Libertadores e Sul-Americana: veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.

Coutinho e Garro Corinthians x Vasco
Coutinho e Garro Corinthians x Vasco (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

É verdade que depois das quatro derrotas seguidas no Brasileirão, uma vaga na Pré-Libertadores do ano que vem ficou mais difícil para o Vasco. No entanto, o clube ainda nutre esperanças de uma classificação para a competição internacional em 2025, que pode vir com uma vaga no G-7, ou em caso de G-8, ou para a Sul-Americana.

O Vasco é o 11º colocado do Brasileirão, com 43 pontos em 35 rodadas. Ou seja, se vencer os três últimos jogos, o time chega aos 52, pontuação que o levaria, no máximo, até a sétima posição — a última que, hoje, leva um time para a Pré-Libertadores. Para isso, o clube de São Januário tem que secar alguns rivais no meio do caminho: Cruzeiro, Bahia, Corinthians e Atlético-MG.

Quais são os cenários possíveis? O ge faz as contas para o torcedor do Vasco.

Jogos restantes de cada time:

  • Vasco – tem 42 pontos (12 vitórias): Atlético-GO (C), Atlético-MG (C) e Cuiabá (F)
  • Cruzeiro – tem 48 pontos (13 vitórias): Bragantino (F), Palmeiras (C) e Juventude (F)
  • Bahia – tem 47 pontos (13 vitórias): Cuiabá (F), Corinthians (F) e Atlético-GO (C)
  • Corinthians – tem 47 pontos (12 vitórias): Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F)
  • Atlético-MG – tem 44 pontos (10 vitórias): Vasco (F) e Athletico-PR (C)

Em caso de G-7

Se o Atlético-MG for campeão da Libertadores e ficar de fora do G-7, o Vasco precisa somar, no mínimo, cinco pontos e torcer por uma combinação de resultados.

Se o Vasco fizer 9 pontos (52 pontos e 15 vitórias)

  • Cruzeiro – só poderia fazer quatro pontos contra Bragantino (F), Palmeiras (C) e Juventude (F)
  • Bahia – só poderia fazer cinco pontos contra Cuiabá (F), Corinthians (F) e Atlético-GO (C)
  • Corinthians – só poderia fazer cinco pontos contra Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F)

Se o Vasco fizer 7 pontos (50 pontos e 14 vitórias)

  • Cruzeiro – só poderia fazer, no máximo, dois pontos contra Bragantino (F), Palmeiras (C) e Juventude (F)
  • Bahia – só poderia fazer, no máximo, três pontos contra Cuiabá (F), Corinthians (F) e Atlético-GO (C) — sendo três empates; caso fosse uma vitória e duas derrotas, Vasco teria que tirar -16 de saldo
  • Corinthians – só poderia fazer, no máximo, três pontos contra Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F)

Se o Vasco fizer 6 pontos (49 pontos e 14 vitórias)

  • Cruzeiro – só poderia fazer, no máximo, um ponto contra Bragantino (F), Palmeiras (C) e Juventude (F)
  • Bahia – só poderia fazer, no máximo, dois pontos contra Cuiabá (F), Corinthians (F) e Atlético-GO (C)
  • Corinthians – só poderia fazer, no máximo, dois pontos contra Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F)
  • Atlético-MG – não poderia vencer Vasco (F) e Athletico-PR (C)

Se o Vasco fizer 5 pontos (48 pontos e 13 vitórias)

  • Cruzeiro – teria que perder os três jogos contra Bragantino (F), Palmeiras (C) e Juventude (F);
  • Bahia – só poderia fazer, no máximo, um ponto contra Cuiabá (F), Corinthians (F) e Atlético-GO (C) — e o Vasco tirar um saldo de 16 gols
  • Corinthians – só poderia fazer, no máximo, um ponto contra Criciúma (F), Bahia (C) e Grêmio (F)

Em caso de G-8

Se o Botafogo for campeão da Libertadores, o número de vagas para a Pré-Libertadores aumentará. Desta forma, o sétimo e o oitavo colocado iriam para a competição internacional, aumentando as probabilidades do Vasco.

Desta forma, o raciocínio para o cálculo do G-7 se repete. No entanto, o Vasco , em vez de ter que ficar na frente das quatro equipes que estão acima dele no momento (Cruzeiro, Bahia, Corinthians e Atlético-MG), teria que ficar na frente de apenas três.

Ou seja: um dos cenários abaixo dos times poderia acontecer, desde que os outros não acontecessem também. Exemplo: se o Vasco fizer nove pontos, e o Cruzeiro fizer mais de quatro pontos, Bahia e Corinthians não poderiam fazer cinco.

E a Sul-Americana?

O Vasco só depende dele para se classificar para a Sul-Americana. Atualmente, as vagas vão da 8ª a 13º posição. Caso o Botafogo vença a Libertadores, as vagas da Sul-Americana mudam para o recorte da 9ª até a 14ª posição.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Atacante estrangeiro pode deixar o Vasco em 2027

O Vasco da Gama avalia o futuro de Claudio Spinelli, após o atacante perder espaço e mudança no limite de estrangeiros.

Brenner evolui na recuperação e fica perto de retornar ao Vasco

Brenner avança no tratamento de lesão no pé e se aproxima do retorno ao Vasco da Gama para a reta final da temporada.

Amoroso elogia Vasco e projeta briga por títulos em 3 anos

Ex-jogador e atual comentarista, Amoroso elogia Vasco da Gama e coloca time no topo daqui três anos; André Plihal exalta Clube.

Veja as alternativas do Vasco para enfrentar o Boca em São Januário

Vasco da Gama deseja mandar confronto diante do Boca Juniors em São Januário e aguarda a Conmebol; Clube estuda outras alternativas.

Mateus Carvalho supera lesão e comemora volta ao Vasco

Recuperado de uma grave lesão no joelho, Mateus Carvalho está liberado para treinar e comemora retorno aos gramados; veja detalhes.

Quem substituirá Andrés Gómez no Vasco contra o Botafogo? Veja opções

O técnico Pedro Emanuel avalia as opções disponíveis para definir o substituto de Andrés Gómez contra o Botafogo.

Sportingbet se manifesta após decisão e fala sobre futuro com o Vasco

Vasco da Gama é afetado por nova MP contra bets, e a Sportingbet se manifesta sobre o futuro do patrocínio no Brasil.

Vasco ganha apoio da CBF e FERJ para tentar liberar São Januário contra o Boca

Vasco da Gamatem auxílio da CBF e Ferj para tentar liberar São Januário contra o Boca Juniors, pela semifinal da Sul-Americana.

Pedro Emanuel usará jogo-treino para testar opções no Vasco

Pedro Emanuel usará o jogo-treino desta quarta-feira para observar jogadores que tiveram poucas oportunidades no Vasco.

Vasco tem trunfo que pode reduzir impacto com possível fim das bets

O Vasco tem uma cláusula no contrato com a Almirante Empreendimentos S.A. que pode reduzir o impacto de eventual perda de receitas.