Os 10 anos do retorno do ‘Reizinho’ a São Januário

Há exatamente 10 anos, o sonho de muitos vascaínos se tornaram realidade, com o anúncio do retorno de Juninho Pernambucano ao Vasco da Gama.

Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco
Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco

Em 27 de abril de 2011, há exatos 10 anos, o ídolo Juninho Pernambucano tinha o seu retorno anunciado pelo Vasco da Gama. Sua reestreia, no entanto, aconteceu apenas em 6 de julho, na derrota por 2×1 para o Corinthians, jogo em que chegou a balançar as redes em cobrança de falta.

Era a volta do ‘Reizinho da Colina’ a São Januário após outros 10 anos fora. Nesse período, ele defendeu o Lyon, da França, e o Al-Gharafa, do Catar. Na equipe francesa, o eterno Camisa 8 fez parte de uma revolução, vencendo sete vezes o Campeonato Nacional de forma consecutiva, sendo que o clube não tinha nenhuma conquista na história até então.

Sobre o retorno, não poderia ser num momento melhor: na competitiva equipe de 2011, que conquistou a Copa do Brasil, e ainda disputou os títulos do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana de forma direta.

A apresentação de Juninho no Vasco aconteceu em 11 de junho, na primeira partida após a conquista da Copa do Brasil. O ídolo vascaíno foi recepcionado por um São Januário lotado e pulsando com o retorno dele, completando o clima de euforia da massa vascaína após o título nacional inédito. Na ocasião, o Gigante empatou em 1 a 1 com o Figueirense.

Relembre a festa da massa vascaína

Vale ressaltar, então, que Juninho não estava no título, sendo que chegou depois. Foi uma segunda passagem de sucesso do ídolo por São Januário, mesmo sem levantar novas taças. Os números falam por si: foram cinco gols em 26 partidas em 2011, e 14 bolas nas redes em 50 jogos em 2012.

Ele foi importante naquele segundo semestre de 2011, em que o Gigante esteve muito próximo de conseguir a tríplice coroa com o Campeonato Brasileiro e Sul-Americana, e na campanha da Libertadores de 2012, quando o Gigante ficou nas quartas de final para o Corinthians.

No começo de 2013, o ídolo deixou São Januário rumo ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos, mas retornou no segundo semestre. Nessa segunda passagem, no entanto, o ‘Reizinho’ não teve o mesmo sucesso, foi prejudicado por lesões, o que o impediu muitas vezes de entrar em campo, e participou do segundo rebaixamento do Vasco à Série B.

Foram dois gols em 22 partidas naquele ano. Em 2014, ele se aposentou dos gramados e se virou comentarista da Rede Globo, função que seguiu até 2019. Posteriormente, saiu do Brasil para se especializar em gestão de futebol, e atualmente, aos 46 anos, trabalha como dirigente do Lyon.

História em São Januário

Não é possível falar em Juninho sem citar a primeira pelo Vasco. Contratado junto ao Sport em 1995, ele seguiu em São Januário até 2001, construindo, nesse período, uma bela jornada, com as conquistas do Campeonato Brasileiro de 1997 e 2000, a Libertadores de 1998, o Campeonato Carioca de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999, e a Mercosul de 2000. Somando todas as passagens, ele disputou 393 partidas e abalançou as redes 76 vezes.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Agora só fala de passados, os outros clubes só fala de verbo que vai acontecer Vasco só vive de verbo passado eu em fala de um patrocínio fala de um zagueiro de alto nível fala de quitar salário atrasado desgraça de presidente so ganha polícia através de justiça pega o espelho do Flamengo é faz um trabalho de responsabilidade merda 😡

Comente

Veja também
Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Entrevista de Pedrinho teria deixado a 777 Partners insatisfeita

Sem autonomia no futebol do Vasco da Gama, Pedrinho fez balanço dos 60 dias da sua gestão e desagrada a 777 Partners.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Vasco é o 2º time da Série A do Brasileiro que tem o maior jejum de títulos

Sem conquistar um título desde a temporada de 2016, campeão do Carioca, o Vasco da Gama vive um longo jejum na sua história.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Relação entre associação e Vasco SAF já teve momentos de turbulência; relembre

Pedrinho tem relação fria com a SAF do Vasco da Gama e divergências já aconteceram em outras ocasiões dentro do Clube.

Pedrinho é o presidente do Vasco
Pedrinho repetiu 9 vezes a frase ‘não posso falar’ em coletiva

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, limitou as declarações sobre a SAF para não quebrar cláusulas de confidencialidade.

Maicon em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa
Maicon detalha preparação e garante Vasco melhor no Brasileiro 2024

Zagueiro, reserva do Vasco da Gama atualmente, ressaltou que o período sem jogos é importante para aprimorar a condição física dos atletas.