Histórico confronto entre Atlético Nacional-COL x Vasco pela Libertadores de 1990 completa 30 anos

Vasco da Gama x Atlético Nacional-COL nos anos 90 marcou o duelo de Eurico Miranda contra e o narcotraficante Pablo Escobar.

Vasco e Atlético Nacional, em 1990
Partida na qual o Vasco foi derrotado por 1x0 pela Libertadores 1990 (Foto: Arquivo Conmebol)

Vasco da Gama e Atlético Nacional-COL, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 1990, foi muito mais do que um confronto eliminatório. A partida marcou o embate entre dois grandes personagens, cada um do seu respectivo parante e assunto: Eurico Miranda, pelo lado cruzmaltino, e Pablo Escobar, do time colombiano.

À época, o Cruzmaltino e a equipe branca e verde disputaram três jogos num intervalo de 23 dias. O primeiro, no Maracanã, realizado no dia 22 de agosto, terminou empatado em 0 a 0; já no segundo, em Medellín, em 29 de agosto, vitória do Atlético Nacinal por 2 a 0; por fim, no terceiro, em Santiago, no Chile, em 13 de setembro (ou seja, completados 30 anos no último domingo), teve nova vitória levaram a melhor por 1 a 0, no dia 13 de setembro de 1990.

Todo o contexto que cercava o confronto era amedrontador, devido à forte influência do narcotráfico, comandado por Pablo Escobar.

Então vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis se recorda que Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Clube, decidiu levar, além dele, mais dois advogados na delegação.

Na chegada à Colômbia, já surgiram os primeiros problemas, com problemas nos vistos do então atacante Tita e de Zagallo, que era o treinador do Vasco.

No hotel, Paulo Reis lembra de uma história curiosa.

– Na véspera do jogo à noite, depois do jantar, sentei com Tato e mais dois jogadores para bater papo no salão nobre do hotel. Chegou um casal, uma loira lindíssima, o cara sentou entre nós e começou a puxar assunto. Chegou uma hora em que disse: ”Olha, eu tenho uma festa no meu terraço, estejam à vontade.” Ele abriu uma nota, não lembro se era de dólar, o que era, mas botou pó nela. ”Vocês são nossos convidados.” E isso tudo com policiamento enorme ali no nosso hotel – disse Paulo Reis.

Devido ao ambiente totalmente hostil em torno da partida, Eurico deu início a uma tentativa de anulação da mesma, participando de uma reunião com representantes da Conmebol.

– A reunião foi uma discussão violenta entre os dirigentes do Nacional de Medellín e o Eurico. Eurico quase bateu neles. Ele não era fácil também. (No jogo), o problema é que ele queria vir embora, eu dizia: ”Como você vai embora, Eurico? Se você tira o Vasco daí, vai ser o caos, vai ser morte, vai ser o diabo. Joga e depois vemos que bicho vai dar. O presidente te orientou” – recordou Hilton Nejar.

Apesar de todos os sustos, a partida foi realizada e vencida pelo Atlético- Nacional, por 2×0. Posteriormente, veio um terceiro jogo, e mais uma vitória da equipe colombiana, desta vez por 1×0.

O confronto, por se tratar do atual campeão brasileiro à época (Vasco) diante de um time colombiano, ficou eternamento marcado.

Comente

Veja também
Geovani está internado na UTI em estado grave

Geovani, ídolo do Vasco, sofreu mais duas paradas cardíacas nesta sexta-feira é está internado na UTI, em estado grave.

Vasco assina contrato profissional com Gabi Rocha; zagueira comemora

A zagueira Gabi Rocha, de 18 anos, assinou o primeiro vínculo profissional junto ao Vasco da Gama e integrará o elenco profissional.

Gabriel Pec entra na mira do Palmeiras; negócio pode render boa grana ao Vasco

O Palmeiras está interessada na contratação do atacante Gabriel Pec, joia do Vasco da Gama, que atua no Los Angeles Galaxy.

Vasco tem a 6ª maior torcida do Brasil, segundo pesquisa

O Vasco da Gama aparece empatado com o Cruzeiro no ranking das maiores torcidas do país, segundo pesquisa AtlasIntel.

Imprensa argentina coloca Vegetti como candidato à presidência do Belgrano

Destaque do Vasco da Gama, o centroavante Vegetti é indicado como um prováveis candidatos à presidência do Belgrano.

Vasco lança nova camisa preta; veja fotos

A nova camisa preta do Vasco da Gama tem a gola polo e detalhe em V, e será utilizada a partir do retorno dos jogos.

Emprestado pelo Vasco, Figueiredo se destaca pelo América-MG na Série B

Revelação do Vasco da Gama, Figueiredo tem feito grande campanha pelo América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro.

Vendidos mais de 10 mil ingressos para Vasco x Montevideo Wanderers

Vasco da Gama disputa amistoso internacional contra o Montevideo Wanderers, do Uruguai, no dia 5 de julho, na Arena das Dunas, em Natal.

Coutinho deve renovar com o Vasco no início de julho

Novela que vem se arrastando nos últimos dias deve terminar com final feliz e Philippe Coutinho por mais tempo no Vasco da Gama

Veja quantos mundiais o Vasco já disputou em sua história

Vasco da Gama já disputou edições importantes de mundiais de clubes, com direito a título e vitórias marcantes.