Julgamento do Sport, Vasco e jogadores no STJD é remarcado para quarta-feira

Dependendo dos resultados da 38ª rodada, o julgamento do Sport pode interferir nos acessos à primeira divisão.

Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus
Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

O STJD reagendou para a próxima quarta-feira, às 11h, o julgamento envolvendo Sport e Vasco, por conta da confusão e da invasão de campo, no jogo na Ilha do Retiro, na partida válida pela 35ª rodada. Há uma expectativa grande em relação ao resultado, uma vez que existe a possibilidade de mudanças nas tabela da Série B.

Por conta da invasão em campo por parte da torcida do Sport no empate por 1 a 1 com o Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, o o clube pernambucano foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, podendo ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), multa e também perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor. Nesse caso, o clube carioca chegaria a 61 pontos e estaria matematicamente classificado para a Série A de 2023.

Na última quarta, o procurador Ronaldo Piacente pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O pedido foi acatado, o que incomodou o Vasco, uma vez que o resultado será conhecido após a última rodada da Série B.

O clube carioca foi denunciado por participar de tumulto, infração descrita no artigo 257, parágrafo 3º, do CBJD e que prevê multa de até R$ 20 mil. Já o goleiro Halls foi identificado em vídeo correndo atrás de um atleta e desferindo um golpe similar a um chute contra o seu adversário. Para a Procuradoria a conduta do goleiro do Vasco está capitulado no artigo 254-A do CBJD por praticar agressão física. A pena prevista é de suspensão mínima de quatro partidas e máxima de 12.

Bahia e Ituano entraram como interessados no processo. Isso porque, caso o Vasco ganhe os pontos da partida contra o Sport, as duas equipes poderiam ser prejudicadas na luta pelo acesso.

Antes do julgamento, Vasco e Sport tentarão subir em campo no próximo domingo. A missão do clube carioca é menos complicado. Precisa empatar ou vencer o Ituano, em Itu. O Leão, por sua vez, precisar vencer o Vila Nova, de preferência por uma placar elástico, e torcer por uma combinação de resultados.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SportSTJD
4 comentários
  • Responder

    No aspecto geral da coisa, seria importante para futebol brasileiro que o resultado do campo seja mantido.
    Penso que devemos manter o foco e concentração total na existência do retorno imediato do Grande Administrador Roberto Dinamite ao comando do clube.
    Jogando bola era uma MERDA, incontestável como Presidente competente e sorridente.

  • Responder

    STJD vocês são uma vergonha pro futebol brasileiro uma piada fora STJD qui vergonha.

  • Responder

    Olha a mente dos dirigentes não vamos atrapalhar a renda dos trouxas na última rodada,eles acham uma renda e melhor q ter um campeonato íntegro,tudo resolvido antes de acabar . por isso, q a torcida invadiu essa bagunça..

  • Responder

    çou expexialixta e na minha opinião o IXPORT tem razão.
    Não houve nada.
    As imagens de tv foram montadas claramente. Não hove invazão. Deveria inclusive por esse fato ganharmos 20 pontos por açedio e sermos considerado campeão da serie B 2022.
    Esperemos a justissa.

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.