Mais de uma década: o que mudou no Vasco entre a saída e o retorno de Alex Teixeira

Revelado pelo Vasco da Gama, Alex Teixeira prosperou no futebol internacional e vai encontrar um Clube diferente do de dez anos atrás.

Alex Teixeira em ação pelo Vasco em 2009
Alex Teixeira em ação pelo Vasco em 2009

O lema do Vasco e de sua torcida, após o primeiro rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em 2008, foi “O sentimento não pode parar”. Mais de uma década depois, muita coisa mudou no Cruz-Maltino, outras nem tanto. Alex Teixeira era um menino, um jogador ainda em formação, porém muito promissor. Ele volta ao clube após sucesso, fortuna, consolidação e pronto para executar o papel de líder técnico do time.

No setor ofensivo, a responsabilidade será dividida com Nene. E ele deverá atuar como centroavante, após uma carreira, na Europa e na Ásia, de multifunções. O meia-atacante de 32 anos foi, no ano daquela queda, uma revelação. Na campanha do acesso, era figura frequente, como meia e como atacante próximo do centroavante.

Os cenários dos elencos eram semelhantes. O time-base que conquistou o título daquela Série B tinha um goleiro experiente, Fernando Prass, como também tem mais de 30 anos Thiago Rodrigues. Carlos Alberto era o maestro do time, papel feito, guardadas as diferenças de características, por Nene atualmente.

Philippe Coutinho jogou muito pouco naquele campeonato. Rumou à Internazionale (ITA) após 12 jogos. Aloísio Chulapa, já consagrado, disputou a mesma quantidade de partidas, e não fez gols. Os demais eram operários. Jogadores que ainda buscavam um lugar ao sol no futebol. Alguns se consagraram logo em seguida, como Fagner. Outros não.

O cenário do clube em si era bem diferente. O clima de recuperação daquela época seria seguido de anos de briga pelo título do Campeonato Brasileiro, título da Copa do Brasil e boa campanha em Copa Libertadores. Mas o agravamento da crise financeira resultou em novo rebaixamento, em 2013. E quedas também em 2015 e 2020.

O time que não subiu pela primeira vez no ano seguinte à queda, em 2021, foi substituído quase que por inteiro por uma equipe que faz campanha quase perfeita nesta edição. É o símbolo da transição para um momento de futebol terceirizado após a iminente venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube para a 777 Partners.

A política do Vasco nunca arrefeceu. Houve eleições e períodos de crises institucionais dos mais variados tipos. Alex Teixeira viveu isso e pode viver menos daqui para frente. Nada é garantido. Mas se o time subir – missão à qual ele pretende contribuir -, o clube poderá ter algo, finalmente, mais próximo da paz.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Alex Teixeira
Comente

Veja também
Veja como o Vasco pode ser escalado para enfrentar o Olimpia

Vasco da Gama enfrenta o Olimpia pressionado na Sul-Americana; veja como o time pode ser escalado par ao duelo.

Feminino do Vasco estreia em São Januário neste sábado

Vasco da Gama estreia em São Januário com time feminino invicto no Brasileiro A2 e vive grande fase na temporada.

Vasco avalia goleiro de 10 anos que se destacou na Go Cup

Goleiro Miguel Javan, de 10 anos, inicia período de testes no Vasco da Gama após destaque na Go Cup em Goiás.

Mudança à vista: Hugo Moura pode voltar ao time titular do Vasco

Hugo Moura pode voltar ao time titular do Vasco da Gama contra o Olimpia após perder espaço no meio-campo.

Retrospecto entre Vasco x Olimpia é marcado pelo equilíbrio; veja números

Vasco da Gama e Olimpia se enfrentam nesta quinta-feira (30), em São Januário, pelo grupo G da Copa Sul-Americana.

Ex-Vasco, Ricardo Sá Pinto assume o Pafos, do Chipre

Ex-técnico do Vasco da Gama, o português Ricardo Sá Pinto assina contrato para comandar o Pafos, do Chipre.

CT do Vasco passa por visita técnica para projeto de expansão e modernização

Vasco da Gama já está negociando junto ao acordo da SAF um modelo de ampliação e melhorias no seu centro de treinamento.

Com duas lideranças, Olimpia enfrenta o Vasco após derrota dura no Paraguai

Vasco da Gama e Olimpia se enfrentam nesta quinta-feira (30), em São Januário, pelo grupo G da Copa Sul-Americana.

Reforço de R$ 30 milhões do Vasco não engrena e perde espaço com Renato

Vasco da Gama ainda acredita na recuperação de contratação que chegou cercada de expectativa, mas que ainda não correspondeu.

Thiago Mendes e Cuiabano não treinam e Vasco liga alerta em semana decisiva

Dupla do Vasco da Gama, Thiago Mendes e Cuiabano podem virar desfalques na Sul-Americana e no clássico contra o Flamengo pelo Brasileiro.