Dinamite é sepultado em Duque de Caxias; multidão acompanha e dá último adeus

O ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite foi enterrado no cemitério de Duque de Caxias na tarde desta terça-feira.

Enterro de Roberto Dinamite
Enterro de Roberto Dinamite (Foto: Jamille Bullé)

Uma multidão foi ao Cemitério Nossa Senhora do Belém, em Duque de Caxias, para o último ato da despedida ao ídolo Roberto Dinamite. O ex-jogador e ex-presidente do Vasco morreu domingo, aos 68 anos, e foi enterrado no começo da tarde desta terça-feira, depois de uma cerimônia iniciada na segunda-feira com o velório aberto ao público até uma missa realizada para familiares e convidados antes do cortejo final.

Parte dos torcedores que estavam do lado de fora conseguiram entrar para presenciar o sepultamento, mas a distância respeitosa de familiares e pessoas do círculo próximo do craque. Na saída dos entes queridos de Dinamite, os presentes fizeram um corredor para aplaudir e gritar o nome do ex-atacante.

Torcedores fizeram corredor para aplaudir Dinamite

Também ídolo do Vasco, Edmundo se fez presente novamente para a missa dessa manhã e deixou o cemitério pouco antes do sepultamento.

Roberto Dinamite vinha fazendo tratamento para combater um tumor no intestino desde o fim de 2021. Ele foi internado na quinta-feira à noite depois de uma piora do quadro e morreu às 10h50 de domingo.

Cerca de 50 mil pessoas, segundo o clube, foram ao velório de Dinamite, em São Januário. Entre elas, as presenças marcantes de ex-companheiros de time, como Edmundo, de jogadores do elenco atual e rivais históricos como Zico e Júnior. Também estiveram no local representantes das seleções brasileiras campeãs do mundo em 1970, 1994 e 2002.

Roberto Dinamite ganhou uma homenagem da Prefeitura do Rio. A rua em frente à entrada social de São Januário passou a se chamar Avenida Roberto Dinamite. Também se falou sobre a possibilidade de eternizar a camisa 10 do clube, usada pelo ídolo, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Roberto Dinamite
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Inicio de tarde de domingo, dia de Maracanã cheio, dia de Vasco, dia de Roberto Dinamite. Subo a rampa, viro à direita e vou contornando o anel do Maracanã até o túnel 11, entro… o gramado verde parece brilhar sob a luz do sol forte, um tapete a espera daquele que viria a ser O Maior de Todos e que já encantava a mim e a torcida do Vasco, fazendo tremer nossos adversários. Quem tem Roberto tem tudo.
    Sento na arquibancada de cimento e me encosto no degrau superior ao meu, ainda é cedo… aos poucos a arquibancada vai se enchendo de torcedores. As torcidas organizadas vão se ajeitando, surgem as primeiras batidas da bateria da Torcida Jovem como que conclamando as demais e logo os gritos de guerra e os cânticos tomam conta do Maracanã. A torcida adversária replica e cantamos mais forte. Hoje é dia de Maracanã cheio, é dia de Vasco, é dia de Roberto Dinamite. Quem tem Roberto tem tudo.
    Mais tarde divido minha atenção entre os cânticos, o tremular das nossas bandeiras e a entrada do túnel 11, estou à espera de minha irmã e meu cunhado. Logo que os dois surgem na boca do túnel aceno para eles, que se juntam a mim na arquibancada, agora, quase lotada. A tensão aumenta, o coração bate mais forte e o duelo das torcidas não para. Hoje é dia de Maracanã cheio, é dia de Vasco, é dia de Roberto. Dinamite. Quem tem Roberto tem tudo.
    Enfim chega a hora das equipes entrarem em campo e o duelo já começa ali, o Vasco não que entrar primeiro, o adversário também não. Quem entra por último sempre fica com o melhor da festa. As equipes entram em campo praticamente juntas, Roberto capitão do Vasco é o primeiro a surgir na boca do túnel puxando os demais jogadores e a explosão acontece. Bandeiras são desfraldadas, o ar se enche com o barulho e a fumaça dos morteiros, uma chuva de papel picado cobre a arquibancada enquanto a torcida grita alucinada Vascoo! Vascoo! Vascoo! Meu coração dispara, os olhos ficam rasos d’água, surge uma ponta de dúvida quanto ao resultado, olho para o gramado e lá está ele, saudando a sua torcida. Não há mais dúvida, só uma certeza, a da vitória, porque quem tem Roberto Dinamite tem tudo.
    Obrigado Roberto, por tudo, pelas tardes de domingo inesquecíveis, pela magia do seu futebol, pelos gols e por ser e nos fazer a cada dia mais vascaínos.

Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.