Morato fala de racismo e como sua trajetória no futebol tem ligação com o Vasco

Autor do terceiro gol do Vasco da Gama na vitória contra o Flamengo, o atacante Morato concedeu entrevista onde falou de racismo no Brasil.

Morato durante jogo contra o Tombense
Morato durante jogo contra o Tombense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Destaque na vitória do Vasco da Gama por 3×1 diante do Flamengo, que encerrou um jejum de 17 anos contra o rival, o atacante Morato teve aquele famoso dia pós clássico cheio de entrevistas para comentar sua atuação de gala no Maracanã.

O jogador falou do seu primeiro gol com a camisa Cruzmaltina, da comemoração a lá Edmundo e da emoção de jogar um o Clássico dos Milhões, que reúne uma das maiores rivalidades do mundo.

Mas nem só de alegria pelo resultado foi feita a sexta-feira de Morato, em entrevista podcast GE Vasco, o jogador falou da sua trajetória no futebol e tocou em temas sensíveis. Citando o grupo Racionais Mc’s e a história do Cruzmaltino na luta contra a discriminação racial, o atleta falou do preconceito que sofreu ao longo de sua carreira.

– Há uma frase que carrego comigo de um rapper brasileiro que fala que você, por ser preto, tem que ser duas vezes melhor. E por ser pobre também. Assim que eu me sentia quando era bolsista na escolinha de futebol. Eu tinha que provar duas vezes que era bom. Pego a história do Vasco em relação à minha família, que é de negros. Minha esposa e meus filhos são negros.

Na mesma entrevista, Morato comentou a constante injustiça racial do Brasil, que até os dias de hoje causa traumas nos menos favorecidos.

– A gente ainda passa por questões de constrangimento racial. Sem querer querendo, as pessoas ainda não conseguem se afastar dessa questão racial, que ainda fere muita gente nesse país. Partilho disso porque ainda nos dias de hoje a gente vê muita coisa acontecendo com os pobres favelados, que precisam mostrar muito mais. Seja na faculdade, no emprego ou onde for. É a minha história.

Contratado no fim de março, Morato estava no Red Bull Bragantino e acertou com o Time de São Januário por empréstimo até o fim da temporada.

Leia mais sobreMorato
1 comentário
  • Abilio Oliveira Gois - 17 de abril de 2021

    Conheço o Moratinho desde de criança ,estou com ele,em todos os aspectos!!

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
21 de janeiro de 2022
Vasco aposta em jogadores com menos idade, maiores e com mais rodagem na Série B

Vasco da Gama muda perfil de contratações e investe em atletas mais novos, com maior estatura e mais tarimbados na Série B.

Nenê curte folga em Cabo Frio e tira foto com torcedor do Vasco

Elenco ganhou folga nesta sexta-feira (21) e o meia Nenê aproveitou para curtir a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Taça Guanabara só terá VAR nos clássicos

Recurso da arbitragem de vídeo só será utilizado nos jogos da primeira fase que envolvam a participação dos quatro grandes.

Elenco do Vasco campeão da Copinha em 1992 celebra 30 anos da conquista

Jogadores do Vasco da Gama que conquistaram a única Copinha da história do Clube comemoram os 30 anos do titulo.

Rescisões de Caio Lopes e Lucas Santos são publicadas no BID

Jogadores formados na base do Vasco da Gama, Caio Lopes e Lucas Santos tiverem suas rescisões de contrato publicadas no BID da CBF.

Fundo interessado na SAF do Vasco acumula inexperiência e crises de gestão

O grupo americano 777 Partners, que manifestou interesse na SAF do Vasco da Gama, soma falta de experiência e confusões no currículo.

Galarza e Cangá aparecem no BID; Getúlio e Matheus Barbosa aguardam liberação

Matías Galarza e Luis Cangá estão regularizados na CBF e poderão jogar na estreia do Vasco da Gama no Campeonato Estadual.

Confira as informações sobre ingressos para a estreia do Vasco no Carioca

Veja tudo que você precisa saber sobre a venda de ingressos para a partida de estreia do Vasco da Gama no Campeonato Carioca.

Caio Lopes se despede do Vasco

Caio Lopes, ex-jogador do Vasco da Gama, se despediu do Clube nesta sexta-feira através de postagem no Twitter.

Vasco lança ingressos colecionáveis digitais para o Carioca 2022

O Vasco da Gama lançou em parceria com a Block4, ingressos colecionáveis digitais para o Campeonato Carioca 2022.

Veja mais notícias