Novo técnico do Tottenham-ING tem longa relação com o Vasco; entenda

Ange Postecoglou, novo técnico do Tottenham, da Inglaterra, guarda simpatia pelo Vasco da Gama por acontecimentos do passado.

Ange Postecoglou é o técnico do Tottenham, da Inglaterra
Ange Postecoglou é o técnico do Tottenham, da Inglaterra (Foto: Craig Williamson/Getty Images)

Novo técnico do Tottenham, o greco-australiano Ange Postecoglou, de 57 anos, deixou o Celtic, da Escócia, rumo à Premier League e assinou contrato válido por quatro temporadas com os Spurs. E o novo comandante do clube londrino possui uma história curiosa, e envolvendo um time do Brasil.

Apesar de ter nascido em Atenas, na Grécia, Postecoglou se mudou ainda com cinco anos de idade para Melbourne, na Austrália. E em 1985, quando atuava como zagueiro do South Melbourne, iniciou uma relação especial com o Vasco.

O clube carioca foi até a Oceania em excursão, quando o novo comandante dos Spurs teve o primeiro contato com o Cruz-maltino. E nos anos 2000, já como técnico do South Melbourne, Postecoglou enfrentou o Vasco em pleno Maracanã, pelo Mundial de Clubes.

A partida marcou a estreia dos times na competição e teve mais de 60.000 espectadores no Maracanã, o que chamou bastante atenção do treinador. E mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Vasco, que balançou as redes no segundo tempo com Felipe e Edmundo. O South Melbourne acabou eliminado ainda na fase de grupos, sem nenhum ponto somado, enquanto os cariocas foram à final, mas perderam nos pênaltis do Corinthians.

“Conheci o Vasco nessa excursão e peguei uma simpatia grande. Desde então comecei a acompanhar para saber os resultados. Nosso contato ficou ainda maior em 2000, quando eu treinava o South Melbourne e disputamos o Mundial de Clubes, no Maracanã, que me lembro bem estava lotado”, disse, em entrevista concedida ao site Globoesporte.com em 2014.

“Para um time australiano foi algo muito especial. Um momento singular. Tenho uma afinidade grande pelo clube até hoje. Gosto de acompanhar como está a situação do time.”

Técnico da seleção da Austrália entre 2013 a 2017, Postecoglou foi o comandante do país na Copa do Mundo de 2014 no Brasil e, na ocasião, inclusive foi presenteado com uma camisa do Vasco, tirando uma foto com a mesma. À época, o Cruz-maltino disputava pela seguda vez a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2018, o treinador foi para o futebol japonês, onde comandou até 2021 o Yokohama F. Marinos, clube que pertence ao City Football Group. Em 2019, foi campeão da J-League, a elite do futebol do país.

Após a passagem pela Terra do Sol Nascente, foi para a Escócia onde foi multicampeão pelo Celtic: foram dois títulos do Campeonato Escocês (2021/22 e 2022/23) e da Copa da Liga Escocesa (2021/22 e 2022/23), além de uma Copa da Escócia (2022/23).

Próximos jogos do Vasco

  • Internacional (F) – domingo (11/06), 16h – Campeonato Brasileiro
  • Goiás (C) – quinta-feira (22/06), 20h – Campeonato Brasileiro
  • Cuiabá (C) – segunda-feira (26/06), 20h – Campeonato Brasileiro

Fonte: ESPN

Mais sobre:Tottenham
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir em 2 anos e cobra

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.