Opinião: Cabo tem parcela de culpa, mas está longe de ser o problema do Vasco

O técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, vem recebendo críticas da torcida por causa das atuações ruins da equipe nas últimas partidas.

Marcelo Cabo durante jogo contra o Operário-PR
Marcelo Cabo durante jogo contra o Operário-PR (Foto: André Durão)

Já se ouve os primeiros pedidos pela saída de Marcelo Cabo. Nem mesmo a vitória sobre o Boavista aliviou as cobranças para o lado do técnico. Na verdade, pelo que se viu em campo, se tira mais do que reclamar do que comemorar, com o péssimo desempenho da equipe.

O comandante, entretanto, está longe de ser o grande problema do Vasco. O que vem tentando implementar no Vasco, com um estilo de jogo mais ofensivo, que se impõe contra o adversário, é interessante e chegou a dar certo algumas vezes, no entanto, quase sempre esbarra na limitação do elenco.

Marcelo Cabo veio de um grande trabalho no Atlético-GO, e conhece com poucos a Série B. Concluir que não serve a partir do que se tem visto nos últimos jogos é precipitado. É claro que comete erros, seja em escalação, substituições e outros casos, como, por exemplo, a atual insistência em Andrey, mas é preciso levar em conta também o que tem à disposição.

Resumindo, o técnico tem sim a sua parcela de culpa, mas a sua saída não é o que vai trazer a melhora que o vascaíno espera. Quem seria o substituto? Quais são os técnicos à disposição nesse momento? São perguntas que precisam ser feitas. Ele está longe de ser intocável, mas não é um nome ruim para a atual realidade.

Limite de troca e evolução física

Lembrando que agora existe limite para troca de técnicos na Série B, seguindo o mesmo exemplo da Série A, com apenas duas por edição. Por isso, cada troca terá que ser bem calculada. O caminho para melhora se passa também pela evolução física de jogadores como Romulo e Marquinhos Gabriel, este último que, inclusive, sofre com as lesões.

Não adianta, precisa de reforços!

Pode soar como repetitivo por aqui, mas o Vasco precisa de reforços para o meio de campo de defesa. São, de longe, os setores com mais carência de opções no elenco. Seria interessante também reforçar outras posições que tem peças que ainda oscilam bastante, destaque para o ataque nos lados de campo. Em grande parte, o plantel é formado por garotos que ainda precisam de tempo.

Números de Marcelo Cabo

Por fim, e não menos importante, os números de Marcelo Cabo pelo Vasco: são 17 partidas com oito vitórias, seis empates e três derrotas, com 28 gols marcados e 20 sofridos, entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Série B. Os números não são ruins, mas o rendimento caiu drasticamente e precisa melhorar para o técnico não cair de vez no desgosto da torcida.

Leia mais sobreMarcelo Cabo
17 comentários
  • Waldionor Monteiro Silva - 4 de junho de 2021

    Problema maior é do treinador sim eu acho, porque manter um jogador como Andrey que não rende é apático fraco na saída de bola, acaba o time e ainda queima o atleta que já é fraco e vem comprometendo tira manda pro banco dar um tempo.

    Responder
  • Waldionor Monteiro Silva - 4 de junho de 2021

    O TREINADOR MARCELO CABO PRECISA OLHA UM TIME DA EUROPA JOGAR, NA SAIDA DE BOLA COM DOIS TRÊS YOQUES ULTRAPASSAM A LINHA QUE DIVIDE O MEIO DO CAMPO, NO NA SAIDA DE BOLA O ZAGUEIRO VAI OS DOIS BUSCAR A BOLA DENTRO DA PEQUENA ÁREA AÍ UM TOCA PRO OUTRO DO LADO QUANDO VOCÊ OLHA ESTÁ OS 21 JOGADORES DENTRO DO CAMPO DO VASCO, OS ZAGUEIROS OU OS VOLANTES PERDE A BOLA É GOL CLARO PORRA, ESSE MARCELO CABO É FRACO NA SAÍDA DE BOLA COM A QUALIDADE DO NOSSO TIME MANDA SUBIR TODO MUNDO O GOLEIRO JOGA NO CAMPO DO ADVERSÁRIO E VAMOS BRIGAR PELA SEGUNDA BOLA ENCIMA É MELHOR QUE DAR GOL COMO TÁ ACONTECENDO O TIME É MUITO RUIM NÃO DAR PRAR JOGAR BONITO NÃO.

    Responder
  • Sebastian da silva - 4 de junho de 2021

    Eu ja disce e volta a repetir posso. Ajudar ao time so quero uma oportunidade y eu fazerei do vasco de hoje o vascao de amanha. Meu wassap e71120088 mora na Bolivia mais se me chama eu vou atte. Sevastian da silva

    Responder
  • Genivaldo - 4 de junho de 2021

    Porque Marcelo Cabo não consegue colocar um time agressivo em campo igual fazia no Atletico Go.?? Fazer jogar com velocidade e profundidade nas pontas, marcar pressão nas saídas dos adversários? Cano contra Boa Vista não tocou na bola!! Centroavante pra fazer gols a bola tem que chegar nele, Vemos um Vasco fraco, sem rápidez, sem jogadas pelas pontas, dando espaços ao adversários, ta virando presa fácil e se não mudar jeito de jogar vai virar saco de pancadas na série B. Infelizmente!

    Responder
  • Francisco Lima - 3 de junho de 2021

    Esse Andrei é monte de bosta , já teve chance, Ricardo graça é outro casando . Tem que deixar o Galarza jogando o cara pelo menos corre , dar de ver sangue nos olhos

    Responder
  • Jair Diogo - 3 de junho de 2021

    Na minha opinião o maior erro do cabo está em insistir no esquma tático com 4.3.3, ai falta meia de criação do cano fica isolado lá na frente, um 4.4.2 daria mais certo.

    Responder
  • Sam alves - 3 de junho de 2021

    O problema não é o técnico. Você não ver no Vasco raça, velocidade, e garra com marcação por pressão. Veja o atlético go, tem outro técnico, e o time tá jogando com determinação, garra e rapidez nos contra ataques, jogam com sangue e não se cansam. Isso tá faltando no Vasco.

    Responder
    • Alberto Pereira - 3 de junho de 2021

      Não marcam sobre pressão e quando são pressionados entregam a rapadura! Time sem raça, sem vontade e sem vergonha na cara.

    • Genivaldo - 4 de junho de 2021

      Disse tudo, falta ter mais Tesão, Raça e Rapidez dentro de campo, esse negócio de rodar bola pra la e pra cá sem rapidez é algo que todo adversário gosta, fica fácil recompor a marcação e marcar cada jogador; Tem que ter velocidade, rapidez nessas passadas da bola defesa-meia e ataque.

  • Ituassu - 3 de junho de 2021

    Além de tirar o Galarza e deixar o Juninho de fora e deixar esse Andrey no time. Esse Cabo tá sem noção das coisas. O melhor jogador que o Vasco tem, é o Juninho, e o cara deixa ele na reserva. Tá se queimando seu Cabo.

    Responder
  • Adriano+Caldas+Fonseca+Santana - 3 de junho de 2021

    Luxa infelizmente esta ultrapassado amigo, não conseguiu se manter no Palmeiras com toda a estrutura do verdão, Felipão idem, tanto luxa,como Scolari são treinadores caros, o Vasco está na serie B, para virem tentariam que de adequar a realidade financeira do Vasco e a atual realidade de série B, não acho prudente o Vasco fazer isso, se for causar mais dividas é melhor pelo menos continuar com o Marcelo cabo é muito cedo para pedirem a cabeça dele

    Responder
  • Luiz+Carlos+Amorim+de+Azevedo. - 2 de junho de 2021

    Infelizmente o time continua fraco demais. Não tem criação no meio de campo, os caras da defesas jogam com medo e tocam a bola o tempo todo para os lados, ou sejam parecem q estão ganhando o jogo

    Time não vai ganhar nada na série B e vai virar um Cruzeiro com o segundo o ano na série B.

    Responder
  • Manoel - 2 de junho de 2021

    Mais uma vez digo: O problema do Vasco não é de jogadores, mas de técnico. M Cabo não pode continuar como técnico do Vasco. Tem bons jogadores da base que precisam de jogar. Técnico tem que ser de série A.
    Luxemburgo, Felipão, …

    Responder
  • Humberto - 2 de junho de 2021

    O vasco deveria implantar em todos os contratos, questão da produtividade, só assim dispensava logo, sem prejuízos, alguns perebas que não dão a mínima pelo clube. Castan, werley, Bruno Gomes e outros aí, só dão prejuízo, manda logo esses ridículos embora…

    Responder
  • Vagner - 2 de junho de 2021

    O Galarza, de muletas, é infinitamente melhor que o apático, sem sangue do Andrey.

    Responder
    • Adriano Caldas Fonseca Santana - 3 de junho de 2021

      O Gallarza vai ociliar em alguns momentos, e isso é normal, mas vejo muito raça e fome de bola no Gallarza, e sangue no Gallarza, e vontade de vencer, já o Andrey me parece um jogador acomodado, inseguro e apático, parece aquele funcionário que vai a empresa apenas para bater ponto, e no final do mês quer exigir a zorra do salario, sei que ele é vascaíno, e não fácil aguentar essa pressão de jogar no GIGANTE, mas isso é a vida, ele escolheu seguir a carreira futebolitisca, e tem que saber suportar essa pressão e passar por essas situações, atualmente o Vasco todas as contas possíveis em dia, antigamente a desculpa salários atrasados, e agora é o que?? A resposta é que infelizmente alguns jogadores são limitados tecnicamente, alguns tem até vontade, mais falta mais qualidade, e o Vasco continua precisando de reforços urgentemente

  • Paulo Roberto - 2 de junho de 2021

    Vale lembrar que o seu índice de aproveitamento é de 58%.
    Nada diferente de outros técnicos que passaram pelo Clube.
    Acredito que falte vontade aos jogadores

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
1 de agosto de 2021
Lisca avalia desempenho do Vasco e projeta encostar no G4 nas próximas rodadas

Técnico do Vasco da Gama, Lisca falou das alternâncias táticas do jogo contra o Botafogo e dos últimos jogos do primeiro turno da Série B.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Lisca defende Ernando por atuação ruim contra o Botafogo: ‘Não podemos culpar’

Lisca optou por não individualizar a culpa pelo revés do Vasco da Gama contra o Bota e afirmou que está trabalhando para corrigir os erros.

Botafogo alfineta Lisca após vitória sobre o Vasco: ‘Noite muito doida no Nilton Santos’

Botafogo aproveitou a vitória por 2×0 sobre o Vasco da Gama, na noite deste sábado (31), para provocar o técnico Lisca.

Lisca reprova atuação do Vasco e alerta: ‘Se continuar assim vai permanecer na Série B’

Lisca cobrou atitude do time chamou atenção para o fato do Vasco da Gama não conseguir o acesso, se continuar jogando como neste sábado (31).

31 de julho de 2021
Bruno Gomes diz que gol do Botafogo no início do jogo atrapalhou os planos do Vasco

Mais uma vez titular do Vasco da Gama, Bruno destacou também as chances desperdiçadas pela equipe para explicar o revés para o Botafogo.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Botafogo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Botafogo na partida deste sábado, pela Série B do Brasileiro.

Assista aos melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Vasco

Veja o que de mais importante aconteceu no clássico entre Vasco da Gama e Botafogo pela 15ª rodada da Série B.

Vasco perde para o Botafogo e segue longe do G4 da Série B do Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Botafogo por 2×0 em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Olho no rival! Escalação do Botafogo contra o Vasco

Confira a escalação do Botafogo para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Veja mais notícias