Osório critica escolha de árbitro de vídeo que já foi punido por erro contra o Flamengo

Para o vice-presidente do Vasco da Gama, Carlos Roberto Osório, o árbitro de vídeo já entrou no clássico pressionado pelo histórico recente.

Carlos Roberto Osório
Carlos Roberto Osório (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

O Vasco se reuniu na tarde de hoje (7), na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), para avaliar e debater os lances polêmicos do clássico com o Flamengo de ontem (6), vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 1. Em nota oficial, o clube apontou cinco situações em que interpretou como erros de arbitragem. Além disso, ao UOL Esporte, o vice-presidente geral cruzmaltino, Carlos Roberto Osório, questionou a escalação de Pathrice Maia como árbitro de vídeo no clássico.

O dirigente citou uma punição que Maia sofreu em 2019 da própria Ferj após um erro que o profissional cometeu justamente numa partida do Flamengo. Na ocasião, ele anulou equivocadamente um gol do volante Hugo Moura sobre o Volta Redonda — no empate em 0 a 0 — alegando que o jogador estava impedido, algo que não aconteceu. Além de Pathrice, foi suspensa na época também a auxiliar Raquel Matos.

“A partir do momento que a Ferj escala para o clássico um profissional que já foi punido pela própria federação por um erro contra o Flamengo, automaticamente ela coloca o profissional em uma posição de suspeição. Ele entrou no jogo sob pressão”, disse Osório ao UOL Esporte, citando uma observação que não consta na nota oficial do clube.

No comunicado publicado no site vascaíno, o Cruzmaltino interpreta como erros da arbitragem no clássico a não expulsão de Andreas Pereira por conta de uma cotovelada em Gabriel Pec, a não aplicação do protocolo do VAR em um lance onde foi marcado impedimento de Nenê, a não marcação de uma suposta falta em Andrey no lance do gol de Arrascaeta, a não paralisação da partida para verificação do VAR no último lance do jogo, além do pouco tempo de acréscimo.

O clube encerra a nota oficial dizendo que “aguarda providências efetivas para que tais erros não voltem a ocorrer”.

Confira na íntegra a nota oficial do Vasco

“Na tarde desta segunda-feira (07/03), o Club de Regatas Vasco da Gama esteve presencialmente na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para tratar dos últimos acontecimentos acerca das polêmicas envolvendo a arbitragem do clássico contra o Flamengo, disputado no último domingo (06) no Estádio Nilton Santos.

Na reunião, o Vasco foi representado pelo 1º Vice-Presidente Geral, Carlos Roberto Osório, e pelo Executivo de Futebol, Carlos Brazil. Os dirigentes foram recebidos por Luiz José Carlos Santiago (Presidente da Comissão Operacional de Arbitragem), Luiz Mairovitch (Diretor de Arbitragem da COAF) e Cláudio José de Oliveira Soares (Presidente da Comissão de Planejamento e Desenvolvimento).

No encontro o Vasco da Gama apresentou seus questionamentos sobre os quais foram apresentadas o material do VAR (áudio e vídeo) relativas ao Clássico dos Milhões. A Comissão de Arbitragem disponibilizou todos os lances da partida com foco nos cinco momentos que foram motivo de reclamação e protesto por parte dos representantes do Gigante da Colina.

Cotovelada em Gabriel Pec

No primeiro tempo, o atleta Andreas Pereira, do Flamengo, deu uma cotovelada no atacante Gabriel Pec. A jogada foi revisada pelo VAR, que orientou a não aplicação do cartão vermelho por entender que o lance não caracterizou ação com força excessiva. Após ter acesso aos áudios da cabine do VAR, apesar da Comissão de Arbitragem concordar com a decisão tomada, o Vasco não mudou sua avaliação. Revisando as imagens o Clube entende que o cartão vermelho deveria ter sido aplicado por se tratar de uma agressão clara ao seu atleta.

Impedimento de Nenê

No segundo tempo, Nenê foi lançado em profundidade e arbitragem interrompeu a jogada antes dela ser concluída marcando impedimento duvidoso, com o atleta de Vasco em clara posição de ataque ao gol adversário. Após o lance ser analisado, todos os presentes na reunião concordaram que o árbitro e o assistente falharam ao não aplicar o protocolo do VAR, que orienta o prosseguimento da jogada em lances onde o impedimento não está tão claro para posterior revisão pelo VAR. Falharam o assistente que levantou a bandeira e o árbitro que paralisou a jogada.

Outro ponto levantado pelo Vasco na discussão desse lance foi a falta de critério da arbitragem, que em jogada parecida no primeiro tempo, pró-ataque do Flamengo, aplicou o protocolo do VAR e deixou o lance seguir. Houve, portanto, uma discrepância grave na postura do mesmo bandeirinha.

Falta em Andrey na origem do segundo gol do Flamengo

Na origem da jogada que resultou no segundo gol do Flamengo, na visão de todos os presentes na reunião, houve um erro do árbitro a não marcar falta em cima do atleta Andrey. Na visão do Vasco, o árbitro deveria ter parado o jogo e marcado a falta uma vez que nosso houve vantagem efetiva para o ataque vascaíno.

A Comissão de Arbitragem afirmou que o VAR não poderia interferir no lance por não se tratar de uma jogada para cartão vermelho ou que impactou no gol diretamente no gol do Flamengo. A Comissão concordou que foi falta em Andrey, considerou erro do árbitro em não marcá-la, mas desconectou esse lance do gol. O entendimento é que a partir do momento que o goleiro tomou posse da bola, outra jogada foi iniciada.

Possível pênalti no minuto final do Clássico dos Milhões

No minuto final da partida, na visão do Vasco, houve um erro do VAR, que não paralisou a jogada para revisão do lance polêmico e deu instrução ao árbitro de campo para seguir com o jogo. A decisão foi tomada em poucos segundos, algo que não é aconselhável em lances duvidosos, com câmeras que mostram imagens que levam a interpretações diferentes. Era uma lance que exigia uma detalhada análise para tomada de decisão. A Comissão de Arbitragem, após ouvir o questionamento do Vasco, não se manifestou sobre a velocidade da decisão do VAR, mas entendeu correta a não marcação do pênalti.

Tempo de acréscimo

O Vasco da Gama também questionou o pouco tempo de acréscimo dado ao término do tempo regulamentar (3 minutos), especialmente porque tivemos no segundo tempo 10 substituições e duas comemorações de gol demoradas, situações essas que por si só já ultrapassam em muito o tempo de acréscimo dado pelo árbitro. O Vasco da Gama viu uma pressa injustificada do árbitro em encerrar a partida.

O Vasco da Gama expressou sua indignação com relação às questões relatadas acima que tiveram influência no resultado e aguarda providências efetivas para que tais erros não voltem a ocorrer.

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Não lembro qual foi o clube adversário, mas o Vasco teve um gol anulado pela revisão do var considerando uma falta próximo do meio campo pelo atleta Rossi que depois foi para o Bahia.

Comente

Veja também
Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.