Parceiro de sucesso de Romário no Vasco, Euller se prepara para carreira de treinador

Euller e Romário formaram grande dupla de ataque na história do Vasco da Gama, conquistando Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul de 2000.

Euller e Romário celebrando conquista da Copa Mercosul 2000 pelo Vasco
Euller e Romário celebrando conquista da Copa Mercosul 2000 pelo Vasco (Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo)

Depois de quatro anos residindo na Espanha, onde acompanhou o filho Gabriel, jogador do Cultural Leonesa, e a filha Eduarda, ginasta, Euller está de volta ao Brasil. Após obter a Licença Pro da CBF, o ex-atacante, hoje, aposentado, se prepara para ser treinador.

Aos 51 anos, o ex-atleta obteve recentemente a certificação Pro de treinador da UEFA. Seu plano é estar em um clube em, no máximo, três anos. Além da leitura de jogo, Euller está se aprofundando na parte tática e teórica sobre como montar e treinar uma equipe.

Com passagem marcante por América-MG, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Vasco, o ”Filho do Vento” revelou em entrevista ao canal no YouTube ”Debate Galo Itaúna” que foi contatado por dois ex-clubes para que ele comandasse times das categorias de base.

”Acredito que em três anos estarei pronto para assumir a equipe principal de um clube. Meu planejamento é começar nas divisões de base para, posteriormente, ser auxiliar fixo de um clube. Recentemente, recebi contatos tanto do América-MG quanto do Atlético-MG. Agora, estou esperando uma resposta”, revelou.

Craque na época em que atuava como ponta-direita, Euller pretende usar sua experiência como jogador aos seus futuros comandados. Segundo o treinador, irá auxiliar os atletas dentro e fora de campo, coisa que aprendeu com Telê Santana na época de São Paulo.

”Nossa relação pessoal era maravilhosa. O Telê foi como um pai para mim. Quando cheguei no São Paulo, ele foi o primeiro a estender a mão para oferecer moradia e conversar sobre os cuidados que precisaria ter dentro e fora de campo. Foi algo que me fortaleceu como jogador e, principalmente, como ser humano”, finalizou.

A carreira

Revelado pelo América-MG, Euller foi multicampeão com as camisas de Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Vasco. E também passou por clubes como São Caetano. No exterior, defendeu o Tokyo Verdy e o Kashima Antlers, ambos do Japão.

Ao longo da carreira faturou nove taças: a Recopa Sul-Americana (1994), a Copa Libertadores da América (1999), a Copa Mercosul (2000), o Campeonato Brasileiro (2000), o Torneio Rio-São Paulo (2000), Campeonato Paulista (2004) e o Campeonato Mineiro (1993 e 1995).

Logo após pendurar as chuteiras, Euller Elias de Carvalho decidiu se dedicar aos estudos. Na temporada 2019/2020, foi técnico do Safor Club Fútbol. Pela equipe da cidade de Gandia, ele conquistou seu primeiro título: a Liga Valenciana de Futebol – equivalente aos campeonatos estaduais no Brasil.

Fonte: Torcedores.com

Mais sobre:EullerRomário
Comente

Veja também
Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.

Vanderlei Luxemburgo critica postura de Vegetti após derrota do Vasco

Para o ex-treinador do Vasco da Gama, Vegetti tem voz ativa no elenco e não deveria expor os colegas após o resultado negativo.

Carille não comenta declaração de Pedrinho e diz que não precisa de reforços

Após derrota, o treinador Fábio Carille garantiu que não necessita de mais reforços para o elenco do Vasco da Gama.

Ficou na bronca! Torcida do Vasco pede retorno de Rafael Paiva

Revoltada com Fabio Carille, torcida do Vasco da Gama pede o retorno de Rafael Paiva através das redes sociais.

Carille cita falta de confiança contra o Corinthians e explica escalação

Durante entrevista coletiva, Carille explica motivo de entrar em campo com time misto e cita falta de confiança e erros do Vasco da Gama.