Exposição do Vasco destaca honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome

Através de exposição a partir desta sexta-feira, o Vasco da Gama destaca honraria portuguesa para ter 'Real' no nome.

Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário
Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário (Foto: Divulgação/Vasco)

Nesta sexta-feira (11), o Vasco da Gama iniciou a exposição ‘Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal’, cujo objetivo é reavivar as raízes lusitanas do Clube.

Na exposição, o Gigante da Colina destacou a honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome, a qual foi recebida pelo Chefe da Família Real Portuguesa o título de ‘Real Sociedade’, mas foi concedido depois do tempo previsto por conta do assassinato do Rei Dom Carlos I.

A ideia da diretoria cruzmaltina é aumentar o alcance do Vasco na Europa. Na última quinta-feira (10), houve um evento no Estádio de São Januário em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em matéria do UOL, que foi ao ar nesta sexta-feira (11), o pesquisador vascaíno Henrique Hübner explicou mais detalhes sobre o assunto.

– Em 1908, com os festejos do centenário da abertura dos portos às nações amigas, realizou-se uma exposição na Urca. A Urca era um bairro que ainda não havia sido urbanizado, aterrado recente. Nos preparativos para esta exposição, o governo brasileiro convidou o Rei Dom Carlos para que viesse visitar o Brasil. Na época, foi noticiado nos jornais que, com a vinda do Rei, o Vasco receberia o título de Real Sociedade, equiparando-se ao Real Clube Ginástico Português, a Real Beneficência Portuguesa e outras instituições que tinham relações luso-brasileiras. Ocorreu que logo a seguir a confirmação da visita, houve o Regicídio acabando por impedir a concessão do título ao Vasco.

Hübner também lembrou que em 2017, quando o Vasco completou 119 anos, por meio de um decreto, o Clube recebeu o título de Real Sociedade.

– Em 2016, o presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos Portugueses, Manuel Beninger, visitou o Vasco, em solenidade na qual a APAM concedeu uma homenagem ao clube. Nesta oportunidade, eu estava presente e conversando com ele lembrei desse episódio da história do Vasco e de Portugal. Ele me pediu um dossiê que apresentei com autorização da presidência do clube, e em seguida o presidente da APAM fez contato com a Casa Real Portuguesa que, ao final, reconheceu o merecimento do Vasco com o título de Real Sociedade.

A exposição no Estádio de São Januário, que iniciou nesta sexta-feira, faz parte do Tour da Colina. Vale ressaltar que o Clube informou que estão sendo seguidos todos os detalhes para evitar contaminação por Covid-19.

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile