Nenê deixa o Vasco como ídolo e com números expressivos; relembre

O meia Nenê deixa o Vasco da Gama após defender a camisa cruzmaltina em sete temporadas nas duas passagens pelo Clube.

Nenê durante o jogo contra o Nova Iguaçu
Nenê durante o jogo contra o Nova Iguaçu (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Aos 41 anos, chegou o momento de Nenê dizer adeus ao Vasco, pelo menos como jogador do time que ele defendeu em sete temporadas nas duas passagens por São Januário. O camisa 10 é um dos grandes personagens vascaínos da última década e tem números expressivos no clube.

Jogos

Oficialmente, Nenê atuou 199 vezes com a camisa do Vasco. Na contagem do clube, que inclui amistosos, o camisa 10 tem 204 jogos. A partida de número 200 aconteceu recentemente, no dia 5 de março, contra o Flamengo – ele entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 pela Taça Guanabara.

– Não tem preço. Completar 200 jogos é especial, estou muito feliz e muito honrado. Só fiquei bravo pois queria fazer um golzinho – brincou Nenê na ocasião.

Dos 204 jogos, 188 foram como titular. Ele perdeu espaço nesta temporada e passou a ser reserva no time do técnico Maurício Barbieri. Nenê é o quinto jogador a completar 200 jogos pelo Vasco no século 21. Yago Pikachu, Fernando Prass, Martín Silva e Éder Luís são outros que alcançaram a marca.

Gols e assistências

Nenê marcou 63 gols jogando pelo Vasco. Ele é o segundo maior artilheiro do clube no século 21, ficando atrás apenas de Romário, que tem 131 gols.

– Impossível passar o Romário. É fenômeno, um ídolo. Para mim já é uma honra chegar em segundo, fazer tantos jogos com essa camisa e marcar meu nome na história – disse Nenê.

Mas o camisa 10 também serve bem os companheiros. Outra marca do meia-atacante neste século é o primeiro lugar em assistências: ao todo, foram 50 passes para gols no Vasco. A última assistência foi no dia 9 de março, para gol de Pedro Raul contra o Bangu.

O último gol

O último gol pelo Vasco saiu dias antes de o atleta completar a marca especial pelo clube. Em 23 de fevereiro, Nenê marcou um belo gol na goleada sobre o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil.

– É um clube que eu amo, é uma coisa que não tem preço vestir essa camisa, é uma felicidade muito grande estar perto do final e fazendo gols assim – declarou o jogador em Brasília.

Título

Nas duas passagens pelo Vasco – entre 2015 e 2018 e entre 2021 e 2023 -, Nenê conquistou o título do Campeonato Carioca de 2016. Naquele ano, ele disputou 17 jogos e marcou sete gols. Em 2017, ele foi campeão da Taça Rio com o clube.

Início e fim

A história de Nenê com o Vasco começou em 15 de agosto de 2015, quando ele estreou diante do Coritiba, no Maracanã, numa derrota por 1 a 0 para o time paranaense:

Menos de um mês depois, em 5 de setembro, o jogador marcou seu primeiro gol pelo clube, na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG:

A última partida aconteceu há menos de um mês, em 19 de março. Nenê entrou em campo nos minutos finais da derrota por 3 a 1 para o Flamengo, que culminou na eliminação do Vasco na semifinal do Campeonato Carioca:

História pausada

Nenê não vai voltar a jogar uma partida oficial pelo Vasco, mas a ideia é que ele tenha a chance de se despedir da torcida dentro de campo, em um jogo especial após sua aposentadoria. Ele vai pendurar as chuteiras ao fim desta temporada.

E a história com o Vasco vai continuar. Com função ainda a ser definida, Nenê tem acordo com a SAF para retornar ao clube em 2024 e iniciar sua carreira fora dos gramados.

– Eu acredito que vou ficar aqui muito tempo. Fazendo outras coisas. É o clube que eu amo. Eu ainda não sei se será na comissão ou na direção. Tem as duas opções. Acho que não conseguirei ficar longe do campo. Vou querer ajudar, treinar, dar aquela chapada. Vamos fazer a escolinha do N10 – declarou Nenê em entrevista recente, antes da definição sobre seu futuro como jogador do Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Nenê
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.