Impune! STJD rejeita denúncia contra Felipe Melo por agressão a Léo Matos

O STJD não conheceu da denúncia contra o volante do Palmeiras, Felipe Melo, que deu uma chave de braço em Léo Matos, do Vasco da Gama.

Felipe matos em lance da chave de braço em Léo Matos
Felipe matos em lance da chave de braço em Léo Matos (Reprodução ge)

A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol julgou na tarde desta segunda, dia 14 de dezembro, o atleta Felipe Melo, do Palmeiras. Denunciado pela Procuradoria Felipe Melo foi enquadrado por praticar agressão física ao dar uma chave de braço no adversário Léo Matos, do Vasco. Por maioria dos votos, os auditores não conheceram da denúncia entendendo que não preencheu a exceção prevista no artigo 58-B do CBJD. A decisão cabe recurso.

Em sessão virtual o Subprocurador-geral Michel Sader sustentou a procedência da denúncia. “Esse caso, conforme ampla reportagem juntadas na denúncia, tiveram vários atletas do MMA que falaram claramente que é um golpe de chave de braço de defesa. Entendo que revendo as imagens que a mão dele força a chave é nítido que houve agressão física e não resultou em algo pior por sorte do atleta do Vasco. Atleta reincidente, que sempre é polêmico e que pratica luta”, sustentou.

Estamos também no Youtube; inscreva-se!

 

Pelo Palmeiras o advogado Alexandre Miranda discordou e destacou a previsão do artigo 58-B para denúncias por prova de vídeo.

“O artigo 58-B destaca que a atitude tem que ser grave. Os atletas estavam se puxando em uma falta a favor do Palmeiras. Quem tentava agarrar era o Léo Matos e os dois estavam se puxando. O atleta do Vasco continuou normalmente, não teve atendimento médico e depois o Felipe Melo sofre uma entorse e precisa ficar quatro meses afastado e o Léo Matos segue no jogo normalmente. A Procuradoria se reporta a um golpe de MMA, o árbitro e o VAR não entenderam assim. O árbitro era Anderson Daronco que é Fifa, junto com mais três auxiliares Fifa e mais uns cinco integrantes do VAR”, disse Alexandre Miranda, que ainda acrescentou.

“O atleta é tecnicamente primário e está a um ano sem vir ao tribunal. Fato é que a denúncia não merece prosperar. A defesa pede que não seja admitida a denúncia nos termos do artigo 58-B. Se acolhida a defesa pede a absolvição do Felipe Melo. A gente vê o agarra -agarra, mas não vemos a conclusão. A imagem é inclusiva. Caso entendam que houve a conduta tentada, que se aplique o artigo 258 na forma do artigo 182”, concluiu.

Após as sustentações o relator do processo, auditor Miguel Cançado explicou seu entendimento e anunciou seu voto. “Daqueles fatos que ganha grande repercussão e a mídia foi muito criativa quando traz a interpretação do lance por atletas do MMA. Com todas as vênias não consegui ver a gravidade nesse lance a ponto de aplicar a excepcionalidade do artigo 58-B. Não vejo dois elementos específicos do artigo 58-B: não vejo a gravidade e não vejo notório equívoco da arbitragem. Fico com a decisão da arbitragem e voto para não conhecer da denúncia entendendo que não há exceção do 58-B”, justificou o relator.

Vice-presidente da Primeira Comissão Disciplinar, o auditor Sérgio Furtado Coelho acompanhou o relator. “Caso que as câmeras dos torcedores do Brasil e a Procuradoria querem uma atitude, mas acompanho o relator para não acolher a denúncia”.

Já o auditor Ramon Rocha divergiu do relator para receber a denúncia e aplicar uma partida de suspensão a Felipe Melo no artigo 258 do CBJD.

O auditor José Maria Philomeno também votou para receber a denúncia, as no mérito votou para absolver Felipe Melo por não identificar agressão e ne hostilidade. “. Pode ter sido imprudente, mas não contundente o suficiente para uma condenação”, afirmou.

Presidente da Comissão, o auditor Alcino Guedes acompanhou o relator para não conhecer a denúncia. “ A denúncia peca por não fundamentar precisamente as razões pelas quais defende. Para mim não fugiu da arbitragem, conforme prevê o artigo 58-B. Vou acompanhar o relator para não conhecer da denúncia”, concluiu.

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.

Fonte: STJD

5 comentários
  • Responder

    Perca de tempo e queima mais ainda a imagem já desgastada do Clube .E ,para que seria de útil a puniçao de Felipe Melo ? reverteria os pontos ganho pelos palmeirense em um gol de penalti ?. Claro que não ,o que teria de ser feito seria pressão por parte dos jogadores e comissão técnica para exigir a atuação do VAR ,como foi por ocasião da marcação da penalidade máxima contra o Vasco ,mas o que si viu foi a omissão dos cruzmaltinos que si portaram como cordeirinhos ,não reclamaram .Esta atitude do departamento juridico cruzmaltino é jogar para a platéia e levaram um balde bem frio na cara .

  • Responder

    Clube sem dono , o resultado é isso ai p lá.Nem um cão vadio respeita mais o vasco, de tão pequeno q está.Um clube sem dono, sem representantes, juridico fraco e derrotas p cima de derrotas.

    • Esperar o que desse STJD , não servem pra nada. Não precisa mais da justiça daki do mundo, a justiça foi feita no mesmo dia pelo maior de todos, Deus. A lei do retorno é severa. Aqui você prática o mal , aqui você colhe na mesma moeda.

  • Responder

    Se fosse do Vasco teria recebido punição, o Vasco está desprestigiado também nos Tribunais.

    • Isso enriquece mais ainda a mentira que é essa comissão de justiça da CBF, e endossa mais a incompetência desses árbitros incompetentes que atuam no cenário nacional..
      Daronco, sujeito medíocre e conhecido por tanta falcatruas e trapalhadas contra o Vasco..
      Ou seja a maior vergonha mundial no futebol é isso aí..
      O que se escreve nas páginas seguintes será sempre isso.
      O futebol brasileiro em decadência total é desacreditado por investidores, vem de encontro com essas atitudes ridículas, tanto desses árbitros incompetentes profissionais e tendenciosos..
      O Brasil na arte de futebol está tão horrível a ponto de ter árbitros que sequer fizeram cursinhos para atuarem com o apito..
      Criem vergonha Diretores e Presidentes..
      Vocês são realmente uma mentira.
      Daronco ladrão safado.

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.