Impune! STJD rejeita denúncia contra Felipe Melo por agressão a Léo Matos

O STJD não conheceu da denúncia contra o volante do Palmeiras, Felipe Melo, que deu uma chave de braço em Léo Matos, do Vasco da Gama.

Felipe matos em lance da chave de braço em Léo Matos
Felipe matos em lance da chave de braço em Léo Matos (Reprodução ge)

A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol julgou na tarde desta segunda, dia 14 de dezembro, o atleta Felipe Melo, do Palmeiras. Denunciado pela Procuradoria Felipe Melo foi enquadrado por praticar agressão física ao dar uma chave de braço no adversário Léo Matos, do Vasco. Por maioria dos votos, os auditores não conheceram da denúncia entendendo que não preencheu a exceção prevista no artigo 58-B do CBJD. A decisão cabe recurso.

Em sessão virtual o Subprocurador-geral Michel Sader sustentou a procedência da denúncia. “Esse caso, conforme ampla reportagem juntadas na denúncia, tiveram vários atletas do MMA que falaram claramente que é um golpe de chave de braço de defesa. Entendo que revendo as imagens que a mão dele força a chave é nítido que houve agressão física e não resultou em algo pior por sorte do atleta do Vasco. Atleta reincidente, que sempre é polêmico e que pratica luta”, sustentou.

Estamos também no Youtube; inscreva-se!

 

Pelo Palmeiras o advogado Alexandre Miranda discordou e destacou a previsão do artigo 58-B para denúncias por prova de vídeo.

“O artigo 58-B destaca que a atitude tem que ser grave. Os atletas estavam se puxando em uma falta a favor do Palmeiras. Quem tentava agarrar era o Léo Matos e os dois estavam se puxando. O atleta do Vasco continuou normalmente, não teve atendimento médico e depois o Felipe Melo sofre uma entorse e precisa ficar quatro meses afastado e o Léo Matos segue no jogo normalmente. A Procuradoria se reporta a um golpe de MMA, o árbitro e o VAR não entenderam assim. O árbitro era Anderson Daronco que é Fifa, junto com mais três auxiliares Fifa e mais uns cinco integrantes do VAR”, disse Alexandre Miranda, que ainda acrescentou.

“O atleta é tecnicamente primário e está a um ano sem vir ao tribunal. Fato é que a denúncia não merece prosperar. A defesa pede que não seja admitida a denúncia nos termos do artigo 58-B. Se acolhida a defesa pede a absolvição do Felipe Melo. A gente vê o agarra -agarra, mas não vemos a conclusão. A imagem é inclusiva. Caso entendam que houve a conduta tentada, que se aplique o artigo 258 na forma do artigo 182”, concluiu.

Após as sustentações o relator do processo, auditor Miguel Cançado explicou seu entendimento e anunciou seu voto. “Daqueles fatos que ganha grande repercussão e a mídia foi muito criativa quando traz a interpretação do lance por atletas do MMA. Com todas as vênias não consegui ver a gravidade nesse lance a ponto de aplicar a excepcionalidade do artigo 58-B. Não vejo dois elementos específicos do artigo 58-B: não vejo a gravidade e não vejo notório equívoco da arbitragem. Fico com a decisão da arbitragem e voto para não conhecer da denúncia entendendo que não há exceção do 58-B”, justificou o relator.

Vice-presidente da Primeira Comissão Disciplinar, o auditor Sérgio Furtado Coelho acompanhou o relator. “Caso que as câmeras dos torcedores do Brasil e a Procuradoria querem uma atitude, mas acompanho o relator para não acolher a denúncia”.

Já o auditor Ramon Rocha divergiu do relator para receber a denúncia e aplicar uma partida de suspensão a Felipe Melo no artigo 258 do CBJD.

O auditor José Maria Philomeno também votou para receber a denúncia, as no mérito votou para absolver Felipe Melo por não identificar agressão e ne hostilidade. “. Pode ter sido imprudente, mas não contundente o suficiente para uma condenação”, afirmou.

Presidente da Comissão, o auditor Alcino Guedes acompanhou o relator para não conhecer a denúncia. “ A denúncia peca por não fundamentar precisamente as razões pelas quais defende. Para mim não fugiu da arbitragem, conforme prevê o artigo 58-B. Vou acompanhar o relator para não conhecer da denúncia”, concluiu.

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.

Fonte: STJD

Leia mais sobreFelipe MeloLéo Matos
5 comentários
  • Liberato pereira da Silva filho - 15 de dezembro de 2020

    Perca de tempo e queima mais ainda a imagem já desgastada do Clube .E ,para que seria de útil a puniçao de Felipe Melo ? reverteria os pontos ganho pelos palmeirense em um gol de penalti ?. Claro que não ,o que teria de ser feito seria pressão por parte dos jogadores e comissão técnica para exigir a atuação do VAR ,como foi por ocasião da marcação da penalidade máxima contra o Vasco ,mas o que si viu foi a omissão dos cruzmaltinos que si portaram como cordeirinhos ,não reclamaram .Esta atitude do departamento juridico cruzmaltino é jogar para a platéia e levaram um balde bem frio na cara .

    Responder
  • junin - 14 de dezembro de 2020

    Clube sem dono , o resultado é isso ai p lá.Nem um cão vadio respeita mais o vasco, de tão pequeno q está.Um clube sem dono, sem representantes, juridico fraco e derrotas p cima de derrotas.

    Responder
    • Márcio Mendes Pacheco - 15 de dezembro de 2020

      Esperar o que desse STJD , não servem pra nada. Não precisa mais da justiça daki do mundo, a justiça foi feita no mesmo dia pelo maior de todos, Deus. A lei do retorno é severa. Aqui você prática o mal , aqui você colhe na mesma moeda.

  • Ailton - 14 de dezembro de 2020

    Se fosse do Vasco teria recebido punição, o Vasco está desprestigiado também nos Tribunais.

    Responder
    • Vlademir Aluísio Costa - 16 de dezembro de 2020

      Isso enriquece mais ainda a mentira que é essa comissão de justiça da CBF, e endossa mais a incompetência desses árbitros incompetentes que atuam no cenário nacional..
      Daronco, sujeito medíocre e conhecido por tanta falcatruas e trapalhadas contra o Vasco..
      Ou seja a maior vergonha mundial no futebol é isso aí..
      O que se escreve nas páginas seguintes será sempre isso.
      O futebol brasileiro em decadência total é desacreditado por investidores, vem de encontro com essas atitudes ridículas, tanto desses árbitros incompetentes profissionais e tendenciosos..
      O Brasil na arte de futebol está tão horrível a ponto de ter árbitros que sequer fizeram cursinhos para atuarem com o apito..
      Criem vergonha Diretores e Presidentes..
      Vocês são realmente uma mentira.
      Daronco ladrão safado.

Deixe sua opinião

Últimas notícias
12 de maio de 2021
Campeão da Copa do Brasil pelo Vasco, Romulo indica atalhos para nova conquista

Volante do Vasco da Gama, Romulo usou toda sua experiência para mostrar como o Cruzmaltino pode vencer a competição novamente.

Romulo acredita que o Vasco está fazendo planejamento parecido ao de 2011

O volante do Vasco da Gama, Romulo, disse que há semelhança nessa mescla entre jogadores experientes e garotos no elenco.

Romulo comenta passagem pelo Flamengo e diz sentir saudade da torcida do Vasco

Recém contratado pelo Vasco da Gama, o volante Romulo falou da época em que defendeu o Flamengo e da sua relação com à torcida do Gigante.

Vasco pode ter premiação da Taça Rio penhorada por dívida de 2019

O Vasco da Gama pode ter o valor da premiação pela disputa da final da Taça Rio penhorado por uma dívida adquirida em 2019.

11 de maio de 2021
Romulo reforça identificação com o Vasco, enaltece diretoria e promete entrega total

Volante do Vasco da Gama, Romulo concedeu entrevista nesta terça-feira (11) onde falou da sua volta ao Cruzmaltino.

TV Record e Tik Tok vão transmitir finais da Taça Rio entre Vasco e Botafogo

As duas partidas entre Vasco da Gama e Botafogo, que irão definir o campeão da Taça Rio, terão transmissão da TV Record e do Tik Tok.

Polêmica do VAR: Justiça solicita que MP se manifeste antes de decidir sobre liminar

A Justiça está analisando um pedido de liminar de um vascaíno que visa anular o jogo entre Vasco da Gama e Internacional.

Romulo aponta caminho para sucesso na Série B e elogia trabalho de Marcelo Cabo

O volante do Vasco da Gama, Romulo, ainda contou como o técnico Marcelo Cabo lida com o elenco no dia a dia de treinamentos.

Sub-20: assista aos bastidores de Vasco 4 x 2 São Raimundo-RR

Confira os bastidores da vitória do Vasco da Gama por 4×2 sobre o São Raimundo-RR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20.

‘Vovô das embaixadinhas’ relembra período no Vasco e experiência no Japão em 98

Jankel Schor, o popular ‘vovô das embaixadinhas’, foi com a delegação do Vasco da Gama para o Japão em 1998 e recebeu elogios.

Veja mais notícias