Lucão exalta história de Barbosa: ‘Abriu as portas para todos nós que somos pretos’

Goleiro titular do Vasco da Gama, Lucão exaltou a história de Barbosa e diz que representa a posição com orgulho.

Lucão veste camisa comemorativa ao centenário de Barbosa
Lucão veste camisa comemorativa ao centenário de Barbosa (Foto: Reprodução/ Twitter do Vasco)

É dia de Barbosa. Aniversário de um dos grandes personagens do imaginário popular brasileiro. Um dos maiores ídolos da história do Vasco. O time, neste início de temporada 2021, em meio à reconstrução do elenco e do clube, encara o Madureira. Debaixo das traves, outro goleiro negro. Lucão representa com orgulho a posição que o histórico goleiro cruz-maltino dignificou. Neste sábado, a vitória é o objetivo em forma de homenagem.

– Quando cheguei ao Vasco, me falaram muito da história do Barbosa. Sempre citava ele nos trabalhos da escola que falavam de ídolos. Ele abriu as portas para todos nós que somos pretos. Se estou aqui hoje, é por conta da luta dele. Nos tempos de hoje, temos goleiros pretos que são importantes, mas antes do Barbosa não era assim. Realmente dá pra ver o legado que ele nos deixou – exaltou Lucão, ao LANCE!. E acrescentou:

– Estou muito feliz por ocupar, hoje, um lugar que já foi do Barbosa. Ano passado, quando eu estava jogando, a filha dele entrou em contato comigo dizendo que eu fazia lembrar o pai dela e isso me emocionou bastante. Conversamos até hoje. Ela me conta várias histórias do Barbosa. Não tem como não ser fã ou agradecê-lo por tudo que fez por nós – reverencia.

Apesar das palavras conscientes, Lucão tem apenas 20 anos. É que a consciência sobre quem foi relevante ao extremo é obrigatória para quem cresceu em São Januário. Ainda engatinhando como titular, ele está no clube desde os 13 anos. Frequentou seleções de base em diferentes categorias, assim como o reserva Cadu, de 17 anos.

Ambos aprendem a “cartilha” de Barbosa. O Documento Orientador Metodológico que o clube entrega para cada um leva nome e rosto do ídolo. A capa já diz: “Excelência na formação de goleiros”. Também pudera. Estão bem de professor.

– O Barbosa é uma inspiração. Sempre que posso eu leio, estudo sobre ele, sobre os feitos que ele obteve tanto pela Seleção quanto pelo Vasco. Mas apesar de ser um dos grandes goleiros da história, ele representa bem o que é a posição, o quão ingrata pode ser. Por conta de um erro, ele foi crucificado pela mídia, pela sociedade e carregou esse peso pela vida toda dele injustamente – lamentou, também ao L!. E continuou:

– As pessoas acabam olhando só pelo lado negativo e não enxergam a quantidade de coisas que ele já fez pela Seleção e pelo Vasco. Por conta disso, por dar a volta por cima, sempre se manter perseverante e humilde, ele é um exemplo e uma inspiração para todos. Não só goleiros, mas todos os jogadores devem se inspirar nele. Na base, a gente sempre estuda sobre ele. A gente tenta pegar o que ele já fez de muito bom pelo clube e colocar em prática para reerguer a instituição do Vasco da Gama e ajudar no que a gente puder – concluiu.

Fonte: Lancenet

Leia mais sobreBarbosaLucão
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
12 de maio de 2021
Romulo acredita que o Vasco está fazendo planejamento parecido ao de 2011

O volante do Vasco da Gama, Romulo, disse que há semelhança nessa mescla entre jogadores experientes e garotos no elenco.

Romulo comenta passagem pelo Flamengo e diz sentir saudade da torcida do Vasco

Recém contratado pelo Vasco da Gama, o volante Romulo falou da época em que defendeu o Flamengo e da sua relação com à torcida do Gigante.

Vasco pode ter premiação da Taça Rio penhorada por dívida de 2019

O Vasco da Gama pode ter o valor da premiação pela disputa da final da Taça Rio penhorado por uma dívida adquirida em 2019.

11 de maio de 2021
Romulo reforça identificação com o Vasco, enaltece diretoria e promete entrega total

Volante do Vasco da Gama, Romulo concedeu entrevista nesta terça-feira (11) onde falou da sua volta ao Cruzmaltino.

TV Record e Tik Tok vão transmitir finais da Taça Rio entre Vasco e Botafogo

As duas partidas entre Vasco da Gama e Botafogo, que irão definir o campeão da Taça Rio, terão transmissão da TV Record e do Tik Tok.

Polêmica do VAR: Justiça solicita que MP se manifeste antes de decidir sobre liminar

A Justiça está analisando um pedido de liminar de um vascaíno que visa anular o jogo entre Vasco da Gama e Internacional.

Romulo aponta caminho para sucesso na Série B e elogia trabalho de Marcelo Cabo

O volante do Vasco da Gama, Romulo, ainda contou como o técnico Marcelo Cabo lida com o elenco no dia a dia de treinamentos.

Sub-20: assista aos bastidores de Vasco 4 x 2 São Raimundo-RR

Confira os bastidores da vitória do Vasco da Gama por 4×2 sobre o São Raimundo-RR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20.

‘Vovô das embaixadinhas’ relembra período no Vasco e experiência no Japão em 98

Jankel Schor, o popular ‘vovô das embaixadinhas’, foi com a delegação do Vasco da Gama para o Japão em 1998 e recebeu elogios.

Final da Taça Rio entre Vasco e Botafogo pode ter presença de público

A final da Taça Rio entre o Vasco da Gama e o Botafogo pode ter presença de público, conforme sugestão da FERJ.

Veja mais notícias