Parceiro de sucesso de Romário no Vasco, Euller se prepara para carreira de treinador

Euller e Romário formaram grande dupla de ataque na história do Vasco da Gama, conquistando Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul de 2000.

Euller e Romário celebrando conquista da Copa Mercosul 2000 pelo Vasco
Euller e Romário celebrando conquista da Copa Mercosul 2000 pelo Vasco (Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo)

Depois de quatro anos residindo na Espanha, onde acompanhou o filho Gabriel, jogador do Cultural Leonesa, e a filha Eduarda, ginasta, Euller está de volta ao Brasil. Após obter a Licença Pro da CBF, o ex-atacante, hoje, aposentado, se prepara para ser treinador.

Aos 51 anos, o ex-atleta obteve recentemente a certificação Pro de treinador da UEFA. Seu plano é estar em um clube em, no máximo, três anos. Além da leitura de jogo, Euller está se aprofundando na parte tática e teórica sobre como montar e treinar uma equipe.

Com passagem marcante por América-MG, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Vasco, o ”Filho do Vento” revelou em entrevista ao canal no YouTube ”Debate Galo Itaúna” que foi contatado por dois ex-clubes para que ele comandasse times das categorias de base.

”Acredito que em três anos estarei pronto para assumir a equipe principal de um clube. Meu planejamento é começar nas divisões de base para, posteriormente, ser auxiliar fixo de um clube. Recentemente, recebi contatos tanto do América-MG quanto do Atlético-MG. Agora, estou esperando uma resposta”, revelou.

Craque na época em que atuava como ponta-direita, Euller pretende usar sua experiência como jogador aos seus futuros comandados. Segundo o treinador, irá auxiliar os atletas dentro e fora de campo, coisa que aprendeu com Telê Santana na época de São Paulo.

”Nossa relação pessoal era maravilhosa. O Telê foi como um pai para mim. Quando cheguei no São Paulo, ele foi o primeiro a estender a mão para oferecer moradia e conversar sobre os cuidados que precisaria ter dentro e fora de campo. Foi algo que me fortaleceu como jogador e, principalmente, como ser humano”, finalizou.

A carreira

Revelado pelo América-MG, Euller foi multicampeão com as camisas de Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Vasco. E também passou por clubes como São Caetano. No exterior, defendeu o Tokyo Verdy e o Kashima Antlers, ambos do Japão.

Ao longo da carreira faturou nove taças: a Recopa Sul-Americana (1994), a Copa Libertadores da América (1999), a Copa Mercosul (2000), o Campeonato Brasileiro (2000), o Torneio Rio-São Paulo (2000), Campeonato Paulista (2004) e o Campeonato Mineiro (1993 e 1995).

Logo após pendurar as chuteiras, Euller Elias de Carvalho decidiu se dedicar aos estudos. Na temporada 2019/2020, foi técnico do Safor Club Fútbol. Pela equipe da cidade de Gandia, ele conquistou seu primeiro título: a Liga Valenciana de Futebol – equivalente aos campeonatos estaduais no Brasil.

Fonte: Torcedores.com

Mais sobre:EullerRomário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
David em ação pelo Vasco contra o Athletico
Reportagem aborda derrota para o Athletico e drama do Vasco no Brasileiro; veja

Com quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama liga sinal de alerta e Globo Esporte repercute o drama vascaíno.

Torcida do Vasco em São Januário
Especialista classifica o Vasco como maior potencial de negócio do futebol brasileiro

Bernardo Pontes, gerente de marketing do Vasco da Gama entre 2014 e 2015, ressaltou o potencial adormecido que o Gigante possui.

Jair em viagem do Vasco
Atlético-MG aciona CNRD por dívida do Vasco na compra de Jair

O Vasco da Gama ainda deve pouco mais de R$ 6 milhões ao Atlético-MG referentes à compra do volante Jair, em 2023.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
Sócios e antigo dono do Standard Liédge vão à Justiça contra a 777 por dívida milionária

777 Partners, dona da SAF do Vasco, é alvo de 16 processos judiciais por dívidas que totalizam 120 milhões de euros.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Paulo Pezzolano teria aceitado proposta do Vasco

Paulo Pezzolano disse sim ao Vasco da Gama, que terá de negociar multa rescisória com o Real Valladolid, atual clube do técnico.