Opinião: Vasco tem peças para atuar no 3-5-2, com Léo Matos na zaga e Riquelme na ala

Para o repórter Raphael Fernandes, o Vasco da Gama poderia atuar com Léo Matos como 3º zagueiro pela direita e Riquelme na ala esquerda.

Respectivamente, Léo Matos e Riquelme
Respectivamente, Léo Matos e Riquelme (Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco)

O técnico Lisca tem, na partida contra o Londrina, nesta quarta-feira (18), pela 19ª rodada da Série B, uma boa oportunidade de montar um Vasco da Gama mais interessante do que vem sendo escalado. Ao menos na opinião deste que vos escreve.

Considerando todos os jogadores disponíveis para o duelo, isto é, não contando com Vanderlei (suspenso), Leandro Castan, Michel, Daniel Amorim (lesionados), Morato (Covid-19) e MT (afastado), há possibilidade de mandar a campo um 3-5-2 móvel e coeso. Vamos lá.

Na defesa, além da presença de Miranda (líbero) e Ricardo Graça (esquerda), dois atletas que sabem jogar com a bola nos pés e, por serem jovens, têm bastante vitalidade, seria interessante testar Léo Matos como zagueiro pela direita. Com esse trio, haveria saída de jogo sem deixar de ter marcação. No gol, Lucão deve ficar com a vaga.

No meio, a principal novidade seria a titularidade de Riquelme como ala esquerdo. O lateral, muito técnico, inegavelmente tem no apoio ao ataque sua principal característica e, nessa função, isso seria bastante explorado. Com isso, Zeca, que é destro e pode jogar dos dois lados, seria deslocado para a direita sem nenhum tipo de prejuízo à equipe.

Além deles, completariam o setor Bruno Gomes, como primeiro volante, função a qual tem mais aptidão; Juninho, como segundo homem de meio, saindo para o jogo, também sua real posição; e Sarrafiore, como meia-armador, uma vez que vem tendo melhor desempenho que Marquinhos Gabriel e merece sequência.

Já no ataque, a dupla seria formada pelo velocista Léo Jabá e o matador Germán Cano, com ambos se movimentando, sem guardar posição fixa. Paralelamente, nas ações ofensivas, eles teriam a companhia dos demais jogadores, especialmente de Zeca, Riquelme, Juninho e Sarrafiore.

Sendo assim, a escalação final seria: Lucão; Léo Matos, Miranda e Ricardo Graça; Zeca, Bruno Gomes, Juninho, Sarrafiore e Riquelme; Léo Jabá e Germán Cano.

Possível escalação cruzmaltina na opinião do repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes
Possível escalação cruzmaltina na opinião do repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes

Vasco x Londrina

Vasco e Londrina se enfrentam nesta quarta, às 21h30min, em São Januário. O Gigante da Colina ocupa atualmente o 9º lugar na Série B, com 28 pontos, estando a três do G4.

Leia mais sobreLéo MatosRiquelme
1 comentário
  • Guilherme José de Moraes - 18 de agosto de 2021

    Parabéns.
    Acredito que seja o melhor para time.
    Só que temos que ter paciência, temos que acreditar que pode dar certo.
    Reservas imediatos
    Rômulo
    Galarza
    Peço
    Ulisses
    Deixa o cansado do Marquinhos descansando no banco.
    Obs: pedir para Leo Matos ter mais atenção e não levar cartão amarelo bobo

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de janeiro de 2022
Nenê retoma a 10 após 4 anos; relembre quem usou o número após a saída do meia

Entre 2018 e 2021, camisa 10 do Vasco da Gama foi utilizada por Evander, Bruno César, Benítez e Morato; destes, apenas o argentino fez jus.

Zé Ricardo ganha protagonismo no futebol do Vasco, que segue busca por um camisa 9

Treinador participa ativamente das decisões do departamento de futebol do Vasco da Gama, que ainda tenta a contratação de um centroavante.

Renovação de contrato de Miranda com o Vasco é considerada bem encaminhada

Zagueiro está suspenso por doping desde setembro e vem treinando em separado; Vasco da Gama vê no atleta um ”ativo” e deseja renovar.

Figueiredo lamenta eliminação na Copinha e revela: ‘Meu último jogo no Sub-20’

Centroavante, que será integrado aos profissionais, agradeceu ao elenco e à comissão técnica do Vasco da Gama na Copinha pela campanha.

17 de janeiro de 2022
Lucão acerta com o Bragantino; Vasco manterá parte dos direitos econômicos

Goleiro fecha por 5 anos com o time paulista; Vasco da Gama não deve receber nada pela transferência, mas manterá percentual econômico.

Caio Eduardo recebe proposta do NK Lokomotiva Zagreb, da Croácia

Jogador, que atua como volante e lateral-esquerdo, está afastado pelo Vasco da Gama devido a imbróglio por renovação contratual.

Assista aos melhores momentos de São Paulo 4 x 2 Vasco pelas oitavas da Copinha

O Vasco da Gama perdeu por 4×2 para o São Paulo nesta segunda (17) e foi eliminado da edição 2022 da Copinha.

Vasco perde por 4 x 2 para o São Paulo e se despede da Copinha

Mesmo com pressão no fim do jogo, o Vasco da Gama não conseguiu superar o São Paulo e está eliminado da Copinha 2022.

Vasco teria iniciado conversas pelo centroavante Getúlio, ex-Avaí

Pertencente ao Tombense, jogador atuou as duas últimas temporadas pelo Avaí, clube que o revelou; Vasco da Gama quer um centroavante.

Orçamento do Vasco para 2022 é aprovado pelo Conselho Deliberativo

Aprovação teve 113 votos favoráveis e 6 contrários; superávit do Vasco da Gama passou de R$ 33,8 milhões para R$ 57 milhões.

Veja mais notícias