Nilton se declara ao Vasco, e esposa revela: ‘me tornei vascaína’

Ex-volante do Vasco da Gama, Nilton relembrou a forte identificação com o Clube às vésperas da decisão na Copa do Brasil.

Nilton defendeu o Vasco entre 2009 e 2012
Nilton defendeu o Vasco entre 2009 e 2012 (Foto: Cezar Loureiro/ O Globo)

O Vasco entra em campo nesta quarta-feira, no Barradão, para decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil diante do Vitória. Após vencer o confronto de ida por 1 a 0, em São Januário, o Cruzmaltino precisa apenas de um empate para avançar e tenta repetir um feito que marcou a campanha do título de 2009.

Naquela edição, o Vasco também eliminou o time baiano, em um confronto que ficou marcado na memória do ex-volante Nilton. Dentro de campo, o jogador teve participação importante na classificação: marcou um belo gol de falta na vitória por 4×0, em São Januário, e esteve presente no empate por 1×1, no Barradão.

No entanto, além das lembranças relacionadas aos jogos, um episódio inusitado vivido durante sua passagem pela Colina também permanece vivo na memória do ex-jogador.

Aposentado dos gramados desde 2021, Nilton mora atualmente em São Paulo e trabalha na área da construção civil. Mesmo distante do futebol profissional, ele mantém forte identificação com o Vasco, clube pelo qual disputou 157 partidas, marcou 17 gols e conquistou a Copa do Brasil.

– Só quem vestiu a camisa do Vasco sabe o que eu estou falando. A energia… o que eles sofrem para estar ali. Hoje eu sofro junto. Tenho um carinho imenso pelo que o Vasco me proporcionou.

A relação intensa com o clube também influenciou Karin, que passou a acompanhar o Vasco e se tornou torcedora durante o período vivido ao lado de Nilton na Colina.

– Aprendi a amar o Clube, gosto muito até hoje. Me tornei vascaína pela força que eu entendi que os jogadores precisam ter para estar lá dentro. O Vasco é como uma faculdade. Se passar por ali, está preparado para o futebol.

Com a vantagem conquistada no jogo de ida, o Vasco chega ao duelo desta quarta-feira podendo empatar no Barradão para garantir presença na semifinal da Copa do Brasil.

Mais sobre:Nilton
Comente

Veja também
Emprestado pelo Vasco, Lyncon ganha titularidade e brilha no CRB

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama e emprestado ao CRB, Lyncon vive um grande momento na temporada.

Pedrinho pede liberação da Justiça para leilão da SAF do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho pede para a Justiça iniciar leilão para venda da SAF e fala sobre finanças do Clube.

Al-Fayha negocia contratação de zagueiro do Vasco

Time de Fábio Carille e Hugo Moura, Al-Fayha, da Arábia Saudita, faz proposta por zagueiro do Vasco da Gama; Clube recusa primeira oferta.

Sem jogar, Vasco pode sair do Z4 na quarta-feira

Após vencer o Cruzeiro, Vasco depende de tropeço do Remo e vitória do Flamengo sobre o Mirassol para deixar a zona de rebaixamento.

Sumiço de Johan Rojas no Vasco é explicado

Colombiano ficou uma semana afastado por sobrecarga muscular, mas foi liberado pelo departamento médico e já está à disposição.

Elenco do Vasco faz ‘pacto’ e toma decisão sobre as 3 competições

Mesmo em meio à luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, jogadores entendem que o Vasco tem condições de conciliar as três competições

Bruno Duarte exalta experiência na Europa e explica escolha pelo Vasco

Atacante foi revelado pelo Palmeiras e se destacou recentemente na Sérvia; agora, chega a São Januário com a missão de conquistar a torcida.

Vasco aguarda decisão da Justiça para destravar reforços antes do fim da janela

Vasco busca a liberação de R$ 150 milhões para avançar nas negociações por Alan Lezcano, um zagueiro e outros possíveis nomes.

Torcida do Flamengo ironiza fala de novo atacante do Vasco

Reforço do Cruzmaltino, jogador assinou até o fim de 2028 e projetou uma média ambiciosa de gols por partida.

CBF detalha rodadas 27 a 30 do Brasileiro 2026; veja os jogos do Vasco

O Vasco da Gama já tem definido seus próximos adversários das rodadas 27 a 30 do Campeonato Brasileiro de 2026.