Osório enaltece ações do Vasco à causa LGBTQIAP+ e agradece à Kappa

O dirigente Carlos Roberto Osório afirmou que o Vasco da Gama empunhou bandeiras que muitos não têm coragem.

Torcida do Vasco em São Januário no jogo contra o Operário-PR
Torcida do Vasco em São Januário no jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Como o clube pioneiro que é, o Vasco viveu uma noite de sexta-feira inesquecível não só pela vitória por 3 a 0 sobre o Operário, mas por fincar uma bandeira contra o preconceito e a favor da igualdade. No mês do orgulho LGBTQIAP+, São Januário se pintou quase inteiro com as cores do arco-íris.

– Hoje tivemos um espetáculo em São Januário. Acho que esse dia entra para a história, mais um dia que entra para a história do Vasco da Gama. Uma história pioneira, de lutas, empunhando bandeiras que muitos não tem coragem ou não tem a vontade de empunhar – afirmou Carlos Roberto Osório, vice-presidente geral do clube.

“O Vasco diz: nós queremos fazer o certo, não que seja o mais fácil”, completou.

Mais cedo na sexta-feira, o clube já havia divulgado orgulhosamente o posicionamento de suas torcidas organizadas, que assinaram um Código de Conduta e Ética se comprometendo a adotar práticas de transparência e fomentar a luta contra a violência, o assédio e a discriminação nos estádios.

Contra o Operário, foi possível ver diversas bandeiras e faixas espalhadas em São Januário. Como a que pede “respeito, igualdade e diversidade”, que foi estendida sobre a arquibancada do estádio, de frente para a estátua de Roberto Dinamite.

A entrada dos jogadores em campo também foi um espetáculo à parte, com fogos e fumaça nas cores do arco-íris.

“O Vasco luta contra a desigualdade, contra o preconceito, desde sua fundação. Isso faz parte da essência e da alma do vascaíno”, destacou Osório.

Campanha com patrocinador

Depois da partida, o Vasco publicou um vídeo nas redes sociais explicando uma campanha feita em parceria com seu fornecedor de materiais esportivos que passou despercebido – e de propósito.

O símbolo da Kappa, patrocinadora do Vasco, tem dois homens sentados um de costas para o outro. Só que, na camisa utilizada pelos jogadores no primeiro tempo, alguns desses homens foram trocados por mulheres. Veja:

Já no segundo tempo, o Vasco atuou com a camisa comum. Só a de Nenê é que trazia um detalhe diferente: o símbolo da patrocinadora pintada com as cores do arco-íris.

– Foi exatamente o que planejamos. Primeiro temos que agradecer ao patrocinador esportivo, a Kappa, que embarcou no nosso projeto desde o início. A aprovação veio da Itália, onde fica a sede. Nós queríamos exatamente isso, mostrar que não tem diferença nenhuma, é tão pequena que ninguém pode perceber. Foi isso que fizemos hoje. Nosso time entrou com uma camisa diferente, com o símbolo da Kappa modificado e adaptado, e ninguém notou a diferença. No segundo tempo, nosso principal jogador, que também não notou a diferença, entrou com a camisa que vai ser vendida nas lojas a partir da semana que vem, com o símbolo do arco-íris. Mostramos que não existe diferença. Enfim, só percebe quem quer. Na verdade, todos somos iguais – explicou Osório.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    O vasco ta virando um poço de politicagem ideológica. Essa nunca foi a causa do time! Ta sendo uma vergonha ver o retrocesso do Vasco. Se continuar assim vou ser obrigado a trocar a casaca!

Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.