Marcelo Alves se consolida como titular de Luxemburgo no Vasco

Emprestado pelo Madureira, o zagueiro Marcelo Alves superou a desconfiança se firmou na equipe com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Marcelo Alves foi eleito o craque do jogo contra o Bahia
Marcelo Alves foi eleito o craque do jogo contra o Bahia (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Todo garoto da base repete que seu sonho é jogar em um time grande. O que talvez ele não tenha noção é da urgência para realizar esse desejo. Os clubes grandes e o Brasileirão formam uma espécie de patota na qual, quanto mais velho o jogador é, mais difícil se torna a entrada, mais enraizado fica o estereótipo de “jogador de time pequeno”. E isso só valoriza o feito do zagueiro Marcelo Alves, titular do Vasco nesta reta final da Série A.

Aos 23 anos, completados no último domingo, ele conseguiu romper com o estigma que existe sobre o jogador originário de times de menor expressão para disputar seu primeiro Brasileiro pelo Vasco. Dissipou a desconfiança inicial de torcedores com o reforço vindo do Madureira e virou titular de Vanderlei Luxemburgo na tentativa para manter o cruz-maltino na elite do país.

Os números comprovam o quanto é difícil ter a chance que Marcelo teve. Para se ter uma ideia, 198 jogadores foram titulares nas nove partidas da 34ª rodada. Deles, 68% são jogadores contratados já com jogos pelo Brasileirão no currículo, 18% são atletas revelados no próprio clube, 9,5% são estrangeiros e apenas 4,5% são atletas como Marcelo, formados em times menores e que têm no Brasileiro de 2020 a primeira experiência na competição mais importante do Brasil.

Quarta-feira, contra o Fortaleza, no Castelão, ele deverá formar dupla de zaga com Leandro Castan, que está de volta depois de cumprir suspensão contra o Flamengo. Marcelo Alves atualmente vence a disputa interna com um veterano de Brasileiros (Werley), e duas pratas da casa (Miranda e Ricardo Graça), pela posição no time de São Januário.

Um fato explica a demora para Marcelo Alves conseguir a primeira chance em um time grande: sua chegada a um clube formador, como é o Madureira, foi tardia. Enquanto a maior parte dos garotos iniciam a caminhada ainda no sub-12, o garoto passou a atuar pelo Tricolor suburbano aos 15 anos.

Ainda assim, ao se destacar, quase reforçou a base do Vasco na última gestão de Eurico Miranda, mas a mudança não se confirmou. Marcelo Alves seguiu então no Madureira. Seu caminho voltaria a cruzar com o do Cruz-maltino em 2019: faria sua estreia no Estadual da Primeira Divisão justamente contra o Vasco. A partida terminou com vitoria do time da Colina por 1 a 0 e expulsão de Marcelo. Uma tarde para se esquecer em Conselheiro Galvão.

Ele terminou aquela temporada jogando a Copa Espírito Santo e teve de esperar até o segundo Estadual da carreira, em 2020, para novamente ser notado pelo Vasco. Foi José Luiz Moreira, vice de futebol, quem acionou Elias Duba, presidente do Tricolor, para fazer a transferência do zagueiro em 2020.

Atualmente, as partes já demonstraram interesse em renovar o compromisso de Marcelo no Vasco, que vai até o fim do Brasileiro. A tendência é que as conversas avancem depois que a competição acabar e o time da Colina souber se permanecerá na Primeira Divisão ou não, afirmou o representante do jogador, Bruno Lopes.

Fonte: Extra Online

Mais sobre:Marcelo Alves
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Bom zagueiro, passe bom e forte pelo alto, porém muito lento. Não pode fazer dupla com Castan, outro bom zagueiro lento.
    Temos que ter firmeza e velocidade.

Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.