Opinião: pedido do Vasco para anulação de jogo contra o Inter não deve prosperar

O Vasco da Gama pedirá a anulação da partida contra o Internacional, após o erro de arbitragem no primeiro gol do adversário.

Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário
Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário (Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo)

A requisição do Vasco de anular o jogo com o Internacional por conta de falha no VAR dificilmente terá sucesso. Há dois motivos: 1) a anulação do jogo só ocorre em caso de erro na aplicação da regra 2) O protocolo de VAR da CBF prevê que falhas na tecnologia não implicam em invalidar a partida.

No lance discutível, Dourado fez o gol de cabeça em cruzamento na área. A sua posição deveria ser checada porque era discutível. O árbitro Flávio Rodrigues demorou e deu o gol.

Em entrevista no intervalo, Dourado informou que o árbitro disse aos jogadores que o VAR estava descalibrado. Posteriormente, a diretoria do Vasco confirmou a informação e disse que a arbitragem tinha pedido para tirar câmera da Vasco TV porque o árbitro de vídeo não estava funcionando bem.

O Manual de implementação em competições oficiais do VAR informa que não há por que anular o jogo se houver: “Defeito(s) na tecnologia do VAR (inclusive na tecnologia da linha de gol – GLT)” Erros do VAR também não geram anulação.

Mais relevante, pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a partida só pode “ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito revelante o suficiente para alterar seu resultado”. Ou seja, o árbitro Flávio Rodrigues teria de cometer um erro na aplicação da regra, o que não foi o caso.

“Não me parece ser o caso. É válida a decisão do árbitro”, diz o advogado de direito esportivo Eduardo Carlezzo.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Mais sobre:Internacional
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Contra o Vasco vale tudo,se os erros do var não valem para invalidar a partida,para que o quem serve o var, é um cabide de emprego para 3 árbitros por partida, então acaba com essa palhaçada, volta ao formato antigo, todos sabem que rola alguma coisa obscura nessa área da arbitragem,mas como a maioria tem rabo preso, ninguém fala nada.
    Cabe ao Vasco documentar todos os jogos em que foi prejudicado e reclamar o ressarcimento desse prejuízo

  • Responder

    E Nem deve; vai perder de novo e pagar novo mico, esse bando de tranqueiras q mais parecem patetas.

  • Responder

    Apesar da grotesca e inexplicável falha do VAR, também não vejo chance de prosperar essa ação. O que poderia e deveria ser feito é pedir a anulação do jogo com o Bahia, pois lá sim, ouve erro de Direito e a própria CBF admitiu se erro.

Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.