Palco de alegria e tristeza: Vasco retorna ao Couto Pereira mirando o G4 da Série B
No Couto Pereira, o Vasco da Gama viveu o céu com a conquista da Copa do Brasil em 2011, e o inferno com a queda à Série B em 2015.
Na noite desta terça-feira (13), às 21h30min, o Vasco da Gama enfrenta o Coritiba, em partida válida pela 11ª rodada da Série B. O confronto será no Couto Pereira, a casa do adversário, um estádio que traz ótimas lembranças, mas também outras bem ruins.
Quando se fala em Coritiba e Couto Pereira, lembra-se de imediato da conquista da Copa do Brasil de 2011, que completou exatos 10 anos em 2021. Na ocasião, o Gigante, levantou o troféu de campeão em pleno Alto da Glória, mesmo derrotado por 3×2, por ter vencido em São Januário por 1×0.
Nessa época ainda existia a regra do gol fora de casa como critério de desempate na competição. Foi, inclusive, o último título de âmbito nacional do Vasco. Depois disso, o Cruzmaltino venceu apenas o Campeonato Carioca, isso nas edições de 2015 e 2016, muito pouco para a grandeza do Clube.
A lembrança ruim que o Vasco guarda do Couto Pereira foi de quando voltou em 2015. Era a última rodada daquele Campeonato Brasileiro, em que empatou em 0 a 0 com o Coritiba e foi rebaixado à Série B pela terceira vez em sua histórica. De novo na segunda divisão agora, pela quarta vez, o Gigante encara o Coritiba com um objetivo só: entrar no G4.
Possibilidades
Só a vitória interessa ao Vasco no confronto se quiser entrar no G4. Quem aparece uma posição acima, em quarto, é o CRB com 17 pontos, contra 16 do Gigante. Os Alagoanos enfrentam o Guarani na rodada, outro time que está lutando por uma vaga entre os primeiros, com a mesma pontuação vascaína, só que em sétimo.
No melhor dos cenários, o Gigante pode encerrar a rodada em terceiro, isso se vencer o Coritiba e CRB e Sampaio Corrêa tropeçarem. A Bolívia Querida encara o Vitória, no Barradão. Uma vitória será essencial também para que o Vasco não corra o risco de cair para o meio da tabela, isso na pior das possibilidades.