Exposição do Vasco destaca honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome

Através de exposição a partir desta sexta-feira, o Vasco da Gama destaca honraria portuguesa para ter 'Real' no nome.

Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário
Jorge Salgado durante inauguração de exposição sobre os laços Brasil-Portugal em São Januário (Foto: Divulgação/Vasco)

Nesta sexta-feira (11), o Vasco da Gama iniciou a exposição ‘Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal’, cujo objetivo é reavivar as raízes lusitanas do Clube.

Na exposição, o Gigante da Colina destacou a honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome, a qual foi recebida pelo Chefe da Família Real Portuguesa o título de ‘Real Sociedade’, mas foi concedido depois do tempo previsto por conta do assassinato do Rei Dom Carlos I.

A ideia da diretoria cruzmaltina é aumentar o alcance do Vasco na Europa. Na última quinta-feira (10), houve um evento no Estádio de São Januário em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em matéria do UOL, que foi ao ar nesta sexta-feira (11), o pesquisador vascaíno Henrique Hübner explicou mais detalhes sobre o assunto.

– Em 1908, com os festejos do centenário da abertura dos portos às nações amigas, realizou-se uma exposição na Urca. A Urca era um bairro que ainda não havia sido urbanizado, aterrado recente. Nos preparativos para esta exposição, o governo brasileiro convidou o Rei Dom Carlos para que viesse visitar o Brasil. Na época, foi noticiado nos jornais que, com a vinda do Rei, o Vasco receberia o título de Real Sociedade, equiparando-se ao Real Clube Ginástico Português, a Real Beneficência Portuguesa e outras instituições que tinham relações luso-brasileiras. Ocorreu que logo a seguir a confirmação da visita, houve o Regicídio acabando por impedir a concessão do título ao Vasco.

Hübner também lembrou que em 2017, quando o Vasco completou 119 anos, por meio de um decreto, o Clube recebeu o título de Real Sociedade.

– Em 2016, o presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos Portugueses, Manuel Beninger, visitou o Vasco, em solenidade na qual a APAM concedeu uma homenagem ao clube. Nesta oportunidade, eu estava presente e conversando com ele lembrei desse episódio da história do Vasco e de Portugal. Ele me pediu um dossiê que apresentei com autorização da presidência do clube, e em seguida o presidente da APAM fez contato com a Casa Real Portuguesa que, ao final, reconheceu o merecimento do Vasco com o título de Real Sociedade.

A exposição no Estádio de São Januário, que iniciou nesta sexta-feira, faz parte do Tour da Colina. Vale ressaltar que o Clube informou que estão sendo seguidos todos os detalhes para evitar contaminação por Covid-19.

Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.