Entrevista coletiva de Ricardo Sá Pinto após o jogo contra o Caracas

O técnico Ricardo Sá Pinto analisou a atuação do Vasco da Gama contra o Caracas e fez elogios ao elenco vascaíno.

Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Caracas na Venezuela
Ricardo Sá Pinto em jogo contra o Caracas na Venezuela (Foto: Matias Delacroix/AFP)

A classificação do Vasco às oitavas de final da Sul-Americana após o empate por 0 a 0 com o Caracas, nesta quarta, na Venezuela, foi muito valorizada pelo técnico Ricardo Sá Pinto. O português, porém, não poupou críticas ao árbitro colombiano Jhon Alexander Ospina, que, em sua ótica, não marcou pelo menos três pênaltis.

– Jogadores fizeram jogo muito bom, muito inteligentes. Tivemos que jogar contra más decisões de um árbitro. Condicionou o nosso time, e o nosso time teve que ter um controle emocional muito grande. Nos deu três amarelos sem necessidade alguma. Não marcou três pênaltis contra nós. Se tivesse o VAR, talvez marcasse. Provavelmente (o árbitro) teve um dia ruim.

Sobre o esquema com três zagueiros, Ricardo Sá Pinto falou em estratégia para impedir que os adversários sobressaíssem no jogo aéreo ou nas segundas bolas.

– Hoje era estratégico, sabíamos do jogo aéreo deles e das segundas bolas. E do jogo interior que eles tinham e do número de jogadores que eles punham no ataque. Achei que era a melhor forma de parar o adversário como vimos. Era muito jogo direto, sempre em busca da segunda bola do Blanco para deixar para o Contreras, Celis ou Hernández, que são os jogadores rápidos e técnicos. Sabia que não era fácil pará-los.

– Não temos jogadores muitos altos, não gostamos de jogar bola direta e no ar. Gostamos de praticar um bom jogo, um futebol positivo. Mas às vezes encontramos essas equipes que fazem disso a estratégia deles. Então acho que a estratégia hoje serviu perfeitamente para parar o adversário.

Confira outros tópicos:

Elogios a Neto Borges

– Neto esteve bem, fez um bom jogo e foi muito inteligente. Foi o primeiro jogo que ele fez comigo de titular, entendeu o que eu queria dele nesse jogo numa estrutura diferente também. Estou muito satisfeito não só com o rendimento dele, mas da equipe.

Mais críticas ao árbitro e novos elogios ao time

– Não marcamos, mas eles também não marcaram. E não marcamos também porque o árbitro não deixou. Se fossem marcados um ou dois pênaltis, dificilmente não faríamos gols. Criamos oportunidades, não deixamos o adversário chegar, controlamos bem o adversário. Fomos uma equipe organizada. Estou muito contente com a equipe, mas há muito trabalho para frente. Em duas semanas, ninguém bota um time a jogar do jeito que gostaria.

– Não somos candidatos a ganhar nenhuma competição a esta altura, tínhamos como objetivo passar e fazer história. Porque só em 2011 essa equipe chegou à Sul-Americana. Mesmo diante de tantas dificuldades. Diante de tão pouca paz, porque se tem eleições, e fala-se muita coisa. Conseguiu um resultado contra a melhor equipe da Venezuelana, um time que foi melhor do que o Medellín, que foi quase melhor do que o Libertad, do Paraguai. Temos que estar satisfeitos.

Usou três zagueiros por jogar fora de casa? Deve manter a formação contra o Palmeiras?

– Para hoje serviu. No futuro logo se saberá, para hoje foi estratégico.

Pretende mudar o esquema?

– Temos outra estrutura, essa foi outra que trabalhamos. Podemos eventualmente trabalhar outra, não vamos andar a trabalhar 30 estruturas táticas. Temos uma bem trabalhada já, que é o 4-2-3-1, mas que também precisamos melhorar em termos de sistema tático inicial. Também pode ser no 4-4-2. Podemos mudar para o 4-1-4-1 dependendo do que acharmos.

– Mas normalmente não faço de defender 4-1-4-1 se estiver no 4-2-3-1. Só se eu sentir que o adversário está a entrar no nosso campo. Hoje era estratégico, sabíamos do jogo aéreo deles e das segundas bolas. E do jogo interior que eles tinham e do número de jogadores que eles punham no ataque.

– Achei que era a melhor forma de parar o adversário como vimos. Era muito jogo direto, sempre em busca da segunda bola do Blanco para deixar para o Contreras, Celis ou Hernández, que são os jogadores rápidos e técnicos. Sabia que não era fácil pará-los.

– Não gostamos de jogar bola aérea, gostamos de praticar um bom jogo, mas às vezes encontramos essas equipes que fazem disso a estratégia deles. Então acho que a estratégia hoje serviu perfeitamente para parar o adversário.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Gostou do que viu ????? Como assim ????? esse camarada tá doidão…… O time é ridículo, erra quase tudo que vai fazer, os jogadores são burros e tomam sempre a decisão errada, pelo amor de DEUS técnico olha o vídeo e diga se realmente gostou do que viu.

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.