Histórico confronto entre Atlético Nacional-COL x Vasco pela Libertadores de 1990 completa 30 anos

Vasco da Gama x Atlético Nacional-COL nos anos 90 marcou o duelo de Eurico Miranda contra e o narcotraficante Pablo Escobar.

Vasco e Atlético Nacional, em 1990
Partida na qual o Vasco foi derrotado por 1x0 pela Libertadores 1990 (Foto: Arquivo Conmebol)

Vasco da Gama e Atlético Nacional-COL, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 1990, foi muito mais do que um confronto eliminatório. A partida marcou o embate entre dois grandes personagens, cada um do seu respectivo parante e assunto: Eurico Miranda, pelo lado cruzmaltino, e Pablo Escobar, do time colombiano.

À época, o Cruzmaltino e a equipe branca e verde disputaram três jogos num intervalo de 23 dias. O primeiro, no Maracanã, realizado no dia 22 de agosto, terminou empatado em 0 a 0; já no segundo, em Medellín, em 29 de agosto, vitória do Atlético Nacinal por 2 a 0; por fim, no terceiro, em Santiago, no Chile, em 13 de setembro (ou seja, completados 30 anos no último domingo), teve nova vitória levaram a melhor por 1 a 0, no dia 13 de setembro de 1990.

Todo o contexto que cercava o confronto era amedrontador, devido à forte influência do narcotráfico, comandado por Pablo Escobar.

Então vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis se recorda que Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Clube, decidiu levar, além dele, mais dois advogados na delegação.

Na chegada à Colômbia, já surgiram os primeiros problemas, com problemas nos vistos do então atacante Tita e de Zagallo, que era o treinador do Vasco.

No hotel, Paulo Reis lembra de uma história curiosa.

– Na véspera do jogo à noite, depois do jantar, sentei com Tato e mais dois jogadores para bater papo no salão nobre do hotel. Chegou um casal, uma loira lindíssima, o cara sentou entre nós e começou a puxar assunto. Chegou uma hora em que disse: ”Olha, eu tenho uma festa no meu terraço, estejam à vontade.” Ele abriu uma nota, não lembro se era de dólar, o que era, mas botou pó nela. ”Vocês são nossos convidados.” E isso tudo com policiamento enorme ali no nosso hotel – disse Paulo Reis.

Devido ao ambiente totalmente hostil em torno da partida, Eurico deu início a uma tentativa de anulação da mesma, participando de uma reunião com representantes da Conmebol.

– A reunião foi uma discussão violenta entre os dirigentes do Nacional de Medellín e o Eurico. Eurico quase bateu neles. Ele não era fácil também. (No jogo), o problema é que ele queria vir embora, eu dizia: ”Como você vai embora, Eurico? Se você tira o Vasco daí, vai ser o caos, vai ser morte, vai ser o diabo. Joga e depois vemos que bicho vai dar. O presidente te orientou” – recordou Hilton Nejar.

Apesar de todos os sustos, a partida foi realizada e vencida pelo Atlético- Nacional, por 2×0. Posteriormente, veio um terceiro jogo, e mais uma vitória da equipe colombiana, desta vez por 1×0.

O confronto, por se tratar do atual campeão brasileiro à época (Vasco) diante de um time colombiano, ficou eternamento marcado.

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
16 de setembro de 2021
Diniz revela frustração com empate, mas destaca atuação do Vasco: ‘Gostei de tudo’

Fernando Diniz não escondeu a decepção com empate do Vasco da Gama com o CRB, mas elogiou o desempenho do time.

Fernando Diniz rasga elogios a Nenê por boa estreia pelo Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz, rasga elogios para a boa atuação de Nenê, na estreia do jogador contra o CRB.

Pássaro é suspenso por 15 dias pelo STJD e não poderá ir aos estádios

O diretor executivo do Vasco da Gama, Alexandre Pássaro, já não esteve no Estádio Rei Pelé e acompanhou o jogo contra o CRB no hotel.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputados pela Série B do Brasileiro.

Assista aos melhores momentos de CRB 1 x 1 Vasco

Veja o que de mais importante aconteceu no empate entre o Vasco da Gama e o CRB, pela 24ª rodada da Série B.

Germán Cano marca contra o CRB e põe fim a jejum de 10 jogos sem gols pelo Vasco

Germán Cano abriu o placar contra o CRB nesta quinta-feira e colocou fim a jejum de 10 jogos sem gols pelo Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o CRB

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o CRB, pela 24ª rodada da Série B do Brasileiro.

Sabor de derrota! Vasco empata com o CRB e segue longe do G4

Na estreia do técnico, Fernando Diniz Vasco da Gama empatou com o CRB fora de casa, com direito a gol no fim, e se manteve longe do G4.

Miranda é suspenso pela Conmebol por tempo indeterminado

O zagueiro do Vasco da Gama, Miranda, está com a delegação vascaína em Maceió, e possivelmente seria titular contra o CRB.

Olho no rival! Escalação do CRB contra o Vasco

Confira a escalação do CRB para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quinta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Veja mais notícias