Léo Jardim não é convocado para a Copa América; Douglas Luiz está na lista
O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presente na convocação passada, não está na lista de 23 convocados pelo técnico Dorival Júnior.
Na manhã desta sexta-feira (10), Dorival Júnior anunciou os 23 convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra México e Estados Unidos, e para a Copa América. Entre os selecionados, não apareceu Léo Jardim, do Vasco da Gama.
Presente na lista anterior, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, o arqueiro vascaíno não foi chamado desta vez, o que não é uma surpresa. Na ocasião, o Camisa 1 foi chamado posteriormente para substituir o lesionado Éderson, do Manchester City, da Inglaterra.
Recuperado, o goleiro está de volta e, inclusive, deve ser o titular. Os outros dois arqueiros chamados foram Alisson, do Liverpool, da Inglaterra, além de Bento, do Athletico-PR. Léo Jardim ficou como opção no banco de reservas nos dois confrontos, portanto, não foi utilizado.
Douglas Luiz
Em contrapartida, se engana que pensa que o Vasco não será representado na Amarelinha. Embora não tenha nomes de seu elenco, um vascaíno na lista é Douglas Luiz, formado nas categorias de base do Gigante, e que não perde a oportunidade de se declarar. O volante defende o Aston Villa, da Inglaterra.
Os convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Lucas Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vinicius Jr (Real Madrid).
Léo Jardim
Além da ausência, o que pesou também para a convocação de Léo Jardim à época foi sua regularidade de boas atuações desde 2023, somado a grande atuação no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, quando bateu recorde de defesas.
O goleiro segue se destacando, não à toa lidera estatísticas na atual Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. No entanto, o péssimo momento coletivo da equipe vascaína tem ofuscado o nível de atuações do arqueiro, o que não é ruim se considerar que seria desfalque durante a Copa América.