Maracanã: Fla e Flu citam gramado e Vasco rebate forte apontando contradições

Restando seis dias para o jogo entre Vasco da Gama e Palmeiras, o palco do jogo segue indefinido entre São Januário e Maracanã.

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã (Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio)

Faltam apenas seis dias para a partida entre Vasco e Palmeiras, pela segunda rodada do Brasileirão, mas a indefinição sobre o local ainda persiste. A princípio o jogo segue marcado para acontecer em São Januário, mas o Vasco briga na Justiça e confia em levá-lo para o Maracanã.

A decisão no momento está nas mãos do desembargador Luiz Eduardo Canabarro, da 35ª Vara Cível da Comarca da Capital. A remessa foi distribuída para o gabinete do desembargador na tarde desta segunda-feira, e será ele o responsável por julgar o mérito em segunda instância. Dada a urgência do caso, a decisão deverá ser divulgada em breve.

Atualmente há duas decisões em vigor: 1) o Vasco na última sexta obteve vitória em primeira instância com a determinação para que Flamengo e Fluminense, administradores do Maracanã, disponibilizassem o Maracanã para a partida; 2) a dupla Fla-Flu recorreu e conseguiu uma liminar no plantão do fim de semana que impede o Vasco de vender ingressos enquanto o recurso não for apreciado.

Em resumo, o Vasco alega que o Maracanã é um aparelho público, que deve estar a serviço da população e dos clubes, e que o estádio é o mais indicado para receber a partida por conta da expectativa de público. Já Flamengo e Fluminense afirmam que a realização do jogo comprometerá as condições do gramado – o Flu recebe o Athletico no sábado.

A CBF está ciente e aguarda a decisão da Justiça para comunicar a mudança do estádio ou confirmar São Januário como local da partida. Nesses casos, de acordo com o Regulamento Geral de Competições, o clube precisa solicitar a alteração à CBF até cinco dias antes do jogo. E o Estatuto do Torcedor determina que a venda de ingressos seja aberta pelo menos três dias antes.

A mesma briga nos tribunais aconteceu no confronto entre Vasco e Sport, pela Série B do ano passado. Na ocasião, a CBF confirmou a mudança para o Maracanã no dia seguinte à decisão da Justiça.

Vasco: “Maracanã não é do Flamengo”

Tão logo o processo em segunda instância foi distribuído na tarde desta segunda, o Vasco juntou suas contrarrazões ao recurso de Flamengo e Fluminense. O clube reforçou os argumentos apresentados até o momento e garantiu ao desembargador que não há nada que impeça juridicamente a realização da partida no Maracanã.

“O Maracanã não é do Flamengo e nem poderia ser. Por se tratar de um bem público deve ter seu uso voltado à efetivação do direito constitucional ao lazer da sociedade em geral, de maneira que, evidentemente, deve ser o palco do espetáculo futebolístico do próximo domingo, a ser realizado em horário nobre, que atrairá grande quantidade de famílias e certeza de casa cheia”, diz um trecho da peça.

Em outro trecho, o Vasco se refere ao Fluminense como “assistente” do Flamengo, que é o permissionário da concessão (o Flu é interveniente anuente).

Em trecho, Vasco chama Fluminense de 'assistente' do Flamengo
Em trecho, Vasco chama Fluminense de ‘assistente’ do Flamengo

Fonte: Globo Esporte

6 comentários
  • Responder

    Que falta o Vasco entrar na justiça ⚖️,contra o estado e o consecionarios do Maracanã,como inconstitucional,pq,6 consecoes,e de urgência e pouca vergonha.

  • Responder

    Pois é. Aí fica fácil ter jogadores caros. Toma de assalto um bem público, vai ficando por lá, não investe em um estádio e com esse dinheiro compra os jogadores.
    E ainda vem um outro sócio para ajudar na pilantragem.
    E não só esses dois. Tem um outro time do rio que também acha que tem estádio próprio….

  • Responder

    Não vou culpa a instituição flamengo e sim esse Landim.
    Esse sujeito é muito arrogante, tolo.
    ele sabe que o Maracanã é um patrimônio público, mais com ajuda do flamenguista Cláudio castro ele tá se achando dono.
    já passou da hora de Fla Flu construir seu campinho.

  • Responder

    O Flamengo é um time arrogante, não tem casa, um dia essa porcaria vai ficar na lama que é o lugar dele.

  • Responder

    Lamentável este clube soberbo como a Leila presidente do palmeiras diz, Flamengo que mandar em tudo e ser dono de tudo,vai jogar na Europa, porque no Brasil é pequeno para o tamanho da soberba desse time sem teto,só pensa neles proprio,Vasco tá certo,se não quer deixar jogar amigalvemente, então vai na marra junto na justiça.

  • Responder

    Pressão nos STs.

Comente

Veja também
Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.

Torcida do Vasco em São Januário
Vasco tem aumento no número de sócios; veja ranking

O Vasco da Gama saiu de 45 mil adimplentes para 62.153 de acordo com a última atualização na quinta-feira.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco oferece Léo ao Athletico-PR para ter Cuello

A negociação entre Vasco da Gama e Athletico-PR por Cuello envolve o zagueiro Léo, mas dívida por Hugo Moura é entrave.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.