Matheus França vive último dia no Vasco após passagem frustrada

Contratado com grande expectativa no ano passado, Matheus França teve poucas oportunidades e não conseguiu se firmar no Vasco da Gama.

Matheus França em Vasco x Nova Iguaçu
Matheus França em Vasco x Nova Iguaçu (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O vínculo de Matheus França com o Vasco chega ao fim nesta terça-feira (30), encerrando uma passagem que ficou muito aquém das expectativas criadas em sua contratação. Fora dos planos da comissão técnica nas últimas semanas, o meia já havia sido liberado pelo clube e não participa mais das atividades com o elenco.

Contratado por empréstimo junto ao Crystal Palace em agosto do ano passado, Matheus desembarcou em São Januário cercado de expectativa. Revelado pelo Flamengo, o jogador foi uma das contratações que mais geraram consenso dentro do departamento de futebol do Vasco.

Porém, o desempenho não correspondeu ao investimento e à confiança depositados. Ao longo da passagem pelo clube, o meia disputou 27 partidas, sendo apenas quatro como titular e 23 saindo do banco de reservas. O único gol marcado aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Audax Italiano, no Chile, pela Copa Sul-Americana.

A avaliação interna é de que a falta de sequência após um longo período sem atuar e o aspecto psicológico influenciaram no rendimento do jogador. Pessoas que acompanharam o dia a dia do atleta destacavam o potencial técnico, mas apontavam dificuldades para transformar essa qualidade em boas atuações dentro de campo.

Durante esse período, tanto Fernando Diniz quanto Renato Gaúcho demonstraram confiança na recuperação do meia. O presidente Pedrinho também saiu em defesa do atleta e chegou a pedir paciência à torcida.

– O Matheus França, que foi muito elogiado por vocês (quando contratado), a gente pede para o torcedor um apoio para o Matheus, é um jogador de muito potencial, afirmou Pedrinho, em março deste ano.

Antes mesmo de chegar ao Vasco, Matheus França enfrentou uma sequência de lesões durante sua passagem pelo futebol inglês, fator que comprometeu sua evolução. A necessidade de readaptação ao futebol brasileiro era tratada como natural, mas havia a expectativa de que o jogador conseguisse crescer de rendimento na reta final da temporada passada.

O momento delicado vivido pelo Vasco, que acumulou sete derrotas nas últimas oito rodadas do Campeonato Brasileiro, também foi considerado um obstáculo para o desenvolvimento do meia.

Sem conseguir apresentar evolução, Matheus iniciou a temporada de 2026 distante da disputa por uma vaga entre os titulares. Fernando Diniz ainda apostava na recuperação do atleta, mas as oportunidades foram diminuindo.

A principal delas aconteceu no empate sem gols com o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, quando começou jogando, mas foi substituído no intervalo após uma atuação discreta.

Com Diniz, o meia voltaria a entrar em campo apenas na estreia vascaína no Campeonato Brasileiro, diante do Mirassol, atuando durante o segundo tempo. Depois disso, perdeu ainda mais espaço no elenco com a chegada de Johan Rojas na última janela de transferências.

A troca no comando técnico também não mudou o cenário. Renato Gaúcho, que participou da transição de Matheus França das categorias de base para o profissional do Flamengo, chegou cercado pela expectativa de recuperar o jogador. No entanto, o meia recebeu poucas oportunidades.

Sob o comando do novo treinador, foi titular apenas uma vez, no empate por 0 a 0 com o Barracas Central, na Argentina, pela Copa Sul-Americana, quando a comissão técnica preservou os principais jogadores do elenco.

Foi justamente na competição continental que Matheus viveu seu melhor momento com a camisa Cruzmaltina. Na vitória por 2 a 1 sobre o Audax Italiano, entrou no intervalo, mudou a dinâmica da equipe e marcou o gol que garantiu o triunfo fora de casa, além de participar das principais jogadas ofensivas do Vasco.

A comemoração evidenciou o alívio do jogador após um longo período de cobranças. Contudo, a atuação não foi suficiente para recolocá-lo nos planos da comissão técnica. Depois do jogo, ele não voltou a ser utilizado no Brasileiro e só disputou mais uma partida, na derrota por 2 a 1 para o Olimpia, pela Copa Sul-Americana, em 20 de maio.

O fim do contrato também representa um alívio na folha salarial do Clube. O Vasco arcava com 100% dos vencimentos do meia, que figurava entre os jogadores de maior salário do elenco. A saída abre espaço no orçamento para a busca por reforços na sequência da temporada.

Mais sobre:Matheus França
1 comentário
  • Responder

    Esse perna de pau ainda está no Vasco????????? Só falta agora o Pedrinho renovar o empréstimo desse trambolho ganhando os mesmos Hum milhão de reais por mês.
    É mole um jogador desse ganhar hum milhão de reais por mês???????

Comente

Veja também
São Januário ganha nova capacidade antes de jogo contra o Boca Juniors

Vasco da Gama consegue liberação de São Januário para 24.155 torcedores e tenta levar semifinal contra o Boca Juniors para o estádio.

Vasco recorre contra suspensão e pede decisão urgente sobre Maracanã

Vasco da Gama recorre ao TJ-RJ e pede decisão urgente para enfrentar o Boca Juniors no Maracanã, pela semifinal da Sul-Americana.

Vasco lança linha exclusiva de cadeiras em parceria com a Flexform; veja modelos

Flexform lança duas opções de cadeira em homenagem ao Vasco da Gama e Clube divulga vídeo; confira os detalhes.

Torcida do Vasco esgota ingressos para o jogo contra Botafogo

Botafogo disponibiliza 4 mil ingressos para torcida do Vasco da Gama e carga se esgota em poucas horas; veja detalhes.

Contrato do Vasco com Lamacchia: valores, prazos e obrigações

Marcos Lamacchia encaminha memorando de entendimento (MoU) a conselheiros do Vasco da Gama; veja o que prevê o contrato.

Vasco anuncia novo patrocínio para a base e o futebol feminino

Vasco da Gama anuncia parceria com a escola KNN idiomas, que estampará sua marca nas camisas da base e futebol feminino; veja detalhes.

Ação de torcedor faz Justiça suspender processo do Vasco pelo Maracanã

Vasco da Gama aciona Justiça para atuar no Maracanã contra o Boca Juniors, mas ação de torcedor suspende pedido do Clube; veja detalhes.

Ex-Botafogo elogia nova SAF do Vasco e revela interesse em participar do projeto

Profissional destacou o trabalho realizado pelo Vasco e afirmou que gostaria de participar da nova fase a partir da próxima temporada.

Vasco começa a definir elenco para 2027 e avalia futuro de 9 jogadores; veja lista

Vasco analisa contratos em fim de vigência, opções de compra e jogadores que estão fora dos planos para a próxima temporada.

Vasco não entra no STF contra fim das bets e mantém posição de neutralidade

Vasco optou por não aderir à movimentação da maioria das equipes das Séries A e B no Supremo e mantém alinhamento com a CBF.