Morato fala de racismo e como sua trajetória no futebol tem ligação com o Vasco

Autor do terceiro gol do Vasco da Gama na vitória contra o Flamengo, o atacante Morato concedeu entrevista onde falou de racismo no Brasil.

Morato durante jogo contra o Tombense
Morato durante jogo contra o Tombense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Destaque na vitória do Vasco da Gama por 3×1 diante do Flamengo, que encerrou um jejum de 17 anos contra o rival, o atacante Morato teve aquele famoso dia pós clássico cheio de entrevistas para comentar sua atuação de gala no Maracanã.

O jogador falou do seu primeiro gol com a camisa Cruzmaltina, da comemoração a lá Edmundo e da emoção de jogar um o Clássico dos Milhões, que reúne uma das maiores rivalidades do mundo.

Mas nem só de alegria pelo resultado foi feita a sexta-feira de Morato, em entrevista podcast GE Vasco, o jogador falou da sua trajetória no futebol e tocou em temas sensíveis. Citando o grupo Racionais Mc’s e a história do Cruzmaltino na luta contra a discriminação racial, o atleta falou do preconceito que sofreu ao longo de sua carreira.

– Há uma frase que carrego comigo de um rapper brasileiro que fala que você, por ser preto, tem que ser duas vezes melhor. E por ser pobre também. Assim que eu me sentia quando era bolsista na escolinha de futebol. Eu tinha que provar duas vezes que era bom. Pego a história do Vasco em relação à minha família, que é de negros. Minha esposa e meus filhos são negros.

Na mesma entrevista, Morato comentou a constante injustiça racial do Brasil, que até os dias de hoje causa traumas nos menos favorecidos.

– A gente ainda passa por questões de constrangimento racial. Sem querer querendo, as pessoas ainda não conseguem se afastar dessa questão racial, que ainda fere muita gente nesse país. Partilho disso porque ainda nos dias de hoje a gente vê muita coisa acontecendo com os pobres favelados, que precisam mostrar muito mais. Seja na faculdade, no emprego ou onde for. É a minha história.

Contratado no fim de março, Morato estava no Red Bull Bragantino e acertou com o Time de São Januário por empréstimo até o fim da temporada.

Mais sobre:Morato
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Conheço o Moratinho desde de criança ,estou com ele,em todos os aspectos!!

Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.