Horacio Junior esclarece sobre transmissão em Libras e ressalta trabalho de vascaína

O VP de história e responsabilidade social do Vasco da Gama, Horacio Junior, disse que a iniciativa já era planejada há muito tempo.

Horacio Junior é VP de história e responsabilidade social do Vasco
Horacio Junior é VP de história e responsabilidade social do Vasco

No Twitter, Horacio Junior se manifestou sobre a polêmica envolvendo a iniciativa da transmissão em Libras na Vasco TV. O motivo disso foi o não convite para que a Iathsa Oliveira integre a atração, ela que vem fazendo grande sucesso nas redes sociais com seu trabalho de interprete vascaína.

O vice-presidente de história e responsabilidade social do Gigante ressaltou o que a vascaína vem fazendo, mas alegou que a ideia de transmissão em Libras está em pauta no Cruzmaltino há muito tempo e vinha sendo desenvolvido. Por isso, não foi uma ‘surfada’ no hype que a Iathsa Oliveira trouxe para a causa.

Horacio Junior explicou também que era preciso encontrar um apoio para que a ideia fosse para frente, que no caso será o banco BMG, e um parceiro que tivesse a infraestrutura para que saísse do papel, caso da plataforma Signum Web, além de resolver todos os trâmites jurídicos, contratuais e viabilidade técnica.

Ele ressaltou ainda que a vontade de manter por perto a Comunidade Surda e o Vasco Libras, da Iathsa Oliveira, trabalhando com eles, e revelou que em breve se reunirá com ela. Horacio Junior deixou o Gigante aberto para receber ideias para que a atração seja melhorada e que atenda da melhor maneira os surdos.

A publicação

Primeiro é importante ressaltar o trabalho lindo feito pelo perfil @vascolibras tenho um respeito e carinho enorme pelo perfil e pelo trabalho feito. Mas não existe nenhum dolo com a comunidade surda.

Começamos as tratativas da transmissão em libras bem antes de tomarmos ciência da existência da comunidade surda. O perfil nos foi conhecido em Jul/21. E o processo de fazer um contrato dessa magnitude leva tempo. Primeiro é preciso arrumar um parceiro que tenha a infraestrutura.

Depois precisamos de um patrocínio que banque o projeto e nisso o @VascoBmg foi um parceiro de primeira hora. Todos nós temos que ficar gratos por terem comprado na hora a ideia. Depois dos trâmites jurídicos, contratuais e viabilidade técnica temos os testes de transmissão.

Estou explicando o processo para que entendam que não foi no hype do Vasco Libras. Isso foi uma ação pensada bem antes. De qualquer forma eu estou em contato com o @vascolibras quero eles perto do clube, trabalhando com a gente. Vamos ter uma reunião em breve e mais ações. 

Queremos atender a todos os surdos, a transmissão dá um acesso a um tipo de informação e cultura do futebol que normalmente ñ existe. Não faz sentido a gente fazer uma ação bonita como essa e não agrada-los, vamos conversar e buscar as melhorias que estão no alcance do Clube.

O contexto

Pouco antes do jogo contra o Avaí, na última segunda-feira (06), o Vasco da Gama anunciou que a partir do confronto realizaria transmissões das partidas na Série B também em Libras, uma alternativa para trazer uma acessibilidade para vascaínos que são surdos.

A iniciativa conta com a parceria do banco BMG, patrocinador master do Vasco, e está sendo feito por meio da plataforma Signum Web. Porém, a novidade se tornou motivo de reclamação vascaína com a ausência da Iathsa Oliveira, que tem ganhado muita notabilidade com o belo trabalho que realiza.

Ela faz a tradução de entrevistas e mais diversas coisas relacionadas ao Vasco com o intuito de levar para os surdos uma forma mais acessível de ficar por dentro do Clube. Iathsa Oliveira, inclusive, falou com a reportagem do site Vasco Notícias da iniciativa em entrevista concedida ainda no mês passado.

Mais sobre:Horácio Junior
Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile