O que esperar de Jair? Preparador físico do Atlético-MG cita características do volante

O preparador físico do Atlético-MG, Cristiano Nunes diz que a principal característica de Jair é a liderança técnica.

Jair é o nono reforço do Vasco
Jair com a camisa do Vasco (Foto: Vasco.com.br)

E o Vasco tem um novo camisa 8 para 2023. Contratado junto ao Atlético-MG, o volante Jair é mais uma contratação do Cruzmaltino para a próxima temporada e chega para um setor carente do time, que recentemente negociou a joia Andrey Santos para o Chelsea.

Desde 2019 no Galo, o meio-campista de 28 anos é uma das apostas do clube carioca para voltar a brigar por títulos após dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o que o torcedor do Vasco pode esperar de Jair? Quem respondeu foi um profissional que conhece bem o atleta e já trabalhou mais de uma vez com ele na carreira.

Preparador físico do Atlético-MG, agora ex-clube de Jair, Cristiano Nunes concedeu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br e falou sobre as qualidades do volante, que conhece desde os tempos de Internacional, quando o atleta dava os primeiros passos no profissional. E segundo ele, uma de suas características principais é a liderança técnica.

“O Jair eu tenho até um pouco de propriedade para falar porque ele subiu para o profissional na época com o Abel Braga, técnico do Inter. Eu fazia parte da equipe do Abel na época, foi dali que ele subiu do sub-20 para o profissional, então subiu com a gente e eu voltei a reencontrá-lo aqui no Galo. O que eu posso falar do Jair? Liderança técnica. É um atleta que tem boa condição física, que consegue percorrer um volume alto durante o jogo, que anda bem no campo durante a partida, porém ele é um líder técnico”, começou por dizer.

Nunes ainda destacou a capacidade do jogador de não sentir a pressão nos chamados “jogos grandes”, sendo um volante que não se abala com os erros que venha a cometer em campo e que é sempre “inquieto”.

“É um atleta que não sente a pressão, não sente a dificuldade de uma partida grande, de uma decisão, muitas vezes a pressão de uma torcida insatisfeita com o rendimento da equipe. Isso é muito importante quando falamos de futebol de alto nível no Brasil. O Jair não sente, pode estar a cobrança que for, pode estar caindo o mundo lá fora. Quando ele entra para dentro do campo, não se esconde do jogo, quer a bola, chama o jogo, está sempre pronto para querer fazer com que a equipe dele jogue, com que a equipe apresente um bom futebol. Ele erra, não se intimida porque errou, vai querer a segunda, a terceira a bola logo em seguida”, prosseguiu.

“É um líder técnico, tem a questão emocional muito forte em termo de experiência, de acreditar muito nele mesmo e quando está sendo exigido, digamos assim, ele consegue ter uma resposta. Quanto mais forte o jogo, quanto mais o jogo tem uma exigência decisiva muito alta, melhor ele responde. Nós o acompanhamos, trabalhamos juntos ao longo dessas últimas duas temporadas, sabemos da importância que o Jair teve em 2021 e 2022 com a gente, e tenho certeza que vai poder ajudar também muito a equipe do Vasco durante a temporada 2023”, finalizou.

Revelado pelo Inter, Jair ainda passou por outros clubes antes de chegar ao Galo e, agora, ao Vasco. Entre eles Juventude e Sport. No Colorado, inclusive, foi tetracampeão do Gauchão entre 2013 e 2016.

Já no Galo, fez parte do time campeão do Campeonato Mineiro, do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, além do título da Supercopa do Brasil (2022) e de outros dois Estaduais (2020 e 2022).

Em 2022, o volante disputou 48 jogos pelo Atlético-MG, sendo 43 como titular, e registrou um gol e cinco assistências pelo clube de Belo Horizonte.

Fonte: ESPN

Mais sobre:Jair
Comente

Veja também
Staff de Léo Jardim envia contraproposta ao Vasco

O Vasco se reuniu com Léo Jardim e seu staff enviou uma contraproposta ao Clube, com ajustes em termos do contrato.

Casagrande critica contratação de Fernando Diniz pelo Vasco

Casagrande afirmou que estilo de Fernando Diniz não encaixa no elenco do Vasco e que poderá ser o maior erro de Pedrinho.

Escalação do Vasco contra o Vitória

Confira a escalação do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória, neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Relacionados do Vitória para o jogo contra o Vasco

Confira a lista de relacionados do Vitória para o jogo contra o Vasco da Gama, neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Vitória

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória neste sábado, pelo Brasileiro.

Puma seguirá no Vasco? Veja como está a negociação

O lateral Puma tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e pode assinar com outro clube no meio do ano.

Saiba como funciona o Scout do Vasco, liderado por ex-Flamengo

Ex-Flamengo, Daniel de Brito lidera o departamento especializado do Vasco da Gama na procura por reforços no mercado.

Olho no rival! Escalação do Vitória contra o Vasco

Confira a escalação do Vitória para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Chegada de Diniz ao Vasco pode ser benéfica a Coutinho

Coutinho vem sendo muito criticado pela torcida do Vasco, mas a chegada de Fernando Diniz traz sobrevida ao meia.

Vasco chega ao 4º técnico em 2025 e utilizou 45 jogadores; veja números

Três técnicos já comandaram o Vasco da Gama nesta temporada e utilizou nada menos que 45 jogadores em busca do time ideal.