Exposição do Vasco destaca honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome
Através de exposição a partir desta sexta-feira, o Vasco da Gama destaca honraria portuguesa para ter 'Real' no nome.
Nesta sexta-feira (11), o Vasco da Gama iniciou a exposição ‘Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal’, cujo objetivo é reavivar as raízes lusitanas do Clube.
Na exposição, o Gigante da Colina destacou a honraria portuguesa para ter ‘Real’ no nome, a qual foi recebida pelo Chefe da Família Real Portuguesa o título de ‘Real Sociedade’, mas foi concedido depois do tempo previsto por conta do assassinato do Rei Dom Carlos I.
A ideia da diretoria cruzmaltina é aumentar o alcance do Vasco na Europa. Na última quinta-feira (10), houve um evento no Estádio de São Januário em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Em matéria do UOL, que foi ao ar nesta sexta-feira (11), o pesquisador vascaíno Henrique Hübner explicou mais detalhes sobre o assunto.
– Em 1908, com os festejos do centenário da abertura dos portos às nações amigas, realizou-se uma exposição na Urca. A Urca era um bairro que ainda não havia sido urbanizado, aterrado recente. Nos preparativos para esta exposição, o governo brasileiro convidou o Rei Dom Carlos para que viesse visitar o Brasil. Na época, foi noticiado nos jornais que, com a vinda do Rei, o Vasco receberia o título de Real Sociedade, equiparando-se ao Real Clube Ginástico Português, a Real Beneficência Portuguesa e outras instituições que tinham relações luso-brasileiras. Ocorreu que logo a seguir a confirmação da visita, houve o Regicídio acabando por impedir a concessão do título ao Vasco.
Hübner também lembrou que em 2017, quando o Vasco completou 119 anos, por meio de um decreto, o Clube recebeu o título de Real Sociedade.
– Em 2016, o presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos Portugueses, Manuel Beninger, visitou o Vasco, em solenidade na qual a APAM concedeu uma homenagem ao clube. Nesta oportunidade, eu estava presente e conversando com ele lembrei desse episódio da história do Vasco e de Portugal. Ele me pediu um dossiê que apresentei com autorização da presidência do clube, e em seguida o presidente da APAM fez contato com a Casa Real Portuguesa que, ao final, reconheceu o merecimento do Vasco com o título de Real Sociedade.
A exposição no Estádio de São Januário, que iniciou nesta sexta-feira, faz parte do Tour da Colina. Vale ressaltar que o Clube informou que estão sendo seguidos todos os detalhes para evitar contaminação por Covid-19.