Jornalistas analisam se Adson é um bom substituto para Gabriel Pec

O atacante do Vasco da Gama, Adson, tem semelhanças e diferenças que Gabriel Pec, seu 'antecessor' em São Januário.

Adson é anunciado pelo Vasco
Adson é anunciado pelo Vasco (Foto: Leandro Amorim/ Vasco)

Adson está regularizado, mas ainda não estreou com a camisa do Vasco da Gama, o que deve acontecer apenas depois do clássico contra o Flamengo.

Comprado por 5 milhões de euros (cerca de 26 milhões de reais), o atacante é tratado como reposição da saída de Gabriel Pec, vendido ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

A pergunta que ficou para a torcida é: foi uma boa escolha? Pensando nisso, jornalista do site Globo Esporte deram suas opiniões. Para Pedro Moreno, ele será útil para a equipe vascaína para carência de velocidade no ataque.

– É um jogador que eu imagino sendo bem útil ao Vasco nessa temporada. Tecnicamente, acho o Adson superior às outras opções de velocidade que Ramon Díaz tem pro lado do campo, que já era uma carência mesmo antes da saída de Pec – disse Pedro Moreno, que o vê com boas chances de ser aceito pela torcida:

– É um atleta de muita raça e entrega física, o que sempre facilita com que o jogador caia nas graças da torcida.

Bom trio de ataque?

Moreno voltou a mostrar otimismo com Adson ao citar sua mobilidade. Para ele, o reforço pode formar um bom trio de ataque “muito interessante” com Pablo Vegetti e Dimitri Payet.

– Justamente pela mobilidade que tem, é um atleta que se encaixa em qualquer um dos esquemas testados pelo treinador da pré-temporada. Pode formar um trio de ataque, pela direita, muito interessante com Vegetti e Payet, esse caindo da ponta esquerda para dentro e dando o corredor pro Piton. Ou com Vegetti e David, tendo Payet como um meia por trás dos três atacantes – completou o comentarista.

Comparativo com Gabriel Pec

Já na visão de Rodrigo Coutinho, Adson possui uma vantagem sobre Gabriel Pec no aspecto de jogar melhor pelo. Por outro lado, o negociado vence pelo aspecto físico, drible em velocidade e na recomposição.

– Ele tem mais características de meia do que o Gabriel Pec. Ele não é um jogador altamente cerebral, de poder muito grande de articulação, mas ele faz jogadas melhores quando circula para o meio do campo. Geralmente, ele faz isso com bola dominada. Então, a diferença primordial entre ele e Pec, é que o Pec tem mais drible em velocidade, mais agudo. Tem mais força para voltar e dobrar marcação – analisou comentarista, que completou:

– Não que o Adson não faça isso, mas a principal característica dele é a condução de bola, o passe, os cruzamentos e a capacidade para tabelar curto. Também acho que o Adson tem um maior repertório de drible, o Pec é mais de drible em velocidade.

Desvantagem

Coutinho reforço que a principal perda na troca de um por outro será no lado físico, principalmente porque Adson dificilmente permanece em campo os 90 minutos.

– Fisicamente, é uma perda para o Vasco. Ele tem muita dificuldade de se manter 90 minutos em campo. Isso se reflete na contribuição defensiva. Ele não deixa de contribuir, mas impacta. Não são grandes finalizadores, mas as principal diferença é essa mesmo – concluiu o jornalista.

Como era no Corinthians?

Adson é revelado nas categorias de base e disputou mais de 100 jogos pelo Corinthians. Bruno Cassucci, setorista da equipe paulista, explicou os pontos fortes e fracos do atacante, além de como se comportava em campo.

– Adson tem a velocidade e o drible como principais virtudes. Ele joga preferencialmente pelo lado direito do ataque, embora já tenha sido utilizado pela esquerda e também centralizado. Uma jogada comum dele (às vezes até previsível) é cortar da direta para o centro, levando a bola para a canhota em busca do chute – disse o jornalista, que completou:

– No Corinthians, teve altos e baixos e não conseguiu manter uma regularidade como titular da equipe. No total foram 114 jogos, sendo mais da metade como titular (64) e 13 gols. Nos tempos de Corinthians, faltava ao garoto um pouco mais de força física para Adson resistir a contatos e também manter o rendimento até o fim dos jogos.

Sem ritmo ainda

No Rio de Janeiro, Adson tem realizado uma pré-temporada para aprimorar a parte física. Como não participou da preparação com o elenco, e não joga há quase 70 dias, o contratado precisa desse tempo para ganhar ritmo e evitar lesões.

Mais sobre:AdsonGabriel Pec
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Voa garoto!

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.