salário e imagem em atraso quando o executivo chegou.
  • Gramados do CT fora dos padrões, com marcações erradas (círculo central com o dobro do tamanho, por exemplo) e nenhum processo de corte, adubação, descompactação.
  • Criação de um departamento de Análise de Mercado, algo que não existia.
  • Treinos passaram a ser filmados pela comissão técnica, algo que não acontecia.
  • Sistematização e organização dos processos internos (anteriormente era feito “aleatoriamente”, sem uma organização formal).

Dos benefícios financeiros gerados com entrada e saída de jogadores

Pássaro aponta benefícios milionário em negociações
Pássaro aponta benefícios milionário em negociações

Logo quando chegou ao Vasco, Alexandre Pássaro renegociou contratos e conduziu um processo de rescisão de 10 atletas onerosos e / ou que não aproveitados. Em seu relatório, o executivo diz ter gerado – com acordos e movimentos que evitaram ações trabalhistas – uma economia de R $ 7,8 milhões ao clube.

Somando estas ações com o empréstimo de três jogadores e as vendas de Talles Magno e Arthur Sales, a Pássaro alega ter gerado um benefício financeiro de R $ 86,2 milhões.

Entre os custos com a aquisição de jogadores, o valor total foi de R $ 8,4 milhões, incluindo CLT, encargos, imagem e produtividade.

Com as somas e gastos, chega-se à conta final apresentada, o benefício financeiro na ordem de R $ 77.800.875,00 ao clube.

No documento também há o destaque para as seguintes premissas:

  • Encargos considerados em 30% (trinta por cento) acima do valor nominal;
  • Dólar Americano considerado R $ 5,20 e Euro considerado R $ 6,50;
  • Valores muito aproximados, embora não exatos;
  • Mesmo conceito usado para receitas e despesas;
  • Valores não contemplados: movimentações na comissão técnica, economia com logística, alimentação, materiais, ferramentas, softwares, funcionários e etc .;
  • Documento apenas e tão somente acerca dos jogadores.

Da reformulação e estruturação do departamento de futebol

Pássaro cita economia com reformulação no elenco do Vasco
Pássaro cita economia com reformulação no elenco do Vasco

Em outro trecho, o relatório destaca a reformulação e estruturação implementadas por Alexandre Pássaro no departamento de futebol, tais como mudanças na comissão técnica, preparação física e departamento médico, além de alterações alteradas do dia-a-dia do CT, que inclui uma administração do local, agência de viagens, fornecedor de alimentação, seguranças, entre outros.

A conta final do documento diz que houve um benefício financeiro de R $ 10.484.000,00.

Mudanças sem valor passível de cálculo

Pássaro fala sobre mais mudanças em sua gestão
Pássaro fala sobre mais mudanças em sua gestão

Neste item, Alexandre Pássaro enumera uma série de ações implementadas sob sua gestão. Veja nos abaixo , que estão reproduzidos exatamente como constam no relatório:

  • Definição de contratos particulares para todo e qualquer atleta / funcionário do futebol. Antes, eram só os formulários CBF;
  • Padronização de multas de saída dos atletas, antes era definido de acordo com a negociação;
  • Contrato de Trabalho com normas de conformidade dos atletas, com orientação de conduta em assuntos de diversidade de gênero e racismo. Antes nada existia;
  • Implementação de contratos de produtividade e como padrão para todos os atletas do profissional;
  • Definição, junto à base, dos valores padronizados de ganhos e produtividade para atletas em formação. Antes, os valores e produtividade variavam de acordo com a negociação;
  • Contratação e manutenção de softwares necessários para o funcionamento de um Departamento de Futebol, como WyScout e FirstBeat. Antes como licenciados não estavam pagas e os profissionais tinham que usar usuários de outros tempos, que emprestavam.
  • Definição de processos internos nas áreas de Análise de Desempenho e Análise de Mercado, como dados e limites para envio de material pós jogo ou formato padrão de ficha de análise de jogador, conforme Mapa de Processos;
  • Criar rotina de analistas de mercado no CT, o que antes não existia, conforme Mapa de Processos; – Reestruturação completa de profissionais e processos na parte da preparação física, reformulando uma estrutura da academia e processos, conforme Mapa de Processos;
  • Parametrização de dados estatísticos, como GPS, percentuais de gordura e massa corporal, etc .;
  • Mudança de toda a estrutura interna do Centro de Treinamento, com troca de salas, materiais, definição de áreas e etc .;
  • Reformulação da assessoria de imprensa, definindo – junto à fonte VP – os processos e forma de trabalho, tendo atualmente um alinhamento completo, conforme Mapa de Processos;
  • Contratação de software de gestão interna, para comunicar as áreas de cada evento acontecido no CT e registrar e armazenar o histórico de atividades;
  • Melhora atribuições dos gramados do CT, diminuindo inclusive a reatividade do solo, que causa lesões. Antes, os gramados eram mal cuidados, tendo sido rejeitados como Centro de Treinamento da Libertadores de 2020;
  • Evolução em diversas obras no CT, de forma a aprimorar a qualidade da estrutura;
  • Instalação de lavanderia no CT. Antes, o ônibus do clube ia e voltava de São Januário todos os dias, para levar e trazer roupas de treino.

Mapa de processos e fluxograma do departamento

Alguns dos fluxogramas apresentados pelo Pássaro
Alguns dos fluxogramas apresentados pelo Pássaro

O documento traz também um detalhados das ações envolvendo o departamento de futebol que foram solicitadas pelo departamento de marketing e que foram aprovadas ou negadas por Alexandre Pássaro. Há também um balanço geral de olheiros de todos os jogadores ao longo da temporada.

Já em outro arquivo, Alexandre Pássaro detalhe em gráficos todo o mapa de processos que ele elaborou para o departamento de futebol.

Não há 10 fluxogramas subdivididos em análise de desempenho, análise de mercado, rotina de treinos, rotina de concentração e jogos, protocolo pós-lesão e também os feitos em conjunto com o departamento de Relações Públicas, Marketing e Assessoria para as rotinas de jogos e treinos englobando TV Vasco, redes sociais, comunicação com a imprensa e etc.

Neles há determinações expressas de prazos de entregas, horários, obrigações, rotina e execução de cada setor.

Vasco reconheceu a estruturação de Pássaro

Fluxograma de treinos e jogos elaborado pelo Pássaro
Fluxograma de treinos e jogos elaborado pelo Pássaro

No comunicado onde informou não só a saída de Alexandre Pássaro como também a do técnico Fernando Diniz, o Vasco reconheceu o trabalho de estruturação implementado pelo diretor-executivo:

“(…) Nos pouco mais de dez meses em que esteve à frente do Futebol, o Pássaro atuou de forma profissional e reestruturou inteiramente o Departamento, estabelecendo processos fundamentais para sua modernização e contribuindo para o aumento da saúde financeira do Clube. O Vasco da Gama agradece profundamente todo empenho e dedicação de Alexandre Pássaro (…) “.

Já Pássaro emitiu uma carta de despedida onde ressalta o trabalho de estruturação realizado, mas pede desculpas por não ter estabelecido o acesso:

“(…) A segunda – e mais importante parte – que era o acesso à Série A fracassou e por isso faço meu sincero pedido de desculpas à torcida vascaína e a todos os envolvidos. Não há argumento, particularidade ou evento que justifique esse fracasso esportivo. Espero que, com a ajuda do caminho pavimentado no Departamento, o Vasco está na Série A de 2023 “.

Fonte: UOL Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Relatório de um chefete de finanças sem objetivos.
    Tenho certeza absoluta (100%) que se o Vasco retornasse à Série A, os ganhos financeiros, de imagem, valorização do clube e dos atletas seriam muito maiores.

  • Responder

    Minha opinião é que o Pássaro esta sendo julgado pelo um erro que vem se arrastando de anos, pois sabemos que o Vasco esta afundado em dividas….Pássaro tentou montar um time com os recursos que era conveniente, sem estourar a faixa de gastos, mais infelizmente não foi suficiente para trazer o Vasco para 1 divisão,acredito que também teve outros fatores…..

    As pessoas só sabem julgar, pegar um Clube que estava Ruínas….já querer do dia para noite………… que tudo se torne flores….

Comente

Veja também
Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón Díaz enaltece base do Vasco e destaca atuação de Rayan

Técnico do Vasco da Gama, o argentino Ramón Díaz elogiou o desempenho dos jovens jogadores do Cruzmaltino.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Ramón Díaz se desculpa por crítica a ‘mulher no comando do VAR’; veja o vídeo

Após declaração polêmica em entrevista coletiva, Ramón Diaz, do Vasco da Gama, pede desculpas e explica sua fala.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor usa proteção no joelho após pancada e será avaliado no Vasco

Defensor do Vasco da Gama, João Victor foi substituído no intervalo da partida contra o Bragantino, após sentir o joelho.

Ramón Díaz em entrevista coletiva
Ramón Díaz analisa atuação do Vasco em derrota para o Bragantino: ‘Competimos’

O Vasco da Gama sofreu seu primeiro revés no Campeonato Brasileiro e Ramón Díaz analisou o desempenho da equipe contra o Bragantino.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti afirma que derrota do Vasco para o Bragantino foi injusta

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti marcou seu primeiro gol nesta edição do Campeonato Brasileiro.