Mais sorte que juízo: Vasco se beneficia com tropeços dos rivais em meio a oscilação

Vaso da Gama tem contado com a sorte para manter vantagem razoável para os principais concorrentes na briga pelo G4 da Série B.

Anderson Conceição e Zé Gabriel em jogo contra a Ponte Preta
Anderson Conceição e Zé Gabriel em jogo contra a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)

No meio de uma sequência cambaleante na Série B do Brasileirão, com apenas duas vitórias nos últimos nove jogos, o Vasco pode se considerar um clube com sorte por continuar a seis pontos de distância do quinto colocado, que é o que afinal de contas importa. O time flerta com o perigo, mas os resultados de quem está embaixo vem ajudando.

Invicto até a 14ª rodada, o Vasco conheceu sua primeira derrota na competição em junho, quando perdeu por 2 a 0 para o Novorizontino fora de casa. Desde então, dos 24 pontos em disputa, a equipe conquistou nove. As duas únicas vitórias nesse período foram o 1 a 0 sobre o Criciúma fora de casa e o 4 a 0 sobre o CRB em São Januário.

Apesar disso, a distância para o quinto colocado, que era de nove pontos antes dessa sequência, no momento ainda é de seis. Houve uma queima de três pontos de gordura, nada mais. O técnico Emílio Faro quer retomar o caminho dos bons resultados o quanto antes.

– O segredo agora é quebrar o retrovisor, enxergar a próxima partida, onde teremos casa cheia com a nossa torcida, e trazer a alegria para o nosso torcedor. É manter firme nesse acesso, que vamos conseguir com certeza – garantiu ele na coletiva após a derrota no Moisés Lucarelli.

O Vasco é o quarto colocado da Série B, com 39 pontos. Nesta terça, por exemplo, corria o risco de ver a diferença para o primeiro clube fora do G-4 diminuir consideravelmente, mas o Londrina (33 pontos) perdeu para o Cruzeiro e o Tombense (33) só empatou com o Vila Nova jogando em casa.

Veja a sequência de resultados que favoreceu o Vasco nas últimas rodadas:

15ª rodada – O Vasco (30 pontos) abriu a rodada a nove de distância de Londrina e Sport, que eram quinto e sexto colocados, respectivamente, ambos com 21 pontos. O time foi derrotado pelo Novorizontino, mas o Londrina também perdeu para o Grêmio e o Sport perdeu para o Cruzeiro. Além disso, o Tombense, que tinha 20, só empatou com o CRB. Distância: 9 pontos.

16ª rodada – Com os mesmos nove pontos de distância, o Vasco só empatou com o Sport no Maracanã. Londrina e Tombense empataram com CSA e Ponte Preta, respectivamente, e estacionaram. Mas o Criciúma venceu o Ituano e foi a 23 pontos. Distância: 8 pontos.

17ª rodada – Vasco venceu o Criciúma e foi para 34 pontos na tabela. Sport e Tombense também venceram e foram juntos a 25. Distância: 9 pontos.

18ª rodada – Na mesma rodada em que o Vasco (34 pontos) foi derrotado pelo Sampaio Corrêa, o Sport só empatou com o Operário e o Tombense perdeu para o Grêmio. O Criciúma, que começou a rodada com 23, também ficou só no empate com a Ponte. Distância: 8 pontos.

19ª rodada – O Vasco empatou com o Ituano em São Januário, mas deu sorte porque o Sport (26 pontos) só empatou com o Vila Nova e o Sampaio Corrêa (25) perdeu para o Londrina. O Tombense venceu o Criciúma e assumiu a quinta colocação, com 28. Distância: 7 pontos.

20ª rodada – Na rodada em que o Vasco (35 pontos) perdeu para o Vila Nova em Goiânia, o Tombense só empatou com o Operário e o Sport perdeu para o Sampaio Corrêa. Distância: 6 pontos.

21ª rodada – Vasco goleou o CRB em São Januário, mas o Tombense também venceu o Sampaio Corrêa na rodada. Distância: 6 pontos.

22ª rodada – Vasco só empatou com a Chape e foi a 39 pontos. A sorte é que o Tombense perdeu para o Cruzeiro. O Londrina aproveitou a chance, venceu o Novorizontino e assumiu a quinta colocação, com 33. Distância: 6 pontos.

23ª rodada – Apesar da derrota para a Ponte, Vasco segue a seis pontos de distância para o quinto colocado porque o Londrina perdeu para o Cruzeiro , o Tombense empatou com o Vila Nova e o Sport perdeu para o Ituano. Distância: 6 pontos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Presidente do Vitória de Guimarães crítica Álvaro Pacheco após rescindir contrato

Presidente do Vitória de Guimarães cobrou um pedido de desculpas do técnico Álvaro Pacheco, que negocia com o Vasco da Gama.

Custo zero! Vasco não pagará multa por Álvaro Pacheco

Álvaro Pacheco chega ao Vasco da Gama por um ano, com possibilidade de prorrogar o contrato por mais uma temporada.

Álvaro Pacheco será o 5º técnico do Vasco na era SAF; veja retrospecto dos antecessores

Treinador português que deixou o Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco está bem perto de ser técnico do Vasco da Gama.

Contratado por R$ 15 milhões, Clayton perde espaço no time titular do Vasco

Atacante que veio do Casa Pia-POR, Clayton ainda não conseguiu emplacar uma sequência de jogos com a camisa do Vasco da Gama.

Rafael Paiva pode integrar a comissão técnica de Álvaro Pacheco; entenda

Interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva tem sido bem avaliado pela direção do Clube e pode ganhar cargo com a chegada de Álvaro Pacheco.

Sair da versão mobile