Erick Marcus ganha pontos com Barbieri e pode fazer sombra a Alex Teixeira

Erick Marcus vem tendo oportunidades no profissional do Vasco da Gama e pode ser uma alternativa para substituir Alex Teixeira.

Erick Marcus comemorando gol contra o Coritiba
Erick Marcus comemorando gol contra o Coritiba (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Autor do gol do empate contra o Coritiba, Erick Marcus foi um dos responsáveis pela melhora do Vasco no segundo tempo e ganhou pontos com Maurício Barbieri após a atuação em Curitiba. Em um elenco que apresenta muitas brechas, os jovens seguem como aposta na temporada, e o atacante de 19 anos é lapidado para atender às necessidades do treinador.

– O Barbieri pediu para eu dar muita intensidade, para ir no um contra um, que é o meu ponto forte. Graças a Deus fui feliz e pude marcar o gol de empate. Não é isso que nós queremos, mas vamos trabalhar porque tem um jogo em casa – disse o menino na saída de campo, no Couto Pereira.

Rodízio de Barbieri

Erick Marcus entrou aos 29 minutos do segundo tempo e, sua primeira participação, cinco minutos depois, empurrou a bola para as redes após cruzamento de Galarza. O atacante estava muito bem posicionado para aproveitar erro de Natanael, lance que rendeu elogios de Barbieri.

– Um jogador que tem uma capacidade grande de um contra um. Entrou, anulou o Natanael e conseguiu criar bastante. É um menino muito jovem e está disputando a sua primeira competição profissional – destacou o treinador.

– Na última oportunidade sequer esteve no banco, mas fez um período de treino muito bom. É um processo de transição. Ele entrou muito bem e conseguiu ajudar. Fico muito feliz pela maneira que ele entrou e pelo gol que marcou – completou ele.

O jogador, no entanto, não tem sido primeira opção do comandante vascaíno, que faz rodízio de acordo com as características do adversário. Na última rodada, por exemplo, Erick Marcus sequer foi relacionado para o empate contra o Fluminense. Cinco dias antes, havia entrado no segundo tempo da derrota para o Bahia.

A expectativa é que o bom desempenho diante do Coritiba aumente o prestígio e as oportunidades com o treinador, que vai precisar de boas opções na sequência do campeonato. Marlon Gomes e Andrey, por exemplo, está servindo à seleção brasileira sub-20. Rwan Cruz e Carabajal, emprestados pelo Santos, não podem enfrentar o Peixe no próximo domingo.

Alternativa a Alex Teixeira

O bom jogo de Erick Marcus faz com que o atacante faça sombra a Alex Teixeira, que não vem de boas atuações. Depois de um início de temporada positivo, o camisa 7 oscilou nas primeiras rodadas do Brasileirão e teve desempenho apagado contra o Coritiba.

O jovem da base é uma das poucas alternativas do elenco para a ponta esquerda, posição que Alex Teixeira ocupa hoje. Além de Erick Marcus, Figueiredo também joga por ali, mas no momento o atacante também vira opção para o meio-campo, onde treinou na pré-temporada. Barbieri ainda pode deslocar Pec da direita, mas o cria não se sente tão confortável no lado oposto.

Peça a ser lapidada

Com 12 jogos, dois gols e uma assistência na temporada, Erick Marcus se solta cada vez mais no profissional, mas ainda não está pronto. O clube o considera um diamante a ser lapidado, entende que o cria ainda vive processo de transição e vai oscilar. A preocupação é não criar muita expectativa em cima do atacante.

– Temos muitos jogadores formados na casa, muitos deles nesse processo de transição e procuramos auxiliá-los, não só na questão coletiva, mas também na questão individual, em situações que eles podem explorar mais o potencial deles. Acho que eles têm muito talento e muito potencial, mas em função da juventude, que é natural, eles ainda vão oscilar – pontuou Barbieri.

– Talvez o Erick, em alguma outra oportunidade não tenha entrado tão bem quanto hoje, mas nunca houve desconfiança com relação à capacidade dele. E ele entrou e foi muito bem. Isso acontece com ele, com o Figueiredo, Andrey, Rodrigo, que não conseguiram fazer a partida que a gente sabe que eles podem. É uma oscilação que teremos que lidar no campeonato, então é preciso ter bastante equilíbrio para termos o resultado que a gente espera – concluiu o treinador.

Valorização da SAF

Erick iniciou o processo de transição no fim do ano passado, foi relacionado para alguns jogos na reta final da Série B, mas não chegou a entrar em campo. Ganhou espaço de fato com a chegada de Maurício Barbieri ao Vasco. A ideia do comandante é inseri-lo aos poucos.

O potencial do jovem foi de cara detectado pela SAF, que tratou logo de assegurar a permanência de Erick Marcus por mais tempo. Ele chegou ao Vasco em 2016, com 12 anos. Em setembro de 2020, assinou o primeiro contrato profissional e, no ano passado, renovou o vínculo até dezembro de 2024. Em janeiro deste ano, o contrato foi novamente estendido, desta vez até o fim de 2027.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Barbiere entra com Erik marcos o.moleque está comendo a bola alex Teixeira banco si tu não colocar.o Erik marcos tu e muito incopetente

Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.