Histórico confronto entre Atlético Nacional-COL x Vasco pela Libertadores de 1990 completa 30 anos

Vasco da Gama x Atlético Nacional-COL nos anos 90 marcou o duelo de Eurico Miranda contra e o narcotraficante Pablo Escobar.

Vasco e Atlético Nacional, em 1990
Partida na qual o Vasco foi derrotado por 1x0 pela Libertadores 1990 (Foto: Arquivo Conmebol)

Vasco da Gama e Atlético Nacional-COL, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 1990, foi muito mais do que um confronto eliminatório. A partida marcou o embate entre dois grandes personagens, cada um do seu respectivo parante e assunto: Eurico Miranda, pelo lado cruzmaltino, e Pablo Escobar, do time colombiano.

À época, o Cruzmaltino e a equipe branca e verde disputaram três jogos num intervalo de 23 dias. O primeiro, no Maracanã, realizado no dia 22 de agosto, terminou empatado em 0 a 0; já no segundo, em Medellín, em 29 de agosto, vitória do Atlético Nacinal por 2 a 0; por fim, no terceiro, em Santiago, no Chile, em 13 de setembro (ou seja, completados 30 anos no último domingo), teve nova vitória levaram a melhor por 1 a 0, no dia 13 de setembro de 1990.

Todo o contexto que cercava o confronto era amedrontador, devido à forte influência do narcotráfico, comandado por Pablo Escobar.

Então vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis se recorda que Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Clube, decidiu levar, além dele, mais dois advogados na delegação.

Na chegada à Colômbia, já surgiram os primeiros problemas, com problemas nos vistos do então atacante Tita e de Zagallo, que era o treinador do Vasco.

No hotel, Paulo Reis lembra de uma história curiosa.

– Na véspera do jogo à noite, depois do jantar, sentei com Tato e mais dois jogadores para bater papo no salão nobre do hotel. Chegou um casal, uma loira lindíssima, o cara sentou entre nós e começou a puxar assunto. Chegou uma hora em que disse: ”Olha, eu tenho uma festa no meu terraço, estejam à vontade.” Ele abriu uma nota, não lembro se era de dólar, o que era, mas botou pó nela. ”Vocês são nossos convidados.” E isso tudo com policiamento enorme ali no nosso hotel – disse Paulo Reis.

Devido ao ambiente totalmente hostil em torno da partida, Eurico deu início a uma tentativa de anulação da mesma, participando de uma reunião com representantes da Conmebol.

– A reunião foi uma discussão violenta entre os dirigentes do Nacional de Medellín e o Eurico. Eurico quase bateu neles. Ele não era fácil também. (No jogo), o problema é que ele queria vir embora, eu dizia: ”Como você vai embora, Eurico? Se você tira o Vasco daí, vai ser o caos, vai ser morte, vai ser o diabo. Joga e depois vemos que bicho vai dar. O presidente te orientou” – recordou Hilton Nejar.

Apesar de todos os sustos, a partida foi realizada e vencida pelo Atlético- Nacional, por 2×0. Posteriormente, veio um terceiro jogo, e mais uma vitória da equipe colombiana, desta vez por 1×0.

O confronto, por se tratar do atual campeão brasileiro à época (Vasco) diante de um time colombiano, ficou eternamento marcado.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.