Lisca explica mudanças táticas de Morato e Léo Matos no Vasco

Enquanto Morato passou a atuar pela esquerda do ataque do Vasco da Gama, Léo Matos tem se transformado em 3º zagueiro pela direita.

Repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes e técnico Lisca
Repórter do Vasco Notícias Raphael Fernandes e técnico Lisca (Foto: Reprodução/Vasco TV)

Em entrevista coletiva após o triunfo do Vasco da Gama por 1×0 sobre o Vitória, neste sábado (07), no Barradão, em Salvador, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Lisca, questionado pela reportagem do site Vasco Notícias, comentou as mudanças táticas recentes envolvendo o atacante Morato e o lateral-direito Léo Matos.

Sobre o primeiro, que passou a atuar mais pelo lado esquerdo do ataque e, com isso, seu desempenho cresceu nos últimos jogos, o treinador cruzmaltino revelou que já havia tentado sua contratação para seu antigo clube, o América-MG, mas isso acabou não se concretizando.

– Convidei o Morato para jogar comigo no América-MG exatamente para fazer essa função do canhoto que joga pelo lado esquerdo, mas ele optou em vir para o Vasco. Isso varia muito de acordo com a característica dos adversários, de jogo para jogo. Contra o São Paulo, a gente já usou isso, mas Morato e Léo Jabá muito mais numa terceira linha de três, fazendo penetrações nas costas do trio de zaga do SP – explicou.

Já em relação a Léo Matos, que virou opção, além da lateral, também para a zaga, Lisca disse que a presença maciça defensiva do jogador aconteceu muito por conta do trabalho em conjunto do Vitória no lado do jogador.

– Contra o São Paulo no Morumbi, ele (Léo Matos) já ficou mais preso, como terceiro zagueiro, pois a gente tinha os dois atacantes do SP e sofremos muito nas coberturas. Hoje ele se segurou mais, pois Marcinho e Roberto faziam o lado mais forte do ataque do Vitória. O Marcinho trazia para dentro abrindo o corredor para o Roberto – pontuou.

Paralelamente, Lisca detalhou alguns quesitos nos quais Léo Matos ainda precisa melhorar e aproveitou também para encher a bola de Andrey, Juninho e Léo Jabá.

– Precisamos acertar esse salto do Léo nas invertidas, diagonais. Ele ainda precisa compreender um pouco a leitura e, como falei, não tenho tempo para treinar isso. Aos poucos, tenho certeza que o Léo vai evoluir. Hoje jogamos na linha de quatro. O adversário empurrou ele lá para trás. Ele se viu muito bem defensivamente, primeiro com auxílio do Jabá e do Juninho e, depois, do Andrey. Nossa ideia é usar a linha de três esporadicamente, quando acharmos necessário.

Assista

Próximo jogo

Provavelmente com Léo Matos novamente entre os titulares, o Vasco volta a campo na próxima terça-feira (10), contra o Vila Nova, às 21h30min, em São Januário. O duelo é válido pela 17ª rodada da Série B.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.