Jornalista projeta futuro do ataque do Vasco sem Vegetti

O jornalista Gilmar Ferreira comentou o que o Vasco deverá fazer para preencher ausência do atacante Vegetti.

Vegetti festejando gol contra o Vasco
Vegetti festejando gol contra o Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

É natural que a saída de um artilheiro como o argentino Pablo Vegetti deixe o torcedor do Vasco receoso quanto ao futuro do time. O argentino de 37 anos, que faz seu 38° aniversário em outubro, marcou 60 gols em 140 jogos pelo clube, estimo que 30% em cabeçadas salvadoras, mais uns 15% em cobranças de pênaltis. Pouco importa: nas últimas três edições do Brasileiro, a média de 0,40 gol por jogo fez do Pirata o super-herói da torcida, que dribla a sensação de orfandade com a esperança na permanência de Rayan por mais um tempo e no sucesso do já contratado Brenner, de 26 anos, vindo da Udinese.

Em sua terceira edição da Série A do Brasileiro como profissional, a primeira sob direção de Fernando Diniz, Rayan mais do que triplicou a minutagem, repetindo o crescimento do ano anterior. Jogou por 265 minutos em 2023, foi para 846 em 2024 e fechou 2025 com 2.844. Fez três jogos como titular no primeiro ano, sete no segundo e 32 no terceiro, quando passou de um gol marcado para 14. Superou a média de 0,40 de Vegetti e, por ser um jogador de 19 anos que só completará 20 em agosto, confirmou as expectativas de que será mesmo um “fora da curva”. A curva é claramente evolutiva.

Brenner, que fez 26 anos na sexta-feira (16), deixou o país em 2021, aos 20 anos, para jogar no Cincinnati, da MLS. Era revelação do time do São Paulo, dirigido por Diniz, e havia marcado onze gols (com três assistências) em 27 jogos — 21 como titular. E sabem quanto isso dá de média? Exatos 0,40 gol por jogo — a mesma de Vegetti e Rayan, e significa algo perto de um gol a cada dois jogos disputados. Foi comprado pela Udinese, onde jogou por uma temporada e meia, sendo cedido ao clube americano. De volta à MLS em 2025, fez seis gols em dez jogos (0,6) — uma assistência.

Não é centroavante de origem, mas consegue fazer um jogo associado que pode dar ao Vasco um pouco mais de refino na fase ofensiva. Principalmente se Diniz conseguir utilizar a trajetória de Brenner no convencimento para a permanência de Rayan — ao menos até o segundo semestre. A manutenção da estrutura do time talvez possa ser o grande trunfo do Vasco para a temporada. Até que se descubra em São Januário um artilheiro que possa aumentar essa média de 0,40 mantida desde a passagem de Cano, em 2022 — e que não é ruim. Nas últimas seis edições do Brasileiro, o artilheiro oscilou entre 0,51 e 0,63 gol por jogo.

Fonte: Blog Gilmar Ferreira

Mais sobre:Pablo Vegetti
Comente

Veja também
Diniz aponta motivo para atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu

O técnico Fernando Diniz admitiu que o Vasco da Gam teve um desempenho ruim contra Nova Iguaçu, neste domingo.

Diniz vê Matheus França abaixo, mas descarta desistir do meia

Após outra atuação apagada de Matheus França, Fernando Diniz reconhece má fase do meia do Vasco da Gama, mas confia em evolução.

Alan Saldivia faz boa estreia com a camisa do Vasco; veja números

Apesar da falta de entrosamento, o zagueiro uruguaio Alan Saldivia participou ativamente da construção de jogo do Vasco da Gama.

Diniz analisa rendimentos de Saldivia e Rojas em estreia pelo Vasco

O treinador destacou que o processo faz parte da construção do elenco do Vasco da Gama ao longo da competição.

Diniz analisa empate do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja a entrevista coletiva

Diniz admitiu a atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu e pontuou a falta de entrosamento como fator diferencial.

Léo Jardim é destaque do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja números

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim fez boas defesas que garantiram mais um ponto para o Gigante da Colina no Campeonato Carioca.

Brenner tem chegada ao Vasco adiada; veja motivo

O atacante Brenner aguarda acordo final da negociação com o Vasco da Gama para desembarcar no Rio de Janeiro.

Léo Jardim aponta motivo para empate em SJ e projeta clássico

Destaque do Vasco da Gama contra o Nova Iguaçu, Léo Jardim explica motivo de tropeço e projeta duelo contra o Flamengo.

Jornalista revela como Matheus França reagiu às críticas em Vasco x Nova Iguaçu

Matheus França tem convivido com pressão crescente nas oportunidades que recebe no Vasco da Gama, desde a sua contratação.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Nova Iguaçu

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Nova Iguaçu, pela 2ª rodada do Carioca.