Vasco Libras: vascaína busca acessibilidade para surdos com conteúdos do Gigante

Conheça a vascaína Iathsa Oliveira, que promove um trabalho que visa a acessibilidade para torcedores surdos do Vasco da Gama.

Iathsa Oliveira comanda a página Vasco Libras
Iathsa Oliveira comanda a página Vasco Libras (Foto: Arquivo Pessoal)

Historicamente, o Vasco da Gama é conhecido por sua luta pela igualdade tanto no esporte quanto na sociedade. Negros, brancos, pardos, indígenas, rico, pobre, qualquer um é bem-vindo em São Januário. Não poderia ser diferente no caso de deficientes, incluindo os auditivos.

Uma iniciativa nesse sentido tem encantado os vascaínos nas redes sociais. Trata-se da página ‘Vasco Libras’, comandada por Iathsa Oliveira. Ela tem virilizado com postagens em que interpreta em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) vídeos sobre o Cruzmaltino, casos, por exemplo, de entrevistas.

Iathsa tem 27 anos e é intérprete e tradutora de Libras, graduada em direito, pós-graduada em psicologia jurídica e forense, ainda formada em análise do discurso não verbal, que atualmente reside em Cerro Largo-RS. Em entrevista concedida ao site Vasco Notícias, ela explicou o trabalho que realiza, caso do exemplo abaixo.

Começo

Inicialmente, ela contou como se apaixonou pela libras, que foi na época em que fazia parte do grupo de Desbravadores, na igreja. Foi nos cultos que Iathsa Oliveira teve os primeiros contatos, o que logo atiçou sua curiosidade.

– A libras entrou na minha vida em 2003. Na época, eu morava em Niterói-RJ e fazia parte do clube de Desbravadores do Fonseca (pra quem não conhece, parece com escoteiro, porém é da Igreja Adventista do Sétimo Dia). Havia uma unidade que se chamava Formiga, a Unidade dos Surdos. Em todas as atividades tínhamos que ter pelo menos um membro desta unidade em nosso ‘time’ para aprendermos a nos comunicar. Só que eu não me contentei com isso sabe? Nos cultos sempre ficava observando, os surdos e Intérpretes têm bancos na frente pois libras é muito visual, e passei a sentar com eles para conhecer mais sobre esse mundo.

Como unir duas paixões? Iathsa soube o caminho disso. Começou com um vídeo que gravou interpretando o hino do Gigante em libras, o que viralizou entre os vascaínos. Depois, foi convidada para integrar a Comunidade Surda Vascaína.

– No que se refere ao Vasco, tudo começou com a pandemia. Ano passado, o grupo que faço parte, VASCOMED, me convidou para gravar o hino do Vasco em Libras. Aceitei o convite e o gravei. Eles postaram no Instagram, no Twitter e viralizou. Com isso, o Renato, que é um dos Administradores do Grupo do WhatsApp da Comunidade Surda Vascaína, me convidou para ser a Intérprete deles. Me senti honrada com o convite e aceitei. Desde então, faço parte ativamente da Comunidade Surda Vascaína. No grupo, eles postam vídeos e reportagens que não conseguem entender em português e eu os traduzo para Libras – afirmou a vascaína, que pontuou:

– É importante dizer algumas coisas: nem todo surdo é oralizado (que faz leitura labial) e poucos são os surdos que são alfabetizados em Português escrito.

Vasco Libras

Posteriormente, surgiu a ideia de criar a página Vasco Libras. Segundo Iathsa, essa iniciativa surgiu da vontade de atender a uma quantidade maior de surdos, e não apenas os integrantes da comunidade. Ela começou no Instagram e agora está no Twitter também.

– O Vasco Libras surgiu porquê eu não acreditava que um Clube como o Vasco, têm apenas 30/33 torcedores surdos. Decidi criar o Instagram para levar um pouco do que é comentado no grupo do WhatsApp para todos terem acesso. Em menos de 2 semana, já somos 44! No grupo temos: surdos, surdos oralizados e sou a única ouvinte. Depois de criar o insta, criei o Twitter mas não imaginava a repercussão. A Torcida apoiou e viralizou demais!

Como a própria bem mencionou, o Vasco Libras tem feito muito sucesso com os vascaínos, recebendo muitos elogios em suas postagens. Iathsa não escondeu a alegria pelo feedback dos torcedores, e contou que faz todo o trabalho sozinha, apenas com a ajuda dos surdos na parte de enviar as perguntas.

– Estamos extremamente felizes! Eu, particularmente, estou radiante! Têm pessoas que nem torcedores do Vasco são mas querem levar isso para os seus times. Eu faço tudo ‘sozinha’: interpretação, tradução, edição, postagens. Os únicos que me ajudam são os surdos ao colocarem as dúvidas e após eu explicar e eles compreenderes tudo ai sim eu posto – explicou a vascaína, que ainda destacou as dificuldades:

– Interpretar e traduzir não é fácil! São coisas distintas pois libras é uma língua própria, assim como o português, inglês… e nem todas as palavras do português existem em libras, e vice-versa, e cabe a nós Interpretes e Tradutores sabermos contextualizar e passar a mensagem certa sabe? Não podemos omitir juízo de valor.

Libras no Vasco?

Perguntada sobre uma possibilidade de o projeto no Vasco, Iathsa revelou que esse ponto foi colocado como prioridade por um candidato à presidência do Gigante ano passado, mas o mesmo não ganhou. Segundo ela, teve rumores de que receberia contato do Clube para tratar disso, o que não aconteceu até aqui.

– Nas eleições do Clube, um dos candidatos abordou isso como prioridade. Gravei vídeo inclusive para ele, mas este não ganhou a eleição. Na época, houve rumores de que o clube entraria em contato para ver essa questão da acessibilidade, mas nunca o fizeram – contou a intérprete, que lembrou que a inclusão está prevista na Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2020.

– Isso é um projeto no qual o Vasco não tem participação. Porém, acredito muito que com o apoio da torcida iremos conseguir levar essa acessibilidade e inclusão a comunidade surda. Vale a pena lembrar que isso é um direito deles, através da lei de acessibilidade.

Iathsa é intérprete de Libras para vascaínos surdos
Iathsa é intérprete de Libras para vascaínos surdos (Foto: Arquivo Pessoal)

Se for chamada….

Considerando a possibilidade de que o Vasco adote essa iniciativa, Iathsa foi direta e clara quando questionada se trabalharia no Gigante: “Óbvio”. Ela ressaltou que seria muito importante para toda a comunidade, o que reafirmaria o histórico de clube inclusivo.

– ÓBVIO que aceitaria. Não digo por mim, mas sim pela a Comunidade Surda.
Representaria de fato que o Clube é um clube inclusivo como podemos ver na história. O Vasco tornando isso realidade estaria não só levando a acessibilidade e inclusão, mas sim mostrando que é um clube de todos e para todos! O surdo tem voz! O surdo têm direitos!

Ela ainda destacou a relação de amor entre os surdos e o Vasco, que frequentam São Januário e outros estádios, mas são atrapalhados pela linguística. A vascaína revelou que sonha com um encontro entre a Comunidade Surda Vascaína com jogadores, comissão técnica, diretoria e outros torcedores.

– De verdade, meu desejo é que um dia aconteça um encontro da Comunidade Surda Vascaína com jogadores, diretoria e torcedores do Vasco. Vocês não tem NOÇÃO do quão apaixonados eles são pelo clube! Eles vão a São Januário e aos estádios mas não conseguem ter uma comunicação eficaz por causa dessa barreira linguística.

Recado

Iathsa aproveitou para mandar um recado especial, no formato de um apelo. Ela pediu para que as pessoas busquem aprender Libras, destacando a importância e, para aqueles que estão aprendendo, que não desistam, dizendo que se aprende por meio da prática.

– Gostaria de pedir para que as pessoas se atentem em aprender Libras. É um idioma reconhecido no Brasil, mas infelizmente muitos priorizam outras línguas. Para quem está aprendendo, não desista! Libras é prática. É treinamento. É vivência. É contato e acima de tudo é AMOR! Estou a disposição para ajudar no que precisar! – disse a vascaína, que finalizou:

– Eu digo que todos nós sabemos Libras mas não temos consciência disso. Se eu pedir para você fazer o sinal de Casa, Telefone, coração, gritar, Sorrir,… você sabe fazer. O que falta é a informação, o querer aprender e viver isso. O surdo está disposto a te ajudar, mas será que você está disposto a aprender? E vamos juntos, tornar o Vasco acessível e Inclusivo, o tornando de fato GIGANTE!

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Iathsa Oliveira, procure pelo @vascolibras tanto no Instagram quanto no Twitter. É com iniciativas desse tipo que os vascaínos mostram o quanto o Vasco é um clube com um propósito maior do que um simples jogo de futebol ou qualquer modalidade. Trata-se de um gigante também no aspecto social.

Obs: reprodução não permitida

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco busca quebrar tabu contra o Fluminense no Maracanã

Neste sábado, o Vasco da Gama enfrenta o Fluminense, pelo Brasileirão, em busca de quebrar um jejum contra o Fluminense no Maracanã.

Paulinho durante jogo contra o Grêmio
Paulinho é multado duas vezes na mesma noite por dirigir sem carteira

O meio-campista do Vasco da Gama, Paulinho, foi pego em blitz da Lei Seca dirigindo sem carteira de motorista e tentou enganar a Polícia.

Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.