Com altos e baixos, Juninho deve ganhar novas oportunidades no Vasco

Juninho teve uma temporada de altos e baixos no Vasco da Gama, mas deve receber mais oportunidades nesta reta final do Brasileiro.

Juninho durante o jogo contra o Boavista
Juninho durante o jogo contra o Boavista (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Juninho tem apenas um ano como profissional, mas já experimentou os dois lados da moeda na carreira. Efetivado no elenco principal do Vasco no início desta temporada, o camisa 50 teve altos e baixos e ressurge como alternativa após entrar bem no clássico contra o Flamengo. Ele vem sendo testado e tem chance de começar a partida contra o Fortaleza.

A temporada de estreia tem sido uma verdadeira gangorra para Juninho. Talento, boas atuações e elogios contrastaram com problemas dentro e fora de campo. Agora, no jogo decisivo contra o Fortaleza, na quarta-feira, surge uma nova oportunidade para o jovem, que recém completou 20 anos, se firmar na equipe.

O sobe e desce de Juninho é tão grande que, em pouco mais de um mês sob o comando de Luxemburgo, o meia foi de titular elogiado à reserva que nem entrava em campo. Ele não foi aproveitado nos três jogos que antecederam o clássico, ficando no banco durante os 90 minutos contra Atlético-MG, Palmeiras e Bahia.

Diante do Flamengo, na última quinta, o garoto entrou no segundo tempo e mudou a cara do Vasco.

– Juninho emagreceu, tem treinado bem, mereceu oportunidade. Botei no intervalo do jogo, e ele teve atuação muito boa. Jogou por fora, depois por dentro, e conseguiu limpar as jogadas. Talentoso, tem muita qualidade, mas estava acima do peso. Precisava dar uma enxugada – disse Luxa após o clássico.

Embora o treinador tenha citado o peso de Juninho, o ge apurou que o meia não teve mudanças físicas significativas recentemente. E fica a questão: por que um jogador talentoso, em um Vasco com carência técnica, tem tanta dificuldade para ter uma sequência e se firmar? Veja abaixo a montanha-russa da ainda curta carreira do camisa 50 da Colina.

A gangorra de Juninho

Brilho na Copinha e elogios no profissional

Destaque do Vasco na Copa São Paulo de juniores, em janeiro, é efetivado e estreia bem no time principal, contra o Flamengo. Ganha pontos com Abel Braga e com a torcida, mas oscila em campo, assim como todo o time do Vasco na péssima campanha no Campeonato Carioca. A equipe não se classificou para semifinais de turno.

Impasse e treinos à parte

A volta aos treinos após a paralisação do futebol por conta da pandemia, no entanto, apresentou uma nova realidade para Juninho. Após impasse na negociação de renovação, foi afastado e passou a treinar à parte. Na época, ele trocou de empresários, e o Vasco alegou que a pedida salarial estava fora da realidade. O vínculo acabaria em junho de 2021.

Renovação e volta ao time

Após uma negociação arrastada, o Vasco entrou em acordo com os representantes de Juninho, que foi reintegrado em agosto e renovou até dezembro de 2023. Na volta ao time, fez boas partidas e teve atuações de destaque contra Bragantino e Santos.

Lesão e ostracismo com Sá Pinto

Com contrato renovado e boas atuações, parecia que, enfim, Juninho engrenaria e teria uma sequência. No entanto, em seguida, viveu seu maior ostracismo desde que subiu para o profissional. Primeiro foi uma lesão muscular, e depois um problema odontológico.

Quando se recuperou, encontrou outro obstáculo: Ricardo Sá Pinto. A falta de comprometimento tático e a postura fora de campo de Juninho não agradavam ao treinador, que pouco aproveitou o camisa 50. O português nem fez questão de disfarçar quando questionado por jornalistas sobre a ausência do meia.

– Taticamente precisa evoluir muito – disse.

Nesse período, o meia também se envolveu em polêmica nas redes sociais, ao postar uma foto na praia, sorrindo, após mais uma derrota do Vasco, com o time no Z-4. Sobraram críticas de torcedores pela suposta falta de comprometimento.

Nova chance e elogios

Ao chegar ao Vasco, Luxemburgo fez seis mudanças no time. Uma delas foi a entrada de Juninho. O treinador, inclusive, elogiou o meia em sua apresentação e também o classificou como “namorador”.

Nos primeiros jogos de Luxa, Juninho se destacou como substituto de Benítez, foi um dos protagonistas na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo e recebeu elogios públicos da comissão técnica.

– Ele é belíssimo, tem qualidade fantástica. A gente o conhecia, mas agora ele deixou uma ótima impressão. Se ele conseguir manter a performance nos 90 minutos, é um atleta belíssimo. Não conhecíamos tão bem, agora nesses 10 dias que ele nos mostrou toda a capacidade técnica e tática. Cumpriu tudo o que foi pedido – elogiou Copertino, auxiliar de Luxa.

– Ficamos bem impressionados. Se mantiver o nível… Ele tem conquistado a nossa confiança. Ele tem um talento especial, o que pode ajudar o clube em uma futura venda. Ele é técnico, mas nos surpreendeu taticamente. Ele pegou rapidamente o que o Vanderlei queria em dois ou três trabalhos táticos – concluiu Copertino.

Período em baixa e ressurgimento no clássico

O encantamento durou pouco. Na derrota por 4 a 1 para o Bragantino, Juninho foi substituído aos 29 minutos do primeiro tempo. E demorou a voltar. Ficou fora nas três partidas seguintes e não entrou em campo contra Atlético-MG, Palmeiras e Bahia. Ressurgiu bem, no entanto, no segundo tempo do clássico contra o Flamengo e, mais uma vez, foi elogiado.

Mais uma chance surge, e a tendência é que Juninho tenha oportunidade como titular contra o Fortaleza. Quem sabe agora, na reta final da temporada, ele terá a tão esperada sequência?

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Juninho tem que ser mais humilde e trabalhar forte, tem potencial, só acho que não tem cabeça pra fama.

  • Responder

    O problema desse rapaz é se achar craque! Quando pega a bola quer levar pra casa…tem dificuldade pra dar passes rápidos.

Comente

Veja também
Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners não dá garantias ao Vasco sobre o aporte de setembro

Associativo do Vasco da Gama pediu garantias para a 777 Partners sobre o aporte do mês de setembro e empresa negou.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Executivo do Criciúma se manifesta sobre possível interesse em Puma

Alex Brasil, executivo de futebol do Criciúma, comentou os rumores sobre o interesse no lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez.

De Lucca em ação pelo Vasco em jogo-treino contra o Porto Real
Vasco empresta De Lucca ao Ceará

Sem espaço no Vasco da Gama, De Lucca, de 24 anos, é o novo reforço do Ceará para a disputa da Série B 2024.

Josh Wander em São Januário
777 Partners pode vender dois de seus clubes em breve

A 777 Partners, dona de 70% da Vasco da Gama SAF, tem participação em outros oito clubes espalhados pelo mundo.

Estádio do Maracanã
Governo do Rio adia abertura da proposta financeira na licitação do Maracanã

A data da abertura dos envelopes com as propostas financeiras para a licitação do Maracanã seria 30 de abril, mas o Governo do Rio alterou.