Morato fala de racismo e como sua trajetória no futebol tem ligação com o Vasco

Autor do terceiro gol do Vasco da Gama na vitória contra o Flamengo, o atacante Morato concedeu entrevista onde falou de racismo no Brasil.

Morato durante jogo contra o Tombense
Morato durante jogo contra o Tombense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Destaque na vitória do Vasco da Gama por 3×1 diante do Flamengo, que encerrou um jejum de 17 anos contra o rival, o atacante Morato teve aquele famoso dia pós clássico cheio de entrevistas para comentar sua atuação de gala no Maracanã.

O jogador falou do seu primeiro gol com a camisa Cruzmaltina, da comemoração a lá Edmundo e da emoção de jogar um o Clássico dos Milhões, que reúne uma das maiores rivalidades do mundo.

Mas nem só de alegria pelo resultado foi feita a sexta-feira de Morato, em entrevista podcast GE Vasco, o jogador falou da sua trajetória no futebol e tocou em temas sensíveis. Citando o grupo Racionais Mc’s e a história do Cruzmaltino na luta contra a discriminação racial, o atleta falou do preconceito que sofreu ao longo de sua carreira.

– Há uma frase que carrego comigo de um rapper brasileiro que fala que você, por ser preto, tem que ser duas vezes melhor. E por ser pobre também. Assim que eu me sentia quando era bolsista na escolinha de futebol. Eu tinha que provar duas vezes que era bom. Pego a história do Vasco em relação à minha família, que é de negros. Minha esposa e meus filhos são negros.

Na mesma entrevista, Morato comentou a constante injustiça racial do Brasil, que até os dias de hoje causa traumas nos menos favorecidos.

– A gente ainda passa por questões de constrangimento racial. Sem querer querendo, as pessoas ainda não conseguem se afastar dessa questão racial, que ainda fere muita gente nesse país. Partilho disso porque ainda nos dias de hoje a gente vê muita coisa acontecendo com os pobres favelados, que precisam mostrar muito mais. Seja na faculdade, no emprego ou onde for. É a minha história.

Contratado no fim de março, Morato estava no Red Bull Bragantino e acertou com o Time de São Januário por empréstimo até o fim da temporada.

Mais sobre:Morato
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Conheço o Moratinho desde de criança ,estou com ele,em todos os aspectos!!

Comente

Veja também
Nova Iguaçu x Vasco pela semifinal do Carioca 2024
Jogador do Nova Iguaçu viraliza ao exaltar torcida do Vasco no Maracanã; veja

Volante Sidney, reserva do Nova Iguaçu, estava aquecendo quando interagiu e elogiou torcedores do Vasco da Gama.

Josh Wander em São Januário
Há 2 anos, Josh Wander prometia acabar com disparidade financeira entre Vasco e Flamengo

Principal investidor da 777 Partners fez a promessa (não concretizada) à torcida do Vasco da Gama em 18 de março de 2022.

Alexandre Mattos na entrevista de apresentação pelo Vasco
Vasco projeta 2 reforços para o Brasileiro

Visando uma realidade diferente no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama pretende reforçar pelo menos duas posições.

Maracanã em Vasco x Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
Marcos Braz, do Flamengo, comenta interesse do Vasco pelo Maracanã

Dirigente cutucou a 777, dona da SAF do Vasco da Gama, e afirmou que o Flamengo nunca tentou impedir o jogo contra o Nova Iguaçu no estádio.

Fabrício, do Nova Iguaçu, deixa o Maracanã de metrô
Goleiro do Nova Iguaçu deixa o Maracanã de metrô após vitória sobre o Vasco

Fabrício, goleiro do Nova Iguaçu, foi flagrado deixando o Maracanã com a família usando o metrô e viralizou nas redes sociais.