Impulsionada pela transmissão do Carioca, Vasco TV gera receita de R$ 2,5 milhões

Canal oficial do Vasco da Gama no Youtube, Vasco TV obteve bons resultados com as transmissões do Campeonato Carioca.

Vasco TV é o canal vascaíno no Youtube
Vasco TV é o canal vascaíno no Youtube (Foto: Divulgação)

Se dentro de campo os resultados são desanimadores para o Vasco da Gama, fora dele, o time vem tendo alguns motivos para comemorar. Um deles é a Vasco Tv, mídia oficial do Clube no Youtube, que aproveitou o vácuo de transmissão do Campeonato Carioca e fechará o ano o ano com R$ 2,5 milhões em receitas, e lucro de R$ 1 milhão. Os dados forma publicados pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.

A reportagem destaca o investimento feito pelo Gigante da Colina no estúdio do canal, na parceria com uma produtora e na criação de conteúdos como o pós-jogo, programa que sempre recebe convidados especiais antes das partidas.

As ideias implementadas aumentaram substancialmente a arrecadação com a Vasco TV, que antes faturava “apenas” R$ 100 mil por ano com anúncios de Google.

O Diretor de Marketing do Vasco, Vitor Roma, explicou como o Clube enxergou uma oportunidade de turbinar a sua plataforma em meio a um cenário de incertezas, quanto a venda dos direitos de TV, que teve valores praticados bem menores em relação aos anos anteriores.

– A monetização da Vasco TV se resumia a Adsense. A gente teve que fazer um ppv, criamos um. Vendemos conteúdos exclusivos para Facebook. Vendemos quatro cotas de patrocínio. Programa de pré-jogo com a Vanessa Richie que os vascaínos gostaram. Até o Adsense triplicou. A gente fazia muito pouco. O exemplo do Estadual nos fez criar isso tudo.

O dirigente, porém, pondera que é difícil analisar se os ganhos atuais, compensam a rescisão de contrato com a Globo, onde o Vasco fez acordo e recebeu indenização, mesmo admitindo que o rompimento com a emissora carioca não foi um bom negócio, ele avalia como positiva essa primeira experiência do Clube ter uma ferramenta própria fortalecida.

– O que a gente fez foi fazer uma limonada com o limão que a gente recebeu. A gente sabe que a quebra do contrato era ruim. Mas a Vasco TV era um produto que era inevitável de ser criado. Pode criar um negócio a partir daí.

O Gigante da Colina não revelou quantos pacotes do Carioca foram comercializados pela Vasco TV. O número total que os clubes poderiam oferecer aos torcedores era de 100 mil assinaturas.

Planos e programação 24h

Diante do potencial demonstrado pela programação veiculada pela Vasco TV, o Time da Cruz de Malta já prepara novas ações com o objetivo de fidelizar os torcedores. Uma delas é a criação de planos que os torcedores poderão assinar e ter acesso a conteúdos exclusivos. Neste primeiro momento, a intenção não será aumentar a renda , mas avaliar o produto que o vascaíno quer assistir. Fala-se em um valor estimado de R$ 10,00.

Mesmo com a possibilidade dos torcedores poderem assinar a Vasco TV, Vitor Roma garante programas como o pré-jogo seguirão abertos porque o Vasco quer estreitar relações com os 1 milhão de seguidores que tem no Youtube.

– A gente prevê poucos assinantes, queremos testar”, disse ele. “Tenho trazido para isso o conceito de produto digital. Isso significa que, em vez de pensar em lançar um negócio completíssimo, o mercado vai me dando subsídios para ir acertando. Cria um produto mínimo possível.

Outra ambição do Clube, essa um pouco mais complexa, é a de preencher a grade da Vaco TV com programação 24h. Um dos obstáculos para por o projeto em prática, é falta de acervo. Um dos pilotos que serão produzidos internamente prevê uma homenagem aos 50 anos do primeiro gol marcado por Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos do Vasco.

– Estamos vivendo um mundo que as mudanças nos últimos 15 anos. O contrato era tão global que você não explorava conteúdos. Vira uma inteligência fundamental do clube. A negociação de 2023 vai contar com isso, acervo, teremos acesso, para nossas tvs terem vendagem no futuro. Vai vender produtos melhores.

Criada em janeiro de 2006, a Vasco TV conta mais de 110 milhões de visualizações no Youtube. Além do pré-jogo, vídeos como os bastidores das partidas e apresentações de atletas e novidades do Clube também fazem sucesso entre os torcedores.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.